Artigos relacionados

328 Comments

  1. 1

    Bia

    Eu ainda oriento para “fumar o mínimo possível!”. Duvido MUUUUUUUUITO que eles sigam o conselho, mas não custa orientar, né?? =P

    Reply
    1. 1.1

      Daniela

      Ai que dor arranquei um hoje,ta doendo

      Reply
  2. 2

    Carlos Wagner Daher

    Eu costumo dar essas orientações por escrito mas o paciente seguir é uma situação completamente diversa…

    Reply
  3. 3

    Dan

    Olá.

    Como deve ser a limpeza do local nas primeiras 24 horas?

    Reply
    1. 3.1

      Fabrício

      Bochechos leves. Mais nada. :D

      Reply
      1. 3.1.1

        Dan

        Obrigado pela resposta rápida =)

        Reply
        1. 3.1.1.1

          Fabrício

          Disponha. :D

          Reply
  4. 4

    laysa

    Ola!
    Extrai meu dente sexta estamos no domingo e no sabdo apenas coisa gelada hoje que comi uma lasanha bem molinha e morna, to sentindo bastante cansaço ana parte de baixo todo o meu maxilar é normal?
    Outra coisa posso escovar o local , odentista nao deu ponto é normal?
    e os bochechos agora posso fazer/
    obg

    Reply
  5. 5

    Paula

    posso beber bebida alcoolicas apos 1 dia da extração?

    Reply
  6. 6

    Alessandra

    Olá! Irei fazer a extração de quatro dentes para completar a colocação do aparelho (para poder passar o fio), amanhã.

    Confesso que estou apreensiva.

    Existe algum risco em arrancar 4 dentes de uma única vez no consultório? Não são cisos.

    Reply
    1. 6.1

      Fabrício

      Existe sim, mas o seu dentista saberá avaliar se no seu caso é o melhor pra você. :D

      Reply
  7. 7

    Carol Hepe

    Olá. Há 4 dias extrai um siso inferior. Ele estava tão difícil a ponto do dentista forçar tanto pra tirá-lo que o canto the minha boca ficou muito machucado e formou uma enorme afta. O local que retirou o dente dói um pouco, mas a afta é insuportável e não consigo nem me alimentar, nem falar. ? normal que esse tipo de lesão ocorra? Por quanto tempo devo tomar a tal sopa já que não consigo mexer a boca? Posso adiar a retirada dos pontos já que não consigo abrir a boca? Desde já agradeço.

    Reply
  8. 8

    Carol Hepe

    Olá. Há 4 dias extrai um siso inferior. Ele estava tão difícil a ponto do dentista forçar tanto pra tirá-lo que o canto the minha boca ficou muito machucado e formou uma enorme afta. O local que retirou o dente dói um pouco, mas a afta é insuportável e não consigo nem me alimentar, nem falar. ? normal que esse tipo de lesão ocorra? Por quanto tempo devo tomar a tal sopa já que não consigo mexer a boca? Posso adiar a retirada dos pontos já que não consigo abrir a boca? Desde já agradeço

    Reply
  9. 9

    Neusa Silveira de Andrade

    O meu siso não para de sangrar eu extrai um siso as 9:00 the manha do dia 18/05/2012 e já é 19:06 e não para nem 3 minutos de sangrar eu tenho que guspir o sangue em 2 em 2 minutos oque fasso eustou apavorada :(

    Reply
  10. 10

    Vivian

    Olá. Faz 3 dias que extrair o dente do siso estou tomando 3 medicamentos, ate agora não consigo abrir a boca nem para comer e nem para falar.
    Minha língua está anestesiada do lado esquerdo, achei que passaria em 3 dias isso é normal? quanto tempo será que vou ficar com esse inchaço horrível ?

    Reply
    1. 10.1

      Fabrício

      Olá Vivian … normal não é, mas dependendo de como estava seu dente e de como ele teve que ser removido pode não estar errado também. Pergunte pro dentista que o tirou se está tudo ok. Ele(a) é a pessoa mais indicada a te responder isso. :D

      Reply
  11. 11

    Aldrei Silli

    Fiz umas coisinhas erradas, mas acho que sobreviverei!!!!
    TKS

    Reply
    1. 11.1

      Jessica Veloso

      Muiiito bom este texto!!!!!

      Reply
    2. 11.2

      Jéssica

      Bom Dia, Aldrei, também fiz bastante coisa errada, mas estou vivinha… Gostei das dicas, pena que já havia passado pela situação.

      Reply
    3. 11.3

      Emerson Bass

      Eu tbm mais tudo bem! sobreviverei!

      Reply
  12. 14

    Maíra

    olá,
    deveria viajar de avião mas fiz uma exodontia e ainda vou tirar os pontos, será que eu posso viajar?

    Reply
    1. 14.1

      Fabrício

      Pode sim … relaxa :D

      Reply
  13. 15

    Lais

    Olá, Dr., extrai um siso superior há 3 dias, será que posso comer camarão no quarto dia?
    Fico apreensiva por se tratar de um alimento “remoso” (as pessoas dizem que alimentos assim
    atrapalham a cicatrização).

    Reply
    1. 15.1

      Fabrício

      Pode sim … nada a ver :D

      Reply
      1. 15.1.1

        Lais

        Valeuuuu, Doutor… Comí tranquila! Hahaha :)

        Reply
  14. 16
  15. 17

    Leticia

    Eu extrai o dente siso na quinta feira a noite, o médico mandou eu comer comida pastosa a liquida, e tudo gelado, minha dúvida é: quando posso voltar a comer sólido, isso ta me matando tô morrendo de fome…Saudade do arroz com feijão..

    Reply
  16. 18

    Julilana

    Amei otexto, hoje extrai dois sisos e agora me sinto mais tranquila…obga

    Reply
  17. 19

    Hendrie Gabaldo

    depois de quantos dias pode comer coisas mais duras por exemplo chips carne etc tenho 14 e tirei meu primeiro dente do siso dia19/07/2012.

    Reply
    1. 19.1

      Gisele

      Olá Hendire!
      Normalmente depois de uns quatro a cinco dias indico vida normal ao meus pacietnes.
      E qdo digo isso incluo também escovação normal! Nada de ficar com medo de higienizar, pois pode infeccionar, tá?
      Abs

      Reply
  18. 20

    Chris

    oie amei o texto tbem…Fui orientada a arrancar meu dente(o antepenúltimo-inferior)…foi uma extração difícil,demorou um bom tempo e notei que ele fez muita força..hj faz um dia to com minha bochecha inchada e dura ISSO ? NORMAL?(durante qto tempo?) estou muito nervosa pois ja havia feito uma extração e não precisei de tantos cuidados como me foi recomendado agora (to tomando amoxicilina e cimelide).Por favor se possivel me ajude!

    Reply
    1. 20.1

      Fabrício

      Perguntou a seu dentista ???

      Reply
  19. 21

    maria

    meu rosto esta inchado por que eu tenho uma carie e comi carne assada do lado da carie.. por que tinha extraído um dente do lado direito e não podia comer, no dia seguinte meu rosto inchou por causa da carie inchou até a região do olho .. o que eu faço para desinchar o meu rosto ??????

    Reply
    1. 21.1

      Gisele

      Olá Maria!
      Seria interessante seu dentista olhar seu dente, pois você pode desde ter apenas se machucado com a carne, até precisar tratar o canal do seu dente (que pela descrição, tem uma cárie bem grande).
      Para desinchar seu rosto, precisa-se tomar as medidas indicadas após uma análise do que realmente aconteceu. Por exemplo, abrir o canal do seu dente e prescrever medicação para isso (veja bem: isto é um exemplo!).
      Abs e estimo melhoras

      Reply
  20. 22

    vania

    Gente nunca pensei q arrancar o siso doesse tanto, meu rosto esta inchadíssimo, o dentista receitou Amoxilina , nimesulida e dipirona. Até meus ossos estao doendo!

    Reply
  21. 23

    Diana Costa

    ola eu tirei um dente molar dia 3/08 e ja passaram 24horas depois da extracçao mas a coisa é que me tem dito que nao posso apanhar sol nem ir para a praia, é mesmo verdade?? nem praia nem piscina?? por favor ajuda me porque eu esta semana queria ir passar ferias e nao sei o que fazer :(

    Reply
    1. 23.1

      Gisele

      Olá Diana!
      De fato pedimos aos pacientes que evitem o sol (seja da praia, piscina ou do dia a dia mesmo) pois isso pode provocar inchaço no rosto.
      Claro que isso não é para sempre e sim nos primeiros dias após a cirurgia. Dps de dois ou três dias, se o pós-operatório for razoável (sem dor, outros inchaços e secreções) é vida normal.
      A melhor pessoa para iindicar se você já pode tomar sol ou não é seu dentista, aquele que fez a extração, umavez que ele conhece seu caso desde o início e pode lhe orientar da melhor forma possível.
      De resto, boa viagem e aproveite bastante!
      Abs

      Reply
  22. 24

    Noeli

    Parabens, estou impressionada com a simplicidade e clareza com que os assuntos são elucidados, nos faz pensar que médicos e dentistas são seres humanos normais… rssrsr Bom, arranquei um dos dentes da frente e preciso voltar a utilizar a prótese, qual é o prazo indicado para tal? Ah, estou faminta e não aguento mais comer alimentos patosos há mais de 24h, quando poderi comeeer de verdade. Obrigada!

    Reply
    1. 24.1

      Gisele

      Muito obrigada pelo elogio, Noeli! Ouvir (ler) isso de paciente é sem dúvida algo que faz ainda mais valer a pena esse nosso trbalho de formiguinha :)

      Bom, quanto ao uso de sua prótese, normalmente vai pela indicação do profissional que executa o trabalho e o preparo que ele faz no local para a recepção da mesma. Eu – usualmente – já libero o uso da peça logo em seguida, indicando uma pomada (que precisa de prescrição e seria imprudente dizer aqui) para passar embaixo da prótese, entre ela e a ferida cirúrgica.

      Pode mastigar com a prótese já, devagarzinho e alimentos mais macios, nada muito sólido nos primeiros sete dias por causa da pressão que a peça faz na região que retirou o dente. Assim que você sentir firmeza em mastigar, vai que é sua! (to num momento olímpico aqui, o jargão foi inevitável hahaha)

      Abraços e boa recuperação!

      Reply
      1. 24.1.1

        Noeli

        Gisele
        Sou professora, extraí o dente na sexta-feira, já posso voltar a dar aula na segunda, vida normal? O local da cirurgia sangrou bastante na madrugada de sábado, pus bastante gelo e melhorou, apesar de ainda ter sangrado um pouquinho nessa tarde de domingo e lá fui eu pro gelo novamente. Tenho muita dificuldade em higienizar o local, me ajude, por favor. A gengiva ainda está um pouco inchada e dolorida… O dentista havia me passado “aquele” antiinflamatório que é antitérmico e analgésico ao msm tempo, mas ele me faz mt mal e parei após dois dias, td bem? Desculpe o “aluguel”, mas nós que dependemos do Sus não temos acesso livre ao dentista. Mais uma vez parabéns e obrigada!

