Vida de Dentista - Tudo sobre Odontologia

Blog

Rapaz morre ao ser anestesiado no dentista

/ / 19 Comentários

Um rapaz de 23 anos , Gilson Spilman de Áquino, morreu logo após o cirurgião dentista aplicar nele a anestesia na cidade de Cascavel – PR, onde ele passaria por uma extração do dente siso. Veja:

O dentista que o atendeu disse que ele começou a passar mal depois da aplicação da anestesia e chegou a ser socorrido por uma equipe do Samu. De acordo com a família, o jovem fazia o uso de medicação controlada. A polícia investiga o caso e até que o motivo da morte seja descoberto tudo que se falar é boato.

Força para o colega que o atendeu !!! Independente de qualquer culpa que ele possa vir a ter, um fato como esse muda pra sempre a vida profissional de um dentista. :(

Dica da Gigi que viu aqui 

  1. 08/02/2012

    Rodrigo

    O foda eh isso quando da uma zebra com medico e o pac morre, o medico eh um heroi, tnetou de tudo. Ai vem da uma zebra no dentista pega fama de assassino. A familia ja culpa o profissional sem nem ao menos saber….de qqer forma. Q tudo de certo.

    • 16/02/2012

      Elizabeth

      Vamos ver que tipo de anestesia o CD aplicou…em um caso de paciente que faz uso de remédio controlado, todo cuidado é pouco!

  2. 09/02/2012

    Joao Miguel

    Toda historia tem dois lados. Ate a conclusao da investigacao qualquer coisa e mera especulacao. Forca ao colega de profissao, mas o video e um lembrete sombrio de uma pratica as vezes negligenciada: PRONTUARIO. A salvacao e a ruina do cirurgiao,dependendo se fez ou nao o documento.

  3. 09/02/2012

    Rac

    Tudo depende de uma boa perícia, exames…e claro, uma ficha de anamnese bem preenchida e assinada. Que Santa Apolônia cuide para que as provas sejam em direção a proteger nosso colega. Às vezes o que pode parecer uma “simples” síncope, acaba em tragédia!

  4. 09/02/2012

    Guilherme

    Concordo com o comentário do Rodrigo. Se tivesse acontecido isso no ambulatório de algum consultório médico, a mulher iria dizer que o médico tinha feito de tudo pra tentar salvar, como se não tivessemos a disciplina de Emergências médicas no consultório odontológico durante a faculdade. Espero que um dia esse pensamento que as pessoas têm que dentista só sabe cuida de dente mude.

  5. 09/02/2012

    Paulo

    Por isso a importância de se ter um bom prontuário preenchido e assinado pelo paciente antes de mais nada. primeiro pq pode evitar situação como essa e segundo até para defesa do profissional. força colega!!!

  6. 09/02/2012

    Alessandra

    Todos sabemos que o primeiro causador de problemas em consultório odontológico após a anestesia são as drogas, e esse é um caso que não é relatado ao cirurgião-dentista no momento da anamnese, porém, aguardemos a perícia. Que tudo de certo ao nosso colega que “não é médico, é apenas um dentista”. Infelizmente não estamos livres disso, de sermos julgados pela sociedade e termos nosso local de trabalho estampado em notícias como “a clínica que matou alguém, nunca mais apareçam por aqui”. Triste, muito triste, lá se vai uma carreira toda.

  7. 09/02/2012

    Rafaela

    Concordo, o prontuário tem que estar sempre muito bem preenchido! PORÉM, quantas e quantas vezes o paciente NÃO SABE dizer o que toma, não sabe o nome dos medicamentos, não sabe nem porque toma! E a senhora, mãe do paciente falecido, tem que saber que, nós dentistas, é que damos os primeiros socorros ao paciente enquanto o serviço móvel de urgência não chega! Que esse colega consiga superar o trauma!

