Home » Odontologia » Especialidades » Ortodontia » Eu preciso de aparelho ???

Eu preciso de aparelho ???

Muita gente (mas muita mesmo) procura esse blog aqui para que eu avalie seus dentes. Na maioria dos casos mandam fotos que vem acompanhadas por uma perguntinha simples: “Eu preciso de aparelho ???

Quem trabalha com Ortodontia sabe que essa também é uma das perguntas mais corriqueiras que ouvimos. Talvez só perca pra famosa “Quando vou tirar o aparelho ???“, mas isso é outra história.

O importante aqui é deixar claro tanto para os pacientes que lêem esse blog e principalmente para os dentistas que fornecer qualquer tipo de consulta via internet, além de imprudência, é proibido pelo código de ética odontológico. Portanto, nada de diagnosticar na web.

A melhor coisa a se fazer é orientar o paciente curioso a procurar um colega para que seja feito um exame clínico, afim de poder responder conscientemente se o paciente precisa de aparelho ou não.

Tudo bem que há casos, como esse da foto, em que o exame torna-se desnecessário para percebermos a necessidade de uma intervenção, mas só avaliando o paciente como um todo é que poderemos traçar para ele o melhor plano de tratamento e quem sabe associar a ortodontia com alguma outra especialidade, como cirurgia, por exemplo, afim de obtermos o melhor resultado possível.

Nós não somos videntes. Se alguém te perguntar na internet: “Dr(a) … eu preciso de aparelho ???“, indique algum colega, ou chame o paciente até seu consultório para uma avaliação clínica. Fazendo isso você não estará iludindo a pessoa e agirá dentro da ética odontológica, coisa hoje em dia esquecida por muitos dentistas. :D

 

Sobre: Fabricio F. Mendes .'.

Fabrício Figueiredo Mendes é atleticano desde que nasceu em 1978, dentista desde 1999, marido desde 2005, pai desde 2008 e blogueiro odontológico desde 2010 quando de Ilicínea, no sul de Minas Gerais, resolveu criar o Vida de Dentista.

Artigos relacionados