        Reply
        1. 24.1.1.1

          Gisele

          Noeli,
          Dois dias depois costumam ser suficientes para o paciente voltar à rotina normal. Claro que sendo professora precisa falar bastante e a articulação da boca nestas horas pode gerar um pouco mais de inchaço. Se for o caso, seu dentista pode atestá-la para mais um dia. (Daquelas assim, bem palpiteiras: dá prova surpresa pra molecada e fica quietinha na sua mesa hahahahah #Brinks).

          Se não estiver mais com dor, pode suspender o medicamento; não vejo problemas nisso!

          Quanto à higienização, não deixe de fazê-la pois quando fica sujeirinha no local pode infeccionar ainda mais. Se a escova estiver muito ruim de ir até a ferida cirúrgica, use um cotonete por exemplo, ou uma escova infantil (que tem a cabeça menor e machuca menos) para escovar os dentes próximos e o próprio local que retirou o dente.

          Venha sempre nos visitar, se tiver alguma pergunta/sugestão para um post mande para vidadedentista@gmail.com

          =D

          Reply
  23. 25

    Emanuela

    Tive que retirar , após um tratamento de canal e coroa mau sucedidos…

    Tive q retirar pra posteriormente implantar algo no lugar rsrsrs… A dentista não deu nenhuma orientação… O que fazer além dos cuidados citados?

    Só dieta líquida? Desde ontem as 13 hrs só parou de sangrar na madrugada… Preciso de muito repouso, trabalho com atendimento e falo muito , mas a mesma não me deu atestados…

    Voltei a falar pouco hje.
    obrigada.

    Reply
    1. 25.1

      Emanuela

      Retirei os restos mortais do elemento 14

      Reply
    2. 25.2

      Gisele

      Olá Emanuela!
      Que pena que a primeira intervenção (canal/coroa) não foi bem sucedida!

      Quanto aos cuidados, além desses citados no texto e visto que você trabalha com atendimento e fala bastante, é bom evitar e repousar. Contudo, na grande maioria dos casos como o seu, dois dias é tranquilo para voltar à rotina.

      Digo isso pois é um dente numa região com pouco trauma quando se fala (diferente lááá da região do siso inferior, onde a mucosa/pele repuxa quando falamos); óbvio que cada caso, é um caso e não estamos aqui avalinado sua condição clínica!

      Se ainda estiver sangrando muito, mas de um jeito que não pára de jeito nenhum, dá para vc colocar uma gaze enroladinha e morder por uns 15minutos; remova esta gaze e deixe por um longo período sem colocar outra em posição. Digo isso pois você pode remover o coágulo (a famosa “casquinha” do machucado que na boca não endurece) e aí há hemorragia mesmo!

      Para os atestados, o profissional deve (de um jeito meio obrigatório) fornecer atestado ao paciente que o requerer, bem como sua empresa tb tem obrigação de aceitá-lo, mesmo vindo de um dentista. Por quanto tempo? aí vai da avaliação do profissional sobre o caso em si, eu não costumo dar por mais de dois dias… mas também não faço cirurgias grandes.

      Abraços e estimo melhoras rápidas

      Reply
  24. 26

    Emanuela

    Obrigada mesmo Gisele, pela prontidão nas respostas.

    Já estou conseguindo falar melhor (sem medos) já parou de sangrar… A questão agora é apenas alimentação e o cuidar ao fazer bochechos (ainda me sinto insegura)…

    Só comida pastosa por quanto tempo? Tenho medo de “morder” algo e machucar o local. Vou na sexta retirar os pontos, será que dói? Já estou sofrendo antecipadamente… Como só trabalho na segunda espero estar bem melhor e falando sem medos até lá.

    Estou tomando amoxicilina passado pela dentista… Quando se tira os pontos é sem anestesia? Nunca tirei algum dentei depois dos 18 anos e tá sendo muito traumatizante… Primeiro o fato de ficar sem 1 dente e depois o processo de recuperação.

    Reply
    1. 26.1

      Gisele

      Que bom que já está melhor, Emanuela! fique à vontade sempre que precisar :D

      Tente mastigar do outro lado, assim não há perigo de bater na região cirúrgica (e quiçá doer).

      Não dói nada para tirar os pontos, que é feito sem anestesia, no máximo sente uma “cosquinha” na região qdo se puxa a linha. Fique tranquila e não sofra por antecipação hehe

      Abs

      Reply
  25. 27

    Noeli

    Ainda no clima das olímpíadas… MEDALHA DE OURO POR ESSE TRABALHO!

    Reply
  26. 28

    helena

    oi doutora, a três dias retirei parte da minha gengiva que era muito saliente, foi retirado um bom pedaço, o doutor tentou também, na mesma cirurgia, retirar meu dente siso, sem sucesso, então ele disse que não deu para retirar o siso, e deu pontos em tudo, na gengiva no siso…..
    agora percebo uma massa branca que se formou em cima do local da cirurgia, isso é normal ou está inflamado? meu rosto está inchado a 3 dias, isso também é normal? como devo fazer a higiene do local? passar a escova vai doer muito!

    Reply
    1. 28.1

      Gisele

      Olá Helena!

      Difícil avaliramos o porque desta ‘massa branca’ que está sobre a ferida cirúrgica – neste caso seria melhor contatar seu dentista para que ele possa olhar e prescrever alguma medicação, se houver necessidade.

      Não deixe de higienizar, mesmo que isso provoque alguma dor; utilize cotonete embebido em soro fisiológico por exemplo, mas deixar de limpar pode sim causar inflamação.

      Dependendo da manipulação do tecido (gengiva, bochecha, corte de osso) pode sim deixar o rosto bem inchado – principalmente em pacientes bem brancos, cujos tecidos costumam ser mais finos e qualquer esbarradinha já deixa roxo. Pacientes negros costumam ter os tecidos mais queratinizados (adoramos falar difícil, né?! isso quer dizer que o tecido é “mais duro”) e com isso respondem com mais facilidade às cirurgias.

      Desejo melhoras!

      Reply
  27. 29

    Nanda

    Olá, extrai dois sisos na quinta (16/08) e segui todas as recomendações do dentista. No entanto não consigo abrir muito bem a boca, abro bem pouquinho para por a sopa na boca e só. Uso aparelho ortodontico tbm, sera que tem algo haver?

    Reply
    1. 29.1

      Gisele

      Olá Nanda!

      Alguns pacientes ficam com dificuldade em abrir a boca após cirurgia, vale a pena fazer um pouco de exercício e também compressa de água morna (bolsa quente enrolada em toalha).

      Não deixe de comunicar seu dentista sobre o acontecido, ele pode lhe orientar sobre qual exerc ício vc deve fazer para voltar abrir a boca normalmente.

      ESpero que se recupere logo :)

      Reply
      1. 29.1.1

        Nanda

        Nossa, que rápida! Muito obrigada

        Vou fazer essa compressa hoje, por fora mesmo certo? Ontem tentei forçar um pouco, mas ta complicado… não dói, só não consigo abrir tanto. Quinta vou tirar os pontos, se eu não abrir a boca até lá fica complicado né rs.
        Ah e meus pontos parecem estar saindo, é normal? ou será que é por causa da força que fiz?

        Reply
        1. 29.1.1.1

          Gisele

          Nanda!!
          Nossa, achei q havia te respondido e acabei de ver que não o fiz, desculpe-me!

          Sim, a compressa era por fora da boca mesmo (tomara que tenha seguido seu bom senso!).

          Algumas vezes o ponto da sutura (onde o dentista ‘costurou’ o corte) pode se soltar, principalmente se ele foi feito muito na bordinha da ferida cirúrgica, ou ainda se o seu tecido gengival é muito fininho – o que às vezes algum alimento pode enroscar na linha e rasgar a gengiva – aí o ponto fica solto mesmo.

          Há ainda uma opção de fio reabsorvível, que vai saindo – nestes casos o colega nem marca horário para remover o ponto. –>EU <– não uso este tipo de fio, uso o tradicionalzão que precisa voltar para eu o cortar fora, rsrs

          Acredito que até quinta vc esteja com o movimento bucal normalizado, mas aí o dentista pode te indicar alguns exercícios (uma mini-fisioterapia) para voltar o movimento. Se ainda assim for impossível abrir a boca para cortar a sutura, não se desespere! Embora pouco indicado, não há enoooooooorme problema ficar com ele uns dias a mais.

          Abraços

          Reply
      2. 29.1.2

        Nanda

        Oi Gisele, muito obrigada viu! Fiz as compressas certinho mesmo e aliviou bastante…também fiz alguns exercicios para voltar a abrir a boca normalmente….mastigar chiclete sem açucar, forçar a abertura do boca e coisas assim =)
        Quarta eu fui tirar os pontos, na parte superior não senti nadinha, já embaixo deu apenas uma dor próximo ao ouvido, é normal? Estranhei pq ele colocou um remedio estranho na parte de baixo, estou com gosto de dentista na boca ahhaah, será que inflamou? ele marcou pra eu voltar na proxima terça para ver como esta a cicatrização. Estou preocupada!

        Reply
        1. 29.1.2.1

          Gisele

          Olha que ótima notícia! Os exercícios foram muito bem propostos :)

          Não acho que deva se preocupar, às vezes alguma comida entra no buraquinho antes ocupado pelo dente e aí pode ficar um pouquinho inflamado – por isso o colega deve ter posto alguma medicação (estou supondo!!)

          O pior – não abrir a boca – já passou, agora é vida normal!

          obrigada por nos trazer esta ótima notícia. Fiquei feliz por ter ajudado um tiquinho :D

          Reply
  28. 30

    Diérica

    Olá Gisele, achei por acaso esse site ao qual vi que não haviam só perguntas, e sim, respostas também. O site e sua prontidão e exatidão nas respostas estão de parabéns.

    Bom. Sei que cada caso é um caso. Sei também que precisamos de uma consulta do nosso dentista para análisar a situação e assim indicar qual o melhor tratamento, remédio e diagnosticar o problema.

    Enfim…

    O meu problema é um pouquinho mais complicado…. :( Estou morando na Irlanda, e aqui os dentistas são carissimos (tipo, uma extração de dente ?350,00 Euros – imagine um canal, que é o que acho que terei que fazer).
    Voltando… Estou morando na Irlanda e a 3 semanas atrás tive uma pequena dor de dente, ao qual me auto-mediquei (sim, eu sei… mas não tive escolha) com um anti-inflamatório. A dor passou e assim segui minha vida. Semana passada notei um abcesso, eu acho, tipo uma Ingua na parte superior da gengiva – diria eu que no pé do dente… RAIZ.
    Ao tocar doía pouca coisa. Detalhe: Antes de chegar a Irlanda, fiz um check-up em todos os meus dentes e esse dente que acho que é o problema, foi trocado a obturação escura (aquela que dura anos) por uma de resina, pois minha dentista falou que já estava antiga. Precisava ser trocada. MALDITA HORA. Faz 8 meses que troquei por resina (branquinha) e deu isso. Ela não deve ter obturado direito ou algo assim.