  8. 09/02/2012

    Fernanda

    O pessoal não dá o devido valor aos dentes! Prefere fazer lipoaspiração do que colocar uma prótese! É sempre assim… E não podemos esquecer que o dentista, da mesma forma que o médico, anestesia o paciente. Porém, o paciente leva muito mais a sério a anamnese no médico do que no dentista! E isso é verdade! Eles acham que no dentista não tem problema esquecer de dizer que toma tal medicamento, pois a anestesia é local… Esquecem que alguns medicamentos receitados pelo médico, podem ser receitados pelo dentista, mas pelo médico deve ser mais sério ne? E é sempre a mesma coisa…

    • 16/02/2012

      Elizabeth

      Muitas vezes, aliás, na grande maioria das vezes, os CD não fazem a entrevista com o paciente para saber se este faz uso ou não de medicamentos e o pior, nem tenta convencer o paciente da importancia das informações ditas no dia da consulta. Quem tem que procurar saber se o paciente faz uso ou não de medicamentos é CD e não o paciente ter que falar sem que seja questionado, pois muitas vezes acha que não há necessidade! Estudamos e aprendemos essas condutas de atendimento na universidade, mas infelizmente muitos nao as levam para sua vida profissional. Acho tão feio o “coorporativismo” médico, não queiram fazer isso com a odontologia. Como profissionais somos responsaveis pelas nossas açoes dentro do consultorio. Sem conivencia! Estou falando de uma maneira geral, até pq não sei ao certo o que se passou com o colega nesse caso…

  9. 10/02/2012

    Rafael

    Por essas e outras que eu ainda largo ESSA MERDA e mudo de rumo na vida…..ser dentista no Brasil ta ficando f*da………

  10. 10/02/2012

    Alex

    Concordo, mtas vezes pacientes chegam ao consultório e querem simplesmente extrair o dente, e qdo n fazemos o procedimento por exemplo devido a P.A Elevado eles saem bravos e achando q estamos enrolando eles, isso é uma prova que qualquer procedimento, em qualquer paciente seja ele novo ou idoso deve ser levado a sério, espero que esse colega tenha mta força nesse momento…

  11. 10/02/2012

    Paulo Henrique

    Quando acontece uma situação dessas agente para pra pensar se realmente valeu a pena se dedicar a uma profissão que não recebe o mínimo respeito de ninguém. Me revolta saber que muitos colegas ganham menos de 5 reais para extrair um dente, e ai se obrigam a atender 30 , 40 pacientes por dia para ao menos sobreviver. Muita gente compara dentista com cabeleireiro, acha que se o dentista cobra R$ 100,00 para extrair um dente ele é careiro, e infelizmente nem nós mesmos nos valorizamos. Odontologia é coisa seria, uma simples extração é uma cirurgia e deviamos nos conscientizar disso.
    Força colega

  12. 10/02/2012

    Nádia

    Na minha opinião, não foi culpa nem do rapaz nem do dentista, pois o Roacutan não interage com um anestésico local. Portanto, acredito que ele teve um choque anafilático pelo que a mulher descreveu, devido uma reação alérgica que talvez nunca tivesse percebido.
    Mas a famosa história de que “dou anestesia em todo mundo e nunca tive problema” faz muitos profissionais negligenciarem a anamnese, que não precisa ser igual as que preenchiamos na faculdade, mas ter perguntas importantes como quadros alérgicos e problemas durante tratamentos odontológicos anteriores, se o paciente alega que nunca apresentou e assina, por mais que aconteça algo do tipo, o dentista estará protegido pela lei, pois fez sua parte.
    Porém, se não tiver feito isso, ai será difícil explicar …
    Só é estranho a mulher ter dito que o dentista demorou para chamar o SAMU e etc etc etc
    E fica ai a minha tristeza em ouvir pela milésima vez a frase: Dentista não é Médico!!!!
    E minha resposta fica: Que bom, somos profissionais diferentes, porém minha indignação diante da realidade de todo mundo pensar que só sabemos de dentes e que médicos são soberanos profissionais da área da saúde…. =/
    Mas td bem, tomara que dê td certo com o colega, afinal, ele deve estar muito mal pelo fato.

