25/04/2014

25 de Outubro - A ridícula paralização contra convênios

 paralizacaog

“Entidades Nacionais Odontológicas convidam a categoria para paralisação em prol da valorização da saúde bucal da população brasileira.

As Entidades Nacionais Odontológicas – CFO, FIO, ABO, FNO e ABCD – convocam os cirurgiões-dentistas brasileiros a paralisarem o atendimento aos usuários dos planos odontológicos no Dia do Cirurgião-Dentista, 25 de outubro, como forma de protestar contra as operadoras de planos odontológicos que desvalorizam o trabalho do cirurgião-dentista e a profissão.

A paralisação se deve ao aviltamento dos valores pagos pelos planos de saúde odontológicos, pela relação conflituosa entre os planos e os profissionais da categoria e pela falta de valorização dos profissionais. Esse procedimento acaba repercutindo na qualidade do atendimento à população brasileira.

Para se ter ideia, aproximadamente 44 mil cirurgiões-dentistas atendem por planos odontológicos na condição de pessoa física, essa estrutura somada às pessoas jurídicas cobrem em média 8% da população brasileira. A média de valor do plano odontológico para cada usuário é de R$11,20 para dar cobertura a aproximadamente 200 procedimentos, enquanto que a média do plano médico é de R$ 129,00 para dar cobertura a aproximadamente 4500 procedimentos. A Odontologia de grupo, por exemplo, gasta em média de 45 a 48% com assistência enquanto que os planos médicos gastam de 80 a 85%.

A união da categoria odontológica garantirá maior poder de representatividade na luta em busca de soluções para os mais graves problemas da odontologia.”

 

Esse acima é, na íntegra, o comunicado que o CFO me enviou no e-mail a respeito da paralização contra convênios que acontecerá no dia 25 de Outubro. Deve ter chegado pra vocês também.

A minha opinião sobre convênios eu já dei. E a minha opinião sobre todas essas entidades se posicionarem a favor de uma paralização de UM DIA pra mim é a maior prova da hipocrisia dos homens que as comandam.

Se esse pessoal quisesse mesmo defender a Odontologia não deveria permitir o jogo sujo e exploratório que os dentistas se vêem obrigados a participar, caso precisem dos convênios pra sobreviver.

Falar em “valorização da saúde bucal” tendo como escudo essa pseudo-represália contra os planos odontológicos é no mínimo, menosprezar a nossa inteligência. Quer dizer que nos outros 364 dias do ano os convênios podem FODER com os dentistas ???

Paralizar UM DIA pra “mostrar serviço” é covardia. É querer limpar a barra SUJA perante a grande maioria. É mostrar claramente para todos os dentistas o real valor que eles tem perante os seus órgãos de classe e conselhos. Ou seja, NENHUM.

Eu não atendo a convênios, mas vocês que atendem deveriam se indignar com essas migalhas. E não digo só a que os convênios pagam. Falo principalmente das que o CFO e as outras entidades que mobilizaram esse circo do dia 25/10 querem lhes empurrar goela abaixo.

Chega de ser marionete na mão de meia dúzia. Chega de fazer sempre o que os outros querem. Vocês se formaram para ser explorados ??? Me desculpem, mas EU ACHO QUE NÃO !!!

Porque paralizar um dia só ??? Um dia a mais outro a menos não fará nem cócegas nesses planos.

Proponho uma paralização MAIOR. Algo que realmente os faça sentir na pele, e nos bolsos. Algo que os faça ver que os dentistas são a PEÇA PRINCIPAL dessa engrenagem que os faz lucrar milhões.

Jogo no ar para vocês a idéia de uma paralização PELO RESTO DO MÊS DE OUTUBRO !!!

Não é motim. É luta por condições dignas de trabalho e de remuneração. Ou vocês estão satisfeitos em ganhar para restaurar um dente menos do que um cabeleireiro ganha pra cortar o cabelo ???

Pensem nisso !!! E se acharem digno, DIVULGUEM !!!

 

Sobre o Autor 

Fabrício Mendes é atleticano desde que nasceu em 1978, dentista desde 1999, blogueiro odontológico desde 2010 quando do interior de Minas Gerais (Ilicínea, pra ser mais exato) resolveu criar o Vida de Dentista.