    Enfim… já estou com o problema.

    Como disse, quando eu tocava doía um pouco. Liguei para minha dentista e expliquei todo esse caso. Ela me disse que minha raiz provavelmente tinha morrido (que ela deve ter matado neh), e que teria que fazer um tratamento de canal. Me recomendou anti-inflamatório e antibióticos para tomar durante 14 dias. Assim ela disse que chegaria no dentista e já pouparia seu trabalho, tendo apenas que fazer o canal, com o dente já desinflamado.

    Só que após alguns dias administrando esses remédios, a minha bochecha inchou e estou parecendo o FOF?O. Esses remédios estão fazendo efeito? O inchaço é uma reação do meu corpo aos remédios?
    Estou tendo que ir trabalhar mesmo assim. Aqui na Irlanda o lema é: Se não trabalha, não ganha. E o froide é que acabei de começar neste novo emprego.

    Enfim, foi correto o que minha dentista me disse? Tudo indica que é canal? Os remédios estão funcionando? Volto para o Brasil em novembro, queria muito que esse dentinho aguentasse até lá. Caso contrário, terei que dispor de um tempo para ir pra Portugal (pois é, fica mais barato pagar hospedagem e passagem aérea e o tratamento do que só um canal aqui nesse lugar)

    Sei que a história é longa, mas aguardo uma boa. :)

    Parabéns mais uma vez pelo excelente trabalho!!!!

    Reply
  29. 31

    Gisele

    Olá Diérica!
    Menina, temos leitores até na Zoropa!!! chique no último este blog viu? =P

    Vamos lá (já pulando a parte de que cada caso é um caso e que um dentista precisa avaliar pessoalmente o problema):

    Provavelmente seu dente terá mesmo que tratar canal, por aquilo que você descreveu (dor, bolha, inchaço) e este inchaço deve ser porque está com pus na região do dente.

    Apesar da fama de nós, dentistas, adorarmos criticar o colega, vou ser do contra e partir em defesa. Não sei se a escolha pela troca da restauração de amálgama/escura foi por (1) estética, (2) cárie, (3) fratura do material. Pelos dois últimos motivos, não teríamos outra escolha senão efetuar mesmo a troca da restauração, já que são duas razões que poderiam levar à dor futura independente de ter mexido ou não; ainda mais sabendo que você iria para o exterior e que os cuidados odontológicos são mais onerosos.

    Pelo primeiro motivo (estética) é uma situação delicada e ótimo assunto para um post escrito em primeira pessoa. Eu, GISELE, não sou favorável à troca de restaurações por pura estética. Se tenho que mexer, faço em resina, senão, deixo como está. Digo isso porque sempre que trocamos uma restauração, acabamos por tirar um pouco de tecido dentário; quase que inevitável, porque a broca não sabe o que é restauração velha e o que é dente. Assim, corta-se parte do dente que está saudável, né?

    O problema quando este dente cortado é o lááá do fundo do dente, perto do nervo. Se ficar muito fina esta região, uma hora ou outra podemos ter que tratar o canal do dente. Leigamente falando, é como se a química que usamos para fazer a resina parar no dente ‘irritasse’ o nervo e este morresse aos poucos. Leia bem: leigamente ou didaticamente falando (viu, colegas, não adianta eu explicar com termos bioquímicos aqui!!!!)**

    O “efeito fofão” (gostei do termo!) é porque deve ter pus. O antibiótico e o antiinflamatório ajudam, mas enquanto não abrir o canal do seu dente ou ele criar uma fístula natural para drenar este pus, provavelmente não vai desinchar. Espero ou quero estar errada, né? Será que nem um tratamento de emergência você consegue por aí para abrir este dente, colocar um curativo? Pelo menos ajuda a amenizar o problema e qm sabe aguentar ir à Portugal ou voltar ao Brasil.

    Obrigada pelos elogios, espero ter ajudado ao menos a acalmá-la, já que resolver o problema, virtualmente ainda está difícil :(

    Abraços e melhoras

    **desculpe-me pelo desabafo junto aos colegas, mas uma vez fui criticada por aqui no blog (em outro post) quando dei uma explicação didática ou leiga assim.. Acontece, rsrs

    Reply
  30. 32

    Diérica

    Olá Gisele, a explicação foi ótima. Obrigada.
    Só um desabafo tbm. Tratamento de emergência para abrir o dente? Se for igual ao hospital publico daqui eu estou ferrada (fora que eles cobram 60 EURICOS para olhar pra sua cara – sim. O hospital PUBLICO). Fora a demora pra ser atendida. Na emergência. Eu disse na Emergência a espera – principalmente se for de madrugada – é de até 16 horas, sendo minimo 10 horas. Isso é primeiro mundo? E o povo reclama do Brasil.

    Enfim. Estou tomando os antibióticos e hoje acordei com o rosto um pouquinho mais inchado. Se a tendência for piorar daqui a pouco não passo mais na porta.
    Estou fazendo compressas de água quente e gelo, com intervalos de 20 minutos (como você descreve acima).
    Vamos ver como fica até amanhã. Caso contrário, terei que dar um jeito de só abrir aqui o canal e fazer um curativo… depois partir pra Portugal.

    Vlw Gisele – ótimo trabalho

    Reply
    1. 32.1

      Gisele

      Nossa!!! Que caro uma consulta pública aí e com grande demora no atendimento! o.O

      Realmente, a saúde pública de muitas nações estão à beira de um ataque de nervos (porque na população já deu há tempos).

      Infelizmente, acredito que o choque térmico (água quente/gelo) não resolverá muito o seu caso, já que o inchaço é provocado por outros fatores. No caso de uma cirurgia, ele acontece pela manipulação do tecido bucal, sendo eles bochecha, gengiva e até o osso, e com o choque a água e até o sangue acumulado por ali acaba se dissipando. Quando o inchaço é provocado por uma infecção bacteriana, como parece ser o seu problema, ele não vai dissipar até que se intervenha tirando o foco inceccioso.

      Sei que a notícia não foi das melhores, mas espero que em breve você venha nos dar ótimas notícias!

      Reply
  31. 33

    Sonia

    Bom dia doutora.
    Gostaria de saber se é necessário tomar algum antibiótico antes de uma extração de dentes( terceiros molares superiores, que já romperam quase completamente e estão com posicionamento normal), pois o dentista que vai fazer a extração só receitou que tomasse 1 comprimido de dexametazona 4mg. uma hora antes do procedimento.
    Obrigada.

    Reply
    1. 33.1

      Gisele

      Olá Sonia!

      Não deve haver necessidade de uso do antibiótico prévio à cirurgia, se seu dentista não o receitou. Usamos esta medicação somente quando o local da extração possui alguma infecção (sabe daquelas que doem, têm pus etc?).

      Pode ficar tranquila, se houvesse necessidade tenho certeza que o colega teria precrito algo!

      Boa sorte :)

      Reply
  32. 34

    Suely

    Boa Tarde!
    Marquei a cirurgia do siso a tarde e pretendo viajar a noite, ou na próxima manhã, são só 150km daqui, tem alguma perigo retirar e depois viajar? Quanto tempo seria bom eu esperar?
    Também tive trombose a 1ano e meio atras, isso precisa de um cuidado extra?
    Desde já agradeço!

    Reply
    1. 34.1

      Gisele

      Oi Suely,
      Quanto à viajar, não vejo nenhum problema. Se viajar pela manhã, coloque um chapéu ou boné para evitar o sol.
      Por razão da trombose, é bom verificar com seu médico e dentista se há alguma medicação que interfira na cirurgia, por exemplo uso contínuo de AAS (aspirina) ou mesmo de medicamento que ‘afina o sangue’ (como o Marevan). Nestes casos há dificuldade/demora na coagulação sanguínia, isto é, não pára de sangrar.
      SOMENTE SEU M?DICO poderá suspender medicações assim, pois somente ele conhece seu quadro clínico. Ele orientará o colega como proceder (há casos que os médicos suspendem por três, cinco, dez dias o remédio; eu, por exemplo, não faço ideia porque de cada caso, sei que depende do fator coagulação, mas sou ré confessa por não saber quantos dias cada medicamento tem que ser suspenso).
      Boa cirurgia e ótima viagem :)

      Reply
  33. 35

    Diérica

    Olá, voltei porque adorei esse blog e a nossa doutora. Segundo, clarooooo, necessito de outra informação. Achou o que? Que o fofão aqui não voltaria pra relatar e chorar mais um pouquinho pelo dente?

    Ledo engano. Gisele, agora tenho outra duvida. Marquei o dentista em Portugal para essa semana. No entanto, me disseram que o canal poderia ser tratado em 1 ou dois dias dependendo do caso. Porém, a coroa o laboratório não abre aos fds e não é assim, fast food (ela escreveu isso, mas colocou risos depois).

    Só que minhas bochechas desincharam e não sou mais o fofão. Só que agora, nasceu uma fistula – uma bolha de pus eu acho – na gengiva. Não sei se eu estouro ou não. Tenho medo de complicar mais ainda.

    Confirma pra mim produção… Estouro ou não estouro?

    E como volto para o Brasil em novembro, será que estourando esse troço me daria tempo para lá tratar, já que o dente não dói, ou vc me aconselharia desvitalizar o dente e colocar uma prótese provisória até o Brasil?

    Obrigadão e desculpe te encher de mais perguntas

    Vlw Gisele

    ABS

    Reply
    1. 35.1

      Gisele

      Oi Fof.. digo, Diérica!
      =P
      (sábado de manhã, no consultório trabalhando igual abestada e fazendo piada com “paciente” a um atlântico de distância, só eu mesmo, produção!)

      Verdade! O canal pode ser tratado em sessão única ou múltipla, dependendo de cada caso e filosofia profissional (eu só faço sessão única em dentes vitais, aqueles que preciso tratar pra por um apoio de ponte fixa, sabe?)

      Ufa! que ‘bom’ que fez uma fístula, isso deve ter aliviado bastantão sua dor, né? Por isso deixou de ser fofão. Não há problema se a bolha estourar, só não se assuste pelo sabor amargo que provavelmente ficará na boca, pois deve sair pus ou sangue por ela. Muitas vezes, mesmo sem intenção, algum alimento bate nela e estoura.

      Entendo a situação financeira da Zoropa, mas como dentista eu aconselho seriamente desvitalizar o dente e colocar ao menos um provisório por aí. Infecções dentais podem ter complicações até no coração (joga no google, que ele corroborará comigo!). A coroa definitiva não tem pressa, estando uma provisória bem cimentada protegendo o tratamento de canal. Aí junta uns euricos e vem tratar a definitiva aqui no Brasil, que é ainda menos fast food em alguns casos – leva-se até mais que cinco sessões, dependendo o tipo de material que vc usará nela.

