17/04/2014

Braquetes soltos. Isso é normal ???

braquetes ortodônticosTodo dentista que trabalha com ortodontia convive com um problema que costuma atrasar bastante alguns tratamentos: os braquetes soltos. Alguns pacientes conseguem a façanha de comparecer a quase todas as consultas com alguma peça quebrada, às vezes até ausente, o que dificulta bastante o bom andamento dos casos. Mas será que isso é normal ???

A resposta óbvia é NÃO !!! Definitivamente descolar braquetes ortodônticos não é algo que deva ser encarado como normal, principalmente quando isso vira rotina.     Os braquetes são instalados com o intuito de permanecerem ali, coladinhos nos dentes, até que o tratamento tenha se finalizado e o ortodontista os remova, com um alicate específico para isso.

Existem vários produtos e maneiras de se fazer a colagem. Tudo foi testado antes e se, usados dentro da técnica correta, tendem a permitir uma colagem segura e duradoura. Veja um exemplo:

Veja esse e outros vídeos no canal Vida de Dentista no YouTube. Assine … é de graça :D

Os maiores motivadores da quebra de braquetes ortodônticos são a alimentação errada dos pacientes (comem alimentos não permitidos ou de maneira estabanada) e hábitos para-funcionais como por exemplo, o hábito de morder a tampa da caneta.

Da mesma maneira que tenho pacientes que sempre chegam com peças quebradas, tenho aqueles que passaram todo o tratamento sem soltar nenhum braquete. Afasto imediatamente a possibilidade de falha na colagem, pois utilizo a mesma técnica e uso os mesmos materiais em todos. Padronizar é bom por isso. Dá para fazer comparações, até mesmo entre dentes de um mesmo paciente.

Aconselho fortemente os colegas dentistas a formalizarem, de preferência em contrato, algum tipo de ressarcimento financeiro para casos em que os pacientes costumam chegar com muitas peças descoladas. Nos primeiros meses eu até relevo, mas tudo tem limite. Chega a um ponto em que, se o dentista cobra do paciente, ele ainda corre o risco de ser tratado com desrespeito, como flagrou a leitora Anabelle de Pelegrini. Veja:

A odontologia anda se prostituindo mas assim é demais né ??? :(

Portanto amigos, soltar braquetes não é e nem nunca foi NORMAL. O termo “manutenção” pra mim é o culpado disso tudo. Dá ao paciente a impressão, obviamente falsa e totalmente errada, de que pode quebrar o quanto quiser pois o dentista “recebe pra consertar depois”. Alguns chegam a soltar até mesmo o clássico: ” tô pagaaaaaaando !!!”.

Utilizem o termo “mensalidade ortodôntica” e expliquem aos seus pacientes que eles nos pagam para que o seu tratamento seja realizado dentro da técnica e no menor prazo possível e não para recolarmos peças. Quanto antes ele entender que a cada quebra quem perde é ele, pois seu tratamento demorará mais a ser concluído, melhor pra todo mundo. :D

 

Sobre o Autor 

Fabrício Mendes é atleticano desde que nasceu em 1978, dentista desde 1999, blogueiro odontológico desde 2010 quando do interior de Minas Gerais (Ilicínea, pra ser mais exato) resolveu criar o Vida de Dentista.