  13. 14/02/2012

    Camila Seibel

    Bom, eu acho o seguinte… Os pacientes, leigos, não imaginam mesmo que omitir certas informações na anamnese poderá causar algum problema sério, e não dá pra culpá-los disso já que raramente se tem nos meios de comunicação alguma informação sobre isto ou qualquer coisa relacionada a odontologia. Nosso conselho está preocupado em cobrar anuidade, e além de muitas outras coisas, faltam campanhas de informações ao paciente, já que lidamos com saúde e isto não é brincadeira.
    Outro grande problema, não posso generalizar, mas na grande maioria das universidades, os dentistas formados, não saem capacitados a atender uma emergência médica. Tudo é passado meio “batido”, como se não tivesse muita importância, já que raramente acontecem esses casos. Mas…numa dessas acontece, e aí? O que fazer? Sinceramente, eu não saberia o que fazer se tivesse somente os conhecimentos de faculdade. Aprendi a pouco tempo atrás em especialização, e aí sim, foi dada a atenção que merece as emergências médicas.
    Neste caso não me parece que uma anamnese bem feita resolveria, já que, segundo a sogra do paciente “fechou a garganta” dele e não conseguiu respirar. Provavelmente teve um choque anafilático por alguma substância que ele não sabia que era alérgico, o dentista não sabia o que fazer, e até chegar o SAMU já era muito tempo sem respirar e deu no que deu! Só não entendo porque na hora em que foi chamado o SAMU, não deram uma “luz” pro dentista sobre o que fazer. Enfim, acho que nem dentista, nem o paciente teve culpa de nada, e tomara que isso sirva de lição pras instituições de ensino, pois ninguém está livre de precisar socorrer um paciente em emergência.
    Sorte ao nosso colega, infelizmente isso vai mesmo mudar a vida profissional dele, mas que ele consiga passar por tudo isso e que seja tudo resolvido e explicado a família do paciente.

  14. 15/02/2012

    jade

    FORÇA AO NOSSO COLEGA DENTISTA, SE O PACIENTE TIVESSE MORRIDO RETIRANDO UM SIMPLES SINAL QUE O INCOMODASSE, NÃO DAVA NADA PQ O MEDICO SEMPRE É O MAIS PREPARADO, O QUE ACONTECEU FOI UMA FATALIDADE, PACIENTE MENTE DURANTE ANAMNESE, NÃO PASSA TODAS AS INFORMAÇÕES, E PRA PIORAR POR MAIS QUE VC FAÇA ANAMNESE E EVOLUÇÃO SE O PACIENTE NAO ASSINA NAO TEM VALOR LEGAL, O MEDICO FAZ O MESMO MAS SUA ANAMNESE NAO PRECISA DE ASSINATURA O CRM O APOIA ELE É SOBERANO, O QUE PRECISAMOS É DE UMA MUDANÇA NO NOSSO CODIGO AONDE TENHAMOS DIREITO A DEFESA, POIS NA MAIORIA DOS PROCESSOS CONTRA DENTISTAS ELES PERDEM, CONTRA MEDICOS, O CRM APOIA E ELES NEM SEMPRE SAO NEM MESMO JULGADOS, COLEGA, TE DIGO UMA COISA VC DEVE TA PASSANDO POR UMA BARRA, PROCURE APOIO PSICOLOGICO, BOLA PRA FRENTE E NÃO SE CULPE ACONTECERIA COM QQR UM.

  15. 15/02/2012

    jade

    DENTISTA NÃO É MEDICO, A MAE PRECISA CULPAR ALGUEM. A QUEM ELA CULPARIA A DEMORA DO SAMU?CLARO QUE NÃO, PEGA O DENTISTA PRA CRISTO, ISSO ME REVOLTA.”EMPURREI O DENTISTA”PQ NINGUEM EMPURRA O MEDICO?”MEU DEUS, COMO PODE UMA FATALIDADE DESSAS ACONTECER E QUERER ACHAR O CULPADO NÃO EXISTEM CULPADOS, EXISTE UMA FATALIDADE.NEM MESMO UMA CRICOTIREOIDECTOMIA NOS PODEMOS FAZER,PQ O CRM É CONTRA,SAO ELES QUEM MANDAM, DROGAS PARENTERAIS, SE VC APLICAR E DER CERTO VC RESPONDE PQ NÃO TEM TREINAMENTO PRA ISSO, SE NAO DER CERTO VC RESPONDE PQ NAO SABIA O QUE ESTAVA FAZENDO.E POR AI VMS.

  16. 27/02/2012

    Camila Seibel

    Bom Jade, em partes você está certa, mas podemos sim realizar cricotireotomia emergencial, e aplicar drogas parenterais e temos amparo legal pra isto. CRM sendo contra ou não, está na lei.
    Concordo que o dentista recém formado não é treinado para estas situações, mas aí, como eu já havia dito antes, falta ensino de qualidade nas universidades.
    Se alguém souber como ficou esta história, gostaria de saber. Andei procurando, mas não achei nada a respeito!

Comente