      Acho que tenho ideias para uns 20posts aqui hehe

      Inté Diérica

      Inté!

      Reply
  34. 36

    fabiano

    ola pessoal arrauqei 2 raiz que estavam na gengiva e em 1 dos buracos criou uma bolinha de sague é normal ? ta encomodando muito tem algoa a fazer agradeço pela atenção muito obrigado

    Reply
    1. 36.1

      Gisele

      Oi Fabiano!

      Sem ver, eu penso que esta bolinha de sangue nada mais é que um coágulo (sabe quando cortamos a pele e forma a famosa ‘casquinha’ da ferida? Na boca ela é mole e parecida com ‘sangue pisado’). Se realmente for isso, não retire cutucando, pois pode começar a sangrar.

      Eu aconselho você procurar seu dentista para examinar (no consultório mesmo) e confirmar minha suspeita; se não confirmada, ele poderá dizer com mais propriedade o que pode ser.

      Abraços

      Reply
      1. 36.1.1

        fabia

        mutio obrigado gisele pela resposta ajudou muito era apenas incomodo que passou depois de um dia. muito obrigado pela atenção fabiano

        Reply
        1. 36.1.1.1

          Gisele

          ?tima notícia, Fabiano!!

          Que bom que já está melhor :)

          Reply
  35. 37

    fabia

    estou com uma bolha de sangue no local de uma extração de raiz é normal ? o que posso fazer ? se alguem puder me ajudar obrigado

    Reply
    1. 37.1

      Gisele

      Fabia, será que você é o Fabiano da resposta acima?

      Se for mera coincidência de casos, leia a resposta que dei a ele!

      Reply
  36. 38

    Caio Andrade

    Boa noite Gisele,

    Extraí os dois terceiros molares do meu lado direito, na terça-feira (28/08/2012).
    A extração do superior foi tranquila e rápida, mas o inferior incomodou e a cirurgiã-dentista teve que cortá-lo ao meio para tirar uma raiz de cada vez.
    Após sair do consultório, passei numa farmácia e comprei o Nimesulida e o Tylex que ela me receitou, e chegando em casa já tomei o primeiro comprimido de ambos. Repito a dose de 8 em 8 horas.
    A recuperação foi boa, tomei somente líquidos nos primeiros dias e o local da cirurgia não dói mais.
    O problema é o meu pescoço. Eu não consigo engolir direito, porque meu pescoço dói. Quando vou me deitar, faço força com o pescoço e dói. Notei uma bola no lado direito, colada na parte de baixo da mandíbula, que quando eu pressiono levemente, dói. Ela não fica bem embaixo do terceiro molar, ela fica mais para frente. Acredito que seja uma bola de pus.
    Apesar de ter parado de sangrar após o segundo dia, tenho cuspido pus e um pouco de sangue nas últimas horas, e se eu fico sugando o local da cirurgia, vem mais pus bem devagarinho, apesar de não doer. Estou fazendo isso, sugando e cuspindo o pus, e estou um pouco melhor, mas não sei se é o melhor a fazer.
    Já tentei ligar para a cirurgiã-dentista que fez a extração, mas é final de semana e não consigo falar com ela. Segunda-feira com certeza consigo falar com ela e pedir uma orientação, mas estou meio apreensivo pois a extração dos dois da esquerda está marcada já para terça.
    Acho que isso foi causado pois comi um sanduíche grande no terceiro dia, eu estava muito bem e achei que não teria problemas, mas acho que abri a boca demais, não sei se tem algo a ver.
    Você tem alguma dica? Li algo sobre infecção dental e processo séptico odontogênico, e não me soou uma coisa muito boa, seria necessária outra intervenção cirúrgica para tratar.
    Nesse domingo pela manhã vou passar na Unimed e ver se consigo algum atendimento de emergência, mesmo sabendo que eles não cobrem odontologia, talvez eles posam me passar algum remédio para ajudar.
    Se você tiver qualquer consideração a fazer, ou mesmo orientação, ficarei muito grato.

    Atenciosamente,
    Caio Andrade.

    Reply
  37. 39

    Gisele

    Olá Caio,
    Bom dia!

    Vamos lá:
    Acho que você já foi ao pronto-socorro do hospital e espero que eles tenham lhe examinado e, se confirmado que tem pus mesmo, tenham prescrito algum antibiótico. Digo isso porque pus é sinal de infecção e neste caso esta medicação deve ser usada.

    Se você sente sair pus – e às vezes sente gosto amargo/azedo na boca – das duas uma: ou infeccionou a região da cirurgia ou algum outro dente precisa de cuidados, exemplo, de ‘canal’. Difícil sabermos sem examinar clinicamente ou mesmo uma radiografia.

    Se a infecção está no local da cirurgia, não diria que a culpa pelo pus foi por causa da abertura/esforço da boca do lanche que você comeu (ai, ai, ai! alimentação leve pós cirúrgica não é lanche humpf!). Diria que algo pode ter entrado no buraquinho da cirurgia (caroço do tomate, casquinha de pipoca, de feijão, arroz…) e provocado o problema. Veja bem: isso é uma, de inúmeras, causas de infecção de local cirúrgico, mas também a mais comum rsrs

    Normalmente, não há necessidade de intervenção cirúrgica – pensando óbvio numa infecção causada por alimento na região dos terceiros molares -, uma irrigação de soro com medicamento para limpar o lugar já ajuda.

    Se o pus que você reclama estiver relacionado a outro dente, então será necessário intervir nele.

    Se já estiver sob efeito de alguma medicação para o pus, talvez uma leve massagem na região para ver se drena (se sai) mais pus. Quando digo leve, é leve mesmo!!! quase um carinho na região, hein? Nada de contratar Anderson Silva pra massageá-lo!

    Tomara que esteja melhor e que sua dentista possa atendê-lo nesta segunda-feira para examiná-lo. Eu (talvez) adiaria em mais uma semana a remoção dos dentes do outro lado, mais pensando em seu bem estar mastigatório – já que de um lado está com esta POSS?VEL infecção e o outro lado estará operado. Onde você vai mastigar?

    Estamos aí para novas dúvidas!

    Reply
  38. 40

    Caio Andrade

    Gisele,

    Somente para avisar que estou bem. O que tinha acontecido era uma Angina de Lugwig, eu não conseguia nem tomar os remédios direito, tinha que cortar o comprimido ao meio para não engasgar. Fui até minha dentista e ela me medicou com uma injeção de corticóide no braço, e me receitou mais 2 antibióticos. Desinchou bastante por dentro, já consigo engolir, comer e falar quase que normalmente. A vermelhidão que apareceu no finalzinho do sábado também já está só rosada.

    O que me chamou a atenção foi que ela achou estranho ninguém do hospital saber diagnosticar isso. Chegaram a pensar que eu tinha pego caxumba, mas não me falaram nada sobre angina nenhuma.

    Quanto ao lanche, ela disse que não havia problemas de eu ter comido, que a mastigação não tem efeito nenhum na infecção. Ela jogou água oxigenada na região da cirurgia e disse que como não teve nenhuma reação aparente, não tinha pus ali na área, então não deve ter sido alimento o causador da infecção. A infecção deve ter sido mais pra baixo na região da raiz, uma reação do organismo, não entendi direito. Ela falou inclusive que a medida que meu inchaço melhore, já posso voltar a comer normalmente. Bom, hoje eu já consegui comer no almoço um pouco de capeletti bem molinho e bem cortadinho (estilo cortado para neném :), pra não precisar mastigar muito. Mas não vou abusar comendo coisas muito duras ou grandes não. Ah, vitamina de banana é tudo de bom!

    Sucesso pra você Gisele, e muito obrigado MESMO pelas informações!
    Abraço,
    Caio Andrade

    Reply
    1. 40.1

      Gisele

      Olá Caio!!!
      Desculpe-me pela demora em responder.

      Que grande notícia que você está bem :)

      Parabéns também à sua dentista pela pronto-atendimento, dignóstico e solução do caso.

      A Angina se dá entre os tecidos internos, onde pus pode se acumular e aí tudo vai inchando, por isso sua dificuldade em se alimentar. Esta também é a razão que a colega disse que não era por causa do lanche – ele não conseguirira chegar até o nível da infecção.

      Quaisquer outras dúvidas, estamos por aqui!
      Abraços e obrigada :)

      Reply
  39. 41

    Natalia Oliveira

    Oola, extrai dois sisos nessa sexta feira 31/08 e hoje, ao escovar meus dentes, notei que o coagulo do inferior estava saindo, meu dentista me colocou muito medo em relação a o coagulo e queria saber se tem problema ele sair do local.

    Reply
    1. 41.1

      Gisele

      Olá Natália,
      Puxa vida, peço desculpas pela minha demora em responder seu comentário.

      Creio que a esta altura já está bem cicatrizado. Ainda assim, vou responder pensando na dúvida de outros leitores.

      A remoção do coágulo pode causar hemorragia no local da cirurgia, pequena ou extensa. Como assim ‘hemorragia’? O coágulo é a ‘casquinha’ do machucado dentro da boca, mas diferente da pele onde ela é dura, na cavidade oral ela fica mole (é úmido, né?).

      Da mesma forma que quando tiramos uma casquinha da pele e sangra no lugar, pode acontecer na boca. Este sangramento é uma hemorragia – viu como pode ser ‘pequena’.

      Espero que esteja bem!

      Reply
  40. 42

    Beatriz

    Olá Gisele, boa tarde!
    Ontem realizei a extração de dois pré molares superiores. Graças a Deus correu tudo bem.
    As unicas coisas que me incomodaram foram a anestesia, pela sensação de inchaço, uma dor ontem mesmo mas que passou após o medicamento sublingual e não poder dormir de lado e de bruço, como não consigo dormir de barriga para cima, posso dizer que praticamente não dormir. Mas tirando esses fatos estou bem ,e inclusive já estou trabalhando.
    Minhas dúvidas são:
    1- quando poderei comer alimentos sólidos? somente após a retirada dos pontos? hoje so tomei vitamita e comi caldo de feijão com purê de batata.
    2- Posso beber café?
    3- Quando poderei dormir normalmente? sem ficar com a cabeça muito no alto e de barriga para cima?
    4- Porque o calor faz mal?
    5- Já posso passar a escova de dente no local, mesmo com menos de 24 horas?
    6- Coloquei gelo ontem quando cheguei em casa, ainda preciso continuar colocando?

    Desculpe-me por tantas perguntas, mas quero fazer tudo certinho para não ter problemas e retirar e concluir logo o meu tratamento ortodôntico.

    Desde já agradeço.
    Abraços!

    Reply
    1. 42.1

      Gisele

      Oi Beatriz!

      Vamos lá, mesmo atrasado, vou responder suas perguntas:

      1- quando poderei comer alimentos sólidos? somente após a retirada dos pontos? hoje so tomei vitamita e comi caldo de feijão com purê de batata.
      Após a cirurgia, pedimos que os pacientes comam coisas leves para evitar o esforço mastigatório. Além disso, de morno para frio, pois evita de sangrar no local.
      Você pode começar a colocar alimentos sólidos no dia seguinte, mas cortando em porções menores e mastigando mais vagarosamente.

      2- Posso beber café?
      Pode sim!

      3- Quando poderei dormir normalmente? sem ficar com a cabeça muito no alto e de barriga para cima?
      Depois de um ou dois dias, conforme notar que a cicatrização está melhor, não está aconteendo sangramento.

      4- Por que o calor faz mal?
      De modo superficial, diria ‘porque ele faz com que mais sangue passe pela região, de forma mais fluida, assim pode ocorrer mais dor, devido às celulas de defesa que passam pela região, além disso, por esta fluidez, pode sangrar no local cirúrgico”. Mas não dê esta resposta ao seu professor de fisiologia, ele vai querer termos técnicos, tá?

      5- Já posso passar a escova de dente no local, mesmo com menos de 24 horas?
      SIIIIIIIMMMMMMMMMM!!!!! Passe a escova bem devagar (ou mesmo cotonete) mas não deixe de higienizar o lugar para que este não infeccione.

      6- Coloquei gelo ontem quando cheguei em casa, ainda preciso continuar colocando?
      Se ainda tiver dor, pode colocar mais um pouco, sempre enrolado em toalha, para não queimar a pele (gelo também queima!).

      Peço desculpas pela demora em lhe responder!
      Abraços

      Reply
  41. 43

    Letícia Sette

    eu tirei os 4 de uma vez e não ficou buraco, o dentista deu ponto. tirei já tem uns dois anos e deu tudo certo, mas eu sofri bem!

    Reply
    1. 43.1

      Gisele

      Coragem Letícia!!!!

      confesso que sou patife e não tive coragem de fazer os quatro de uma vez. Tirei um lado por vez, contudo também não sofri :)

      Reply
  42. 44

    Carina Barrocas

    Arranquei 4 dentes esta semana… Todos com cirurgia, raspagem do osso, e pontos, todos do mesmo lado do maxilar superior, e uma coisa posso garantir, não volto a arrancar tantos dentes seguidos =S!

    Reply
    1. 44.1

      Gisele

      Oi Carina!

      Puxa vida, quatro dentes de um mesmo lado? Qual a indicação?? Sisos e prés-molares para ortodontia?

      Acredito que não seja fácil fazer tudo de uma só vez!!!

      Reply
    2. 44.2

      Danilo Dias

      Claro ! pq os q vc tinha ja foram extraídos ahuauhahauhuahuha ;D mas eh foda mesmo to aqui com a boca sangrando ate agora e para =/

      Reply
  43. 45

    Daniel

    Passei com o dentista na data de hoje pois meu dente do siso começou a me incomodar e inchou a minha cara :(

    o medico me receitou 4 medicamentos sendo 2 deles antibioticos.

    está dificil pois não consigo mastigar pelo inchaço, gostaria de saber se após essa bateria de medicamentos vai pelo menos dar para mim me alimentar até chegar o dia de extrair o dente?

    Reply
    1. 45.1

      Fabrício

      M?DICO OU DENTISTA ??? Pode não parecer, mas tem MUITA diferença … dentista entende de dente, médico não :D

      Reply
    2. 45.2

      Gisele

      Oi Daniel!

      Acredito que seu dentista (dentista mesmo, né? ‘médico’ foi força de expressão?) receitou todos estes medicamentos para reduzir/tratar infecção pré-cirúrgica.

      Muitas vezes o siso começa a nascer e pára, deixando uma boa parte de gengiva sobre ele. Esta região acaba segurando sujeirinha – resto de alimentos, placa bacteriana… – e infeccionando. Como fazer cirurgia em local infeccionado é contra-indicado, prescrevemos antibiótico antes do procedimento.

      Assim que a infecção diminuir (ou até mesmo acabar) o inchaço deve diminuir e vc comerá normalmente. Mas, se puder dar uma sugestão: não é porque acabou a infecção e voltou a se alimentar que vai deixar de fazer a cirurgia. Pode melhorar por força da medicação e daqui um tempo reinfeccionar.

      Abraços

      Reply
  44. 46

    livia

    Gente me ajude, estou precisando fazer um canal no meu dente, só que vou viajar para natal amanha e meu dentista achou melhor não fazer, só que tenho medo de piorar to a base de remedios já tirei ate o antiflamatorio pois estou muito enjoada, não sei se faço antes de ir ou se espero ate terça q vem me ajudem

    Reply
    1. 46.1

      Gisele

      Olá Lívia!
      Desculpe-me, me perdi em meio aos comentários e pulei sua responsta :(

      Eu daria preferência a abrir o canal antes da viagem, fazer uma total limpeza dos condutos, prescrever medicação para uma necessidade eventual e lhe desejaria ótima viagem!

      Isso porque tenho um pouco de medo de canal indicado e deixar o dente sem intervenção – mas isso sou EU, Gisele, falando. Cada profissional tem uma filosofia de trabalho e entendo o ponto de vista do seu dentista, uma vez que algumas vezes após acesso endodôntico, pode haver dor.

      Espero que tenha sido uma boa viagem

      Reply
  45. 47

    Monique

    Bom Dia Dra! Eu amei o blog….Muito esclarecedor! Mas como uma boa odontofobica,tenho algumas perguntas! Apesar de já ter perguntado pro meu dentista milhões de x!
    Tenho verdadeiro pavor de ir ao dentista,a ponto de passar mal etc. Adivinha o q aconteceu???? Sim…com 36 anos,não tem um dente que presta na minha boca….Meu dentista resoveu q a melhor maneira era tirar tudo,de uma só vez…são so caquinhos,e os da frente são provisorios…
    Ele tb optou pela sedação consciente venosa pela minha ansiedade! já li e reli td a respeito,vi q é seguro,vou usar 2 proteses durante o periodo de cicatrização e depois colocarei implantes para fazer o protocolo.Vou demorar o resto da vida pagando o dentista rsrsrs…mas td bem,a culpa é minha! Fui relaxada! Eu mereço..;
    .
    minhas perguntas são:

    é seguro tirar tudo de uma vez?
    depois de qtos dias vou poder comer solidos???
    vou sofrer muito com o pós operatorio???
    Resumindo!!! SOCORROOOOOOOOOO……

    Reply
    1. 47.1

      Gisele

      Oi Monique!
      Puxa, infelizmente você não foi a única sem resposta. Peço desculpas pela demora, mas a correria do consultório físico (somado aos compromissos aqui fora) às vezes é grande e não nos deixa muito tempo para dar esta atenção.

      Sei que não tem perdão, mesmo porque você já deve ter feito a cirurgia, mas vou mesmo assim responder suas dúvidas:

      é seguro tirar tudo de uma vez?
      Não vejo problemas, quando a intenção é colocar uma dentadura provisória na sessão cirúrgica. Claro que é um procedimento demorado, porque além das cirurgias em si, tem também o ajuste (ou reembase, como a gente chama e explico ali embaixo) da provisória. Eu costumo fazer isso também, muitas vezes nem são caquinhos, são dentes que estão moles, por exemplo.

      depois de qtos dias vou poder comer solidos??? vou sofrer muito com o pós operatorio???
      Uni duas perguntas em apenas uma resposta porque são perguntas delicadas, considerando que você vai tirar vários dentes e colocar uma dentadura.

      Imaginando que o colega faz a dentadura provisória como eu, eu moldo com os dentes que serão extraídos (caquinhos ou moles), marco para meu protético (quem faz a peça no laboratório) o que vai ser retirado e ele recorta no modelinho de gesso os dentes, simulando minha cirurgia e depois confecciona a dentadura imaginando como ficará a gengiva depois do que eu fizer.

      Após a cirurgia eu faço o reembase da dentadura, ou seja, preencho ela com o produto de fazer a base da peça (que chamamos de resina acrílica) para que fique o mais parecido possível com o que obtive após a cirurgia – nem sempre meu protético acerta o imaginário com o real :(

      Voltando às suas perguntas: você terá que começar a comer muito devagar, alimentos mais líquidos ou pastosos. A boca inteira estará operada, o que já dificultaria a mastigação; a dentadura não é a definitiva, ou seja, não está 100% adaptada à sua boca, então ela poderá machucar um pouco, além de ser difícil de usar (some a isso que é algo novo pra você, que nunca usou!).

      Acredito sim, que poderá doer um pouco, mesmo porque a peça protética acaba forçando a região operada.

      Nada que analgésicos e até uma pomada (peça prescrição ao seu dentista) dentro da dentadura não lhe ajude a suportar. Os primeiros dias poderão ser bem dificeis :((

      Espero que esteja bem, que a cirurgia realizada ontem (pelo que nos disse) tenha sido boa. Se estiver na região interiorana de SP, onde está um baita calorão, tá tudo propício para um bom sorvete!

      Abraços

      Reply
  46. 48

    Monique

    ahhh,minha cirurgia é sabado agra 22 09

    Reply
  47. 49

    Nanda

    Oi pessoal, voltei!

    Quinta feira tirei meus últimos sisos (graaaaaças a Deus) do lado direito. O siso inferior estava meio deitadinho sabe, não literalmente, mas encostou bem no outro dente (desculpe a ignorância, mas eu não entendo nada de dente kkk). O dentista teve que cortar o dente, e aquele barulhinho da broca era horrivel, fora que senti uma sensibilidade muito grande enquanto ele partia meu dente =S
    O problema é que no sabado comecei a sentir fortes dores, principalmente de madrugada, e no domingo quase morri com uma dor tão forte que remédio nenhum adiantava. Para o meu azar só consegui atendimento terça agora, com o dr. que extraiu que meus dentes, e ele me disse que não formou o coagulo que deveria formar, e que meu osso ficou exposto, por isso a dor. Ele receitou um enxaguante bucal que alivia muito a dor, e fez um curativo tbm (mas ja saiu tudinho tsk tsk). O problema é que dó muito, e já to ficando maluca com essa dor aguda, Eu vejo meu ossinho e o buraco profundo que ficou dessa vez. Minha dúvida é se demora muito pra essa dor passar, ja fazem 6 dias que tirei os dentes e sinto dor ate agora. O que posso fazer pra amenizar, além de compressas de gelo? Gente to quase apelando pra homeopatia porque remédio nenhum tira essa dor do inferno… Alguma sugestão? ahh detalhe, eu não abro mais a boca como antes, minha abertura ficou mediana, ao ponto de eu não conseguir morder um x salada.. e agora?

    Reply
    1. 49.1

      Fabrício

      Calma … você conseguirá morder um x-tudo :D

      Reply
    2. 49.2

      Gisele

      Oi Nanda!

      Juro q o dia em que ficar ryca e phamosa eu vou inventar um motorzinho barulho zero! Juro, juro, juro!

      Como o Fabrício falou, vc vai comer até um x-tudo, mas não por esses dias :(

      Não sei se entendi bem: houve infecção do alvéolo dental (o buraquinho, onde o dente morava), ou o buraquinho da cirurgia só ficou aberto dando a impressão que o osso está exposto?

      Pois qdo o osso realmente fica exposto é preciso algum tipo de medicação, ou mesmo passar por novo procedimento cirúrgico.

      Agora, para sumir o buraquinho muita hora nessa calma! A ferida cirúrgica termina sua cicatrização em aproximadamente 45 – 60 dias e por este período o buraquinho pode ficar por lá. Normalmente, ele está recoberto de tecido de gengiva por dentro, sem osso exposto, e é só higienizar direitinho para não ficar sujeira lá dentro.

      A abertura de boca pode ficar mesmo dificultada, algum exercício pode ajudar. Pergunte ao seu dentista qual melhor tipo de fisioterapia para seu caso :)

      Abraços

      Reply
  48. 50

    Rafaela Mota

    Boa tarde.
    Eu extrai o primeiro molar ( até parece que eu entendo ), na terça-feira dia 18/09 e sábado é aniversário do meu pai, dia 22/09. Eu quero saber o que posso e o que não posso.
    Churrasco pode? Lingüiça pode? Cerveja pode? Refrigerante pode?
    Eu tenho tido tanto medo de machucar que não estou comendo quase nada, estou morrendo de fome!

    Reply
  49. 51

    Priscila

    ola, vou fazer a extração dos meus sisos na próxima quarta feira dia 26/09 to sofrendo por antecedência to com muito medo!!! vou tirar os dois de baixo pq estão com uma pequena cárie e não tem espaço pra eles. Dói muito? quanto tempo devo ficar em casa?trabalho com algum esforço sou Massoterapeuta.
    Obrigada!!!

    Reply
    1. 51.1

      Gisele

      Oi Priscila!

      Dor é algo subjetivo, o que dói em mim, pode não doer em você. A remoção de siso é uma pequena cirurgia, que pode envolver corte da gengiva, haverá um pouco de sangramento e tudo isso pode, sim, gerar dor :(

      Normalmente, um dia de repouso é suficiente para que o paciente se recupere e não se esforce. Sei que como massoterapeuta você faz bastante movimento e aplica força – dependendo o tipo de massagem, eu acho! – então eu pegaria mais leve na sexta-feira 28/9.

      Tenho certeza que está sob bons cuidados, então vá tranquila para a consulta, quanto mais nervosa ficar na hora, mais difícil fica para você e também para o colega que irá lhe operar. Sabia que o medo faz doer? Pois nem sempre é dor mesmo, mas a força que o colega faz para movimentar o dentinho, muitas vezes é interpretado como dor pelo cérebro ;-)

      Vai dar tudo certo! #PensamentoBom

      Reply
      1. 51.1.1

        Priscila

        Oi Gisele obrigada por me responder!! já extrai, mas foi só um pq deu uma complicação demorou 2 horas o dente tava meio encurvado n queria sair, ele disse que teve que cortar o osso,foi isso q eu intendi e pelo q eu vi ele deve ter dado uns 7 pontos.. olha nao doi nada o que doi é o rosto mesmo por causa da pressão. agora vou ficar em repouso to com um pouco de dor e estou cuspindo muito sangue, a cada 10 segundos!!vou lá bjbjbjbj

        Reply
        1. 51.1.1.1

          Gisele

          Viu só, Priscila, como parece ser muito pior do que realmente é?

          Evite cuspir muito, pois aí não pára de sangrar; sei que é desagradável, contudo pode engolir ao invés de cuspir (1º porque é muito mais saliva que sangue, 2º que, por pior que pareça, é seu mesmo!).

          Melhoras para vc e bom repouso – hj em Campinas/SP tá um dia ótimo pra ir para baixo de um cobertorzinho assisitndo sessão da tarde ;-)

          Reply
          1. 51.1.1.1.1

            Priscila

            oi Gisele vim te incomodar de novo kkkkk…hoje eu iria trabalhar mas to com ardencia lá nos pontos dor no osso de baixo dos dentes e meu rosto ta inchado. estou falando como se estivesse uma batata na boca é normal?… Ontem fui tomar banho e passei mal logo após,comecei a sentir calor depois frio e a suar e olha que eu moro em Gramado aq ta muito frioooo,depois começou a formigar todo meu corpo,e fiquei branca igual papel,hoje to melhor mas se caminho um pouco meu coração acelera muito o que deve ser? o Dentista pediu pra mim usar só Perio Gard duas vzs ao dia mas vi que tem uma pele branquinha um pouco ´só na minha gengiva é normal!? obrigada por tudo!!!!Bjus…..

        2. 51.1.1.2

          Gisele

          Priscila,

          Você está tomando alguma medicação, além de aplicar o periogard? Talvez possa estar apresentando alguma reação alérgica, ou ainda pode ser um comecinho de infecção.

          Calma! não estou te assustando (ou estou, não sei :\ ); acho legal você comunicar seu dentista e pedir que ele possa te examnar para ver se está tudo bem.

          Além disso, algumas pessoas acabam comendo menos, ou coisas de pouca sustância – como dizia minha avó – e passam mal. Nada a ver com a cirurgia, ou com infecção, ou alergia; só uma suspeita.

          Ah! o rosto inchar é completamente normal, tem menos de dois dias da cirurgia, pelo visto ela foi complicadinha então é esperado.

          Melhoras!

          Reply
  50. 52

    Monique

    Puxa,fiquei triste!!!! Só as minhas perguntas ficaram sem resposta!

    Reply
  51. 53

    Monique

    obrigadaaaaaaaaaaaa!!! ja fiz a cirurgia e estou em repouso,foi tudo bem graças a Deus,hj vou ao dentista provar as proteses provisorias!!! So posso dizer q to com muitaaaaaaaaaaa fome!!!! kkkkkkkkkkkkkk

    Reply
    1. 53.1

      Gisele

      Olá Monique!
      Que bom que está bem no pós-cirúrgico!!!
      Alimente-se com caldos/sopas mornos e muita vitamina, isso deve ajudar nesta semana :)
      Abraços

      Reply
  52. 54

    Nina

    Olá! Gostaria de uma ajudinha! Meus quatro dentes sisos foram extraídos na sexta-feira à tarde… Hoje é o quarto dia de pós-op. e quando acordo e cuspo pela manhã, a saliva está com um pouquinho de sangue. ? normal? Pode ser a altura do travesseiro, ainda, que esteja causando isto? Devo preocupar o cirurgião que fez as extrações?

    Reply
    1. 54.1

      Gisele

      Oi Nina!

      Sem te examinar em carne-osso, eu diria que sim, é normal. Qautro dias ainda mal começou a cicatrização (por isso marcmos a remoção dos pontos depois do sexta/sétimo dia). Eu diria para vc não forçar na hora de cuspir, nem repetir isso muitas vezes ao dia.

      Já pode voltar seu travesseiro para a altura normal, não há mais necessidade de altura :)

      Hemorragias sempre são preocupantes, talvez ligar para o colega para notificá-lo, pois como ele sabe as circunstâncias da cirurgia, poderá tranquilizá-la ainda mais. ? provbável que ele nem precise vê-la, mas saber o que está acontecendo nunca é demais!

      Abraços

      Reply
  53. 55

    Nina

    Obrigada pela resposta rápida! Tirou-me a dúvida de telefoná-lo ou não! Telefonei e ele disse que como a cor do sangue é escura, não há com o que me preocupar, que é normal mesmo. =) Provavelmente alguma pressão sobre um dos lados do rosto enquanto durmo.

    Mais uma vez, obrigada. Sucesso!

    Reply
    1. 55.1

      Gisele

      Boa notícia, Nina!

      Obrigada por nos deixar os comentários :)

      Reply
  54. 56

    Monique

    Gisele,vc é uma fofa!!!! No momento estou tendo um caso de “amor” com meu dentista,pq ele ta cuidando muito bem de mim,mas eu trairia ele com vc com certeza!!!!! E nem tomaria a sedação consciente!!! Otima profissional….Em relação as proteses foi exatamente o que vc falou….O problema é que eu ainda estou sem nada,morrendo de vergonha do meu noivo e dos meus amigos a ponto de sair de casa so com mascara cirurgica!Nisso,as pessoas olham pra mim como se eu tivesse uma doença terminal e fosse infecta-las….um horror….As proteses ficaram largas,sem segurança nenhuma,e fora a dor….Ja fui 2 vezes ao dentista para corrigi-las e o prazo para coloca-las é sab,uma vez que volto ao trab domingo a noite!!Tomara que agora de certo!!!! Obrigada Dr, Gi….mais uma vez!!!! Depois eu conto como ficou!!! Otimo fim de semana!!!! Bjãooo!!!

    Reply
    1. 56.1

      Gisele

      Oi Monique!
      Infelizmente acontece algumas vezes das próteses provisórias não se encaixarem muito bem (lembra que é moldado antes de extrair os dentes?).

      Uma dica é usar Corega (pó ou pasta), ela ajuda a segurar próteses q estão meio largas, pelo menos para conseguir sair na rua sem máscara e poder conversar – talvez não dê pra comer ;-)

      Ah!!! *abraça* não é todo dia q somos chamadas de fofas; acho que fui perdoada pela minha demora em responder primeira vez né?

      Reply
  55. 57

    Lara Soares

    Bom dia Dra. Gisele!! Parabéns pelos esclarecimentos que muito nos ajudam.
    Então, extrai um dente inferior no dia 26 passado, estou com pontos que vou tirar no dia 02. Ocorre que o dentista não prescreveu nenhum medicamento e estou com muita dor e gosto horrível saindo do local. Também com a língua (parece que tem uma bola branca na lateral) e a gengiva bem machucadas, a ponto de dificultar minha fala, engolir saliva, água e muito menos alimentos. Para ajudar acabei de ligar no consultório, e ele viajou. Não consigo contato. Minhas perguntas são:
    Por conta própria, tomei cataflan 50 mg e dorflex. Mas a dor continua. Posso continuar tomando cataflan? Existe alguma pomada para passar na gengiva e na língua para aliviar a dor? Será que terei que tomar antibiótico?

    Agradeço se puder me ajudar e desejo um ótimo final de semana.
    Abraço,
    Lara

    Reply
    1. 57.1

      Gisele

      Oi Lara!

      A automedicação é, infelizmente, uma prática comum e um tantinho perigosa, assim como seria uma imprudência indicar uma medicação sem ver o caso de perto (parece bobagem, mas aqui de longe poderia até te matar prescrevendo um remédio ao qual você possa ser alérgica – e Deus me livre disso!)

      Minha indicação é que você procure um serviço de urgência odontológica, assim um profissional que lhe examine possa prescrever alguma medicação. Ou ainda pedir que a secretária entre em contato com o seu dentista para que ele dê orientação. ?bvio que um analgésico que esteja acostumada a tomar quando está com dor de cabeça e que não seja a base de AAS pode amenizar a dor, mas aintiinflamatórios ou antibióticos seria melhor tomar após exame oral.

      Não sei se o colega cortou osso/dente e sem querer a língua, seria uma causa para ela estar machucada; não sei se há algum dente quebradinho por perto q cortou ela; não sei se a dor é só pela recente cirurgia dois dias atrás (olha minha aposta aí!).

      Diminua a intensidade do bochecho, principalmente a base de álcool como o Periogard, pois ele pode queimar a região. Use um chá de cravo, por exemplo, se vc não for alérgica a ele (ressalte-se!!!!!!!!): http://vidadedentista.com.br/?s=ch%C3%A1+de+cravo

      Não faça bochecho forte, talvez limpar a região cirúrgica com uma gaze ou cotonete, sem esfregar ;-)

      Espero ter ajudado!

      Reply
  56. 58

    Lara Soares

    Dra. Gisele, esqueci de mencionar que estou fazendo bochecho com PERIOGARD (por conta própria também). ? indicado continuar?

    Muito obrigada!! Que Deus a abençõe pelo ótimo trabalho que faz aqui.

    Lara

    Reply
  57. 59

    Lara Soares

    Muito obrigada Dra. Gisele pela resposta. Já estou preparando o chá de cravos para bochecho.
    Abraço,
    Lara

    Reply
  58. 60

    Monique

    Perdoadissimaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!! Minhas provisorias estao prontas….estou usando,esteticamente,muito boas,apesar de estar me sentindo um ET com tantos dentes na boca, as pessoas tem me elogiado…Mas Gi…..pelo amor de Deus,q coisa estranha!!!! A de baixo fica soltinha da Silva e doiiiiiiiiiiiiii pra caramba,minha boca e lingua estão em carne viva,comer com elas,nem pensar,estou ficando com elas o tempo td,só tirando pra comer mesmo,pq sem condições. Ate qdo vai ser assim??? Eu ainda tenho mais 6 meses antes de colocar o protocolo…Ja perdi 6 kg em uma semana e 2 dias….to ficando desanimada!!! E triste! Vou ao meu dentista ajusta-las de novo…..e da-le Corega! Bjo Fofaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!

    Reply
    1. 60.1

      Gisele

      Oi Monique!

      Como vc está? Já se habituou à prótese?

      Tenho certeza que já já estará comendo melhor :)

      Abraços

      Reply
  59. 61

    Simone Oliveira

    eu extraí meu último siso a 4 dias atrás, o dentista passou apenas analgésico, mas dois dias depois achei inflamado e começei tomar antibiótico, estou morrendo de medo, pq esta doendoo enquanto já devia estar bom….

    Reply
    1. 61.1

      Amanda Silva Ferreira

      Não melhorou??
      Me liga amanha e descanso!! Bjs

      Reply
  60. 62

    paulo

    oi gente o meu dente o siso quebrou e inflamou e a minha boca não ta abrindo direito nem escovar e comer alguma coisa n tô conseguindo comer direito me ajudem por favor

    Reply
    1. 62.1

      Gisele

      Oi Paulo!

      Quebrou antes ou durante a cirurgia? O fato de quebrar durante a cirurgia, mas o colega ter removido todo o dente, não implica em problemas!

      Convesse com ele sobre alguma medicação, ou até exercícios para melhorar a abertura bucal.

      Abraços

      Reply
  61. 63

    Ingrid

    Dr fiz cirurgia pra tirar o siso superior direito não senti muitas dores os pontos não estouraram ta tudo bem, mas o problema é uma ferida que parece afta e sai pus de dentro quando acordo chega a grudar arde e dói e eu limpo direitinho não sei o que fazer =(

    Reply
    1. 63.1

      Gisele

      Olá Ingrid!

      Se está com pus, é porque está infeccionado e neste caso a melhor coisa seria tomar um antibiótico. Marque consulta com o colega que fez sua extração, já que antibióticos têm receita retida em farmácia agora.

      Melhoras!

      Reply
  62. 64

    rosilene

    Boa noite, tive que extrair meu primeiro molar apos um tratamento de canal fracaçado, ja fazem 12 dias ocorreu tudo normal sem dor no pós operatório so que a gengiva do dente do lado criou um caroço como se fosse um osso saltado, a medica que tirou os pontos disse ser a gengiva se adaptando a falta do dente, sera que é isso mesmo ou devo procurar outra opniao?

    Reply
    1. 64.1

      Fabrício

      Se ela disse, confie

      Reply
    2. 64.2

      Gisele

      Oi Rosilene!

      Faço coro com o FAbrício: confie em sua dentista!

      Realmente, após extrair um dente, a gengiva em volta do dente ao lado pode sofrer alterações (pensa no buraquinho que se forma ao lado do dente e que o tecido mole vai entrar nele.

      Daqui uns dias, no decorrer da cicatrização, tudo volta ao normal.

      ?s vezes, ficar mais gordinho, é reação do próprio organismo.

      Abraços

      Reply
      1. 64.2.1

        rosilene

        Obrigado por responder, vou confiar entao,
        muito obrigado vcs sao 10!!!

        Reply
  63. 65

    Thaise

    Olá doutora. No domingo (14/10/12), comecei a sentir uma dor de dente muito forte, e nesse mesmo lado do dente, meu rosto começou a inchar um pouco, passei a noite sem dormir e fui em um dentista assim que amanheceu, ao chegar lá, a dentista disse que eu estava com uma cárie e que precisava tira-la, então mandei ela fazer isso logo, ela fez todo o procedimento e falou que retirou toda a cárie, que colocou um remédio no dente e fechou o buraco com uma massa branca. A dor de dente parou, mas nesse mesmo lado do meu rosto onde o dente doía, está tudo inchado, e cada vez parece que está inchando mais. A dentista passou Amoxicilina 500mg, e estou tomando ele desde segunda-feira, mas não está mudando nada. Meu avô comprou hoje um remédio chamado Cimelide (nimesulida 100mg), vou começar a tomar ele no mesmo horário do Amoxicilina. ? normal demorar tanto assim pra desinchar? Ou o que devo fazer? Por favor, preciso de ajuda.

    Obrigada.

    Reply
    1. 65.1

      Gisele

      Olá Thaís!

      Se o inchaço do seu rosto realmente estiver relacionado ao dente que a colega removeu a cárie e colocou um curativo, acredito que ele tenha “dado canal” (isto é, seja necessário tratar o canal do dente, removendo, se ainda houver, o nervinho dele).

      Recomendo ligar novamente para a colega e relatar o que aconteceu!

      Abraços

      Reply
  64. 66

    thaty

    olá…extrai um siso inferior q ainda não tinha saído completamente do osso ( a extração foi muito complicada e dolorosa. Eu nunca tinha visto na vida um medico pedir ajuda de Deus rsrs ) ja se passaram 24 horas e ainda sangra um pouco, :( o medico não deu pontos será q é por isso q ainda esta sangrando? e é normal não levar ponto? desde já obg!

    Reply
    1. 66.1

      Gisele

      Oi Tathy!!

      Antes de mais nada, a pergunta que não quer calar: quem extraiu seu dente, um dentista ou um médico????

      EU, como dentista, nunca deixo uma extração sem pontos, pois acredito que seja fundamental para uma série de razões, a mais óbiva é fechar o buraquinho! Sério, é óbvio, mas tem colega que acaba não fazendo e aí PODE gerar sangramento, PODE entrar comidinha, PODE, PODE, PODE…

      Não acredito que seu sangramento venha só do fato de não ter uma sutura, talvez esteja mais ligado ao procedimento, como cortar osso, gengiva etc.

      Já respondi sobre sangramentos aí por cima, mas de qualquer forma evite cuspir demais, tome bebidas geladas, durma com travesseiro mais alto..

      E lógico: entre em contato com o colega (que tomara Deus seja um dentista – olha vc vendo outro profissional recorrer à ajuda lá de cima!).

      Abraços e melhoras!

      Reply
  65. 67

    thaty

    kkkk medico foi modo de falar doutora…obg por me responder, vc poderia me dar so mais uma dica? como fazer a limpeza no local, tenho medo de mexer com cotonete, meu medo é justamente o buraco q stá sem ponto rsrs.. ja fazem 4 dias notei q o local esta coberto por uma pelinha branca :( será q ja posso usar exaguante bucal e só isso vai resolver?

    Reply
  66. 68

    Sonia regina

    Amei sua pg. Tive a 5 anos cancer de orofaringe, e só agora consegui “permissão” para extrair o vizinho do siso do maxilar inferior direito, Como ja tive problemas com hemorragia quando extrai os sisos a 35 anos atras, fui para o dentista com o coração na mão e preparando as asas de anjo para subir pro ceu rsrsr…Graças a Deus e ao Dr. Narciso daqui de Santos, correu tudo muito bem. Só me incomoda um pouco o inchasso da bochecha ..como diz nossa amiga lá encima, estou parecendo meio “fofão” há algum medicamento ou procedimento que acelere o desinchar da danada da bochecha? Lí de cabo a rabo sua pagina e peço a Deus que ilumine sempre sua vida e seus dedinhos para ver respostas tão precisas quando encontrei aqui..Um abração enorme..

    Reply
    1. 68.1

      Gisele

      Olá Sônia,

      ? comum ficar ‘fofão’ por uns dias, isso por causa da manipulação do tecido.

      Como já se passou uma semana desde sua postagem (pois é, desculpe-me pela demora!) acredito que já tenha diminuído bem a sensação de inchaço. Um pouco de compressa ajuda a desinchar!

      Amém! Deus a abençoe pelos elogios :*

      Reply
  67. 69

    Tatiane

    Boa tarde

    Extrai um dente sexta-feira (19/10), tentei ao máximo seguir as orientações de repouso e alimentação, cheguei a trocar meu almoço por um sorvete de massa… mas hoje 4 dias depois fui dar uma olhadinha e vi que o ponto abriu, o ponto ainda está grudado no dente mas ele tá aberto… Liguei na clinica e outra Dra. me atendeu e disse que se não estiver doendo nem sangrando não tem problema ficar assim… tenho retorno sexta para tirar os pontos e estou desesperada por que não quero ficar com esse “buraco”.
    E agora???

    Reply
    1. 69.1

      Gisele

      Olá Tatiane,

      Infelizmente algumas vezes o ponto acaba se abrindo, ou se soltando. Já disse acima e reafirmo que EUZINHA não gosto de deixar o ponto aberto, mas desde que a cicatrização já tenha começado não vejo grande problema, a não ser pela sensação do buraquinho que acumula comida. Ainda assim, depois de remover a sutura, você terá esta mesma sensação, já que a cicatrização completa pode levar até 60dias! :(

      Abraços

      Reply
  68. 70

    paulo

    exrtrai um dente onten,e o terceiro depois do siso ,apos passar a anestesia doeu sangrou,ta inchado to com a cara do kiko.quanto tempo leva pra passar tudo isto?.

    Reply
    1. 70.1

      Gisele

      Olá Paulo!

      Depende um pouco entre cada paciente, mas uma semana é até normal a cara de Kiko :\

      O sangramento, se você seguir as orientações de seu dentista, pára rapido e a dor, basta tomar um analgésico.

      Melhoras!

      Reply
  69. 71

    Cristian

    oi extrai um dente ontem eu sou fumante eu fumei e quero saber como posso fazer limpeza ou depois de quantas hrs posso escovar o dente

    Reply
    1. 71.1

      Gisele

      Cristian, seu danadinho!!!!!

      Fumar logo após extração pode prejudicar e muito a cicatrização. O período para escovar os dentes é o mesmo de sempre, após alimentação, fumar (#CaraFeia), mas tomando mais cuidado na região ferida, passe a escova com mais cautela e na hora de remover o sabão, não faça bochecho forte.

      Evite fumar, sério! Isso – além do blábláblá que vc já deve estar acostumado – vai realmente prejudicar a cicatrização e também ao colega examinar no caso de alguma inflamação (já que não sangra, né?)

      Abraços

      Reply
  70. 72

    Michel Cerqueira

    eu acabei de rancar o dente quero e to sofrendo pra caramba doe muito nunca pensei que iria passar por isso na vida e peço a deus pra ele aliviar todas as dores que eu tiver de hoje em diante….

    Reply
    1. 72.1

      Gisele

      Oi Michel!!!

      Pois é, arrancar dente não é “fáceo”*** e as dores que vêm depois podem ser bem grandes, infelizmente. Tome um analgésico, prescrito pelo colega dentista, isso o ajudará (e a Deus tb) a aliviar a dor.

      Que Deus ouça suas precer :)

      Abraços

      ***usamos para exagerar a expressão’ não é fácil’

      Reply
  71. 73

    Noeli Oliveira

    Preciso mais uma vez da sua ajuda. So alérgica ao ar condicionado, trabalho o dia inteiro numa sala com ar, entrei numa crise de sinusite e a´pos muitas dores( que persistem) na área dos olhos e nariz meu dente começou a latejar e o rosto inchou. Tô fazendo ibuprofeno 300mg e amoxilina, porém vez a dor as vezes alivia mas é constante e o inchaçõ me incomoda. Aqui no Rio tá um calor insuportável, o que piora a situação… O que fazer?

    Reply
    1. 73.1

      Gisele

      Oi Noeli!

      Se já está medicada para a sinusite, é esperar a medicação fazer efeito. Sinusite pode refletir em dor de dente.

      Claro que pode ser problema em algum dente, então seria muito bom se um dentista examinasse e também radiografasse para tirar a dúvida ;-)

      Abraços

      Reply
  72. 74

    Bianca Vaz

    Boa noite! Extrai o último dente de ciso sexta passada, amanhã já fará uma semana, o trauma foi grande, o dentista teve que cortar o dente em quatro partes pra sair, as tres primeiras até que foram fáceis, mas o último pedaço demorou quase uma hora e meia, sofri demais, ele teve q tirar um pedaço do osso que não desgrudava do dente. Bem, resumindo estava perto demais do nervo e agora estou com parestesia, eh horrivel. Fico agoniada e irritada mas tenho fé que logo vou ficar boa. Queria saber se posso comer camarão ou devo esperar mais?

    Desde já agradeço pela atenção!

    Abraço

    Bianca

    Reply
    1. 74.1

      Gisele

      Oi Bianca!

      Pode comer camarão sim! Sem problemas.

      Abraços

      Reply
  73. 75

    Erika

    Oi Gisele! Primeiramente, parabéns por sua eficiência e rapidez em responder perguntas do pessoal desesperado! Se eu pudesse te dava um abraço hahahaha.

    Enfim, vamos ao meu desespero:
    Tirei um pré molar no último sábado, e não usei antibióticos nem antiinflamatórios, meu dentista não prescreveu. Foi tudo bem, e tal. Só que em momento nenhum fui avisada de que precisava higienizar o local da extração, e eu morria de medo de mexer no buraquinho e nos pontos e deixei quieto. Daí anteontem notei que sentia um latejar no local, bem de leve, que piorava quando eu abaixava a cabeça. Fui ao dentista pra ele olhar e ele disse que era perfeitamente normal, pois na minha cidade é um calor infernal e seria sintoma da pressão sanguínea na minha cabeça por conta do calor. E me disse pra limpar o local com um cotonete.

    Chegando em casa, peguei um cotonete e fui limpar (morrendo de medo) e não tive muito sucesso, pois a sujeirinha já instalada não quis sair, porém saiu um tico de pus no cotonete. Insignificante a quantidade, e também o local está livre de vermelhidão, e não sinto dor alguma. Pois bem, desde ontem a noite estou banhando com Malvatricin, espero que seja suficiente pra não causar nenhuma infecção e esperar segunda, quando vou tirar os pontos.

    Estou muito neurótica com isso, o que você acha do meu caso? Obrigada pela paciência desde já.

    Reply
    1. 75.1

      Gisele

      Erika, sua danadinha!!!

      Como que não higieniza uma região cirúrgica??? ¬¬

      Brincadeira, muita gente pensa como vc e tem medo de limpar, mas claro que quanto mais sujinho, pior.

      Se o colega examinou e não viu nada de errado, confie nele! Pode continuar com os cuidados que você tem tomado, como o bochecho com malvona que é um cicatrizante.

      Não deixe de escovar, agora vc jã sabe que pode!!!

      Melhoras

      Reply
  74. 76

    Erika

    Obrigada pela orientação, Gisele! Estou meio surtada, já que essa foi minha 1ª extração e ainda tenho 3 pela frente (vou colocar aparelho). Meu receio era ter necessidade de tomar antibiótico. Na verdade, tenho medo de passar a escova na região e os pontos se soltarem e/ou perder meu precioso coágulo. Ou você acha que 6 dias após a extração não tem mais chance de isso ocorrer?
    Outra perguntinha: Segunda vou extrair outro dente. Existe alguma pomadinha ou gel cicatrizante pra usar nas primeiras horas/dias da extração? E a partir de quanto tempo da extração já posso usar o Malvatricin?

    Reply
    1. 76.1

      Gisele

      Olá ?rika,

      Antibiótico só se infeccionar, senão não há necessidade!

      Passe a escova bem de levinho, mas se tiver dúvida, limpe com um cotonete que é mais delicado. Não precisa esfregar com força, apenas limpar.

      Infelizmente não há pomada cicatrizante neste sentido, apenas os cuidados básicos. Faça bochechos apenas depois de 48hs para não tirar o coágulo da região.

      Inté

      Reply
  75. 77

    Alexandre

    Boa tarde!
    Parabéns pela atenção e resposta.
    Quero tirar umas duvidas, tirei 4 sisos de uma vez sendo que 2 já tinham nascido e 2 não, bom tudo levo 1:15 achei bem rápido, 1 dente q deu muitoooo trabalho e é o q me preocupa agora.
    Tirei na segunda passada e na segunda agora tirei os pontos, uma semana e nem tomei remédio pra dor pq não senti dor e cicatrizou bem rápido, acho q no quarto dia já podia ter tirado os pontos kkkkkk
    Na hora de dar os pontos em um dos dentes o meu Dentista falo q minha gengiva estava rasgando e estava perdendo o ponto e fazer outro, ate ai blz, só que esse problema fez com que o osso ficasse pra fora e ele falo q teria que juntar a gengiva novamente.
    Quero saber só isso é simples e tem q fazer o quanto antes ou pode esperar? Ou quanto mais tempo pior que o local pode virar osso seco e ficar pior pra grudar a gengiva? PQ tinham marcado pra Sexta dia 9 e mudei pra segunda dia 12, pq tenho um concurso no domingo e nao queria correr o risco de nao estar bem na hora da prova por tomar remédios e inchado, mesmo eu nem ficando depois de tirar os 4 sisos, acho que meu organismo graças a Deus é bom pra isso.
    Obrigado pela atenção :D

    Reply
    1. 77.1

      Gisele

      Olá Alexandre!!!

      Acho que você já deve ter imaginado a resposta: quanto mais tempo, pior ficará :(

      Claro que 4 dias não farão a maioooooooor diferença do mundo, mas não protele mais que isso, já se foram bons dias desde a cirurgia né?

      Espero que tudo dê certo e boa sorte na prova do concurso!!
      Gisele

      Reply
  76. 78

    Débora Andrade

    Cheguei aqui pelo mesmo motivo de muitos, extraí um pré-molar para fins ortodonticos e queria confirmar as recomendaçoes recebidas. Ta td correndo mt bem (exceto o siso nada a ver que resolveu coroar dois dias depois da extracao!!) e so queria parabenizar a Gisele pela paciencia de mais de um ano depois do post ainda vir responder perguntas. Isso que é dedicação :) Espero que msm com tds os percalços da profissao (que imagino que nao sejam poucos!) vc consiga manter essa boa vontade e animo!

    Reply
    1. 78.1

      Gisele

      Oi Débora!!!

      Não tenha dúvidas que a mesma dedicação (ou até maior) que venho aqui responder perguntas, tenho há 10 anos em meu consultório. ?s vezes ele é o ladraozinho de tempo que me faz demorar vir aqui responder algumas dúvidas – mas eu venho!!!

      Agradeço enormemente suas palavras e acredite: são pessoas como vc (muitos outros que elogiaram este post e muitos dos meus pacientes) que fazem valer a pena cada minuto sentada em frente ao computador tentando ajudar da melhor forma possível.

      Abraços e boa recuperação em sua cirurgia!
      Gisele

      Reply
  77. 79

    Bruno Ferraz

    Olá, removi um dente na segunda e ele sangrou até as 5am, que foi a hora que mordi um pedaço de algodão e o sangramento parou. Porém hoje ele começou a soltar uma secreção, como pus, e um odor ruim. ? normal? Devo me preocupar ou tomar alguma coisa? Já estou tomando um analgésico com antiinflamatório.
    Obrigado

    Reply
    1. 79.1

      Gisele

      Olá Bruno!

      Recomendo contatar seu dentista e pedir que ele examine e prescreva alguma medicação, se ele/a achar necessário.

      Secreções podem ser pus (infecção).

      Abraços e melhoras!

      Reply
      1. 79.1.1

        Bruno Ferraz

        Obrigado pela atenção Gisele!
        Já contactei minha dentista e marquei um horário.
        Nota 1000 a página. Parabéns

        Reply
  78. 80

    Mariana

    Há 7 meses atrás, fiz uma cirgia para implantar uma placa de titânio (cirurgia de ancoragem) bem na parte de trás da boca, na parte superior, pra alinhar a mordida e não ter que extrair um dente. Fiquei muito mal e inchada 1 mês aproximadamente e o dentista teve que drenar. Depois ficou td bem, mas agora estou com muita dor e minha bochecha está bem inchada e um pouco dura! Ele disse pra tomar antiinflamatório, mas será que nao é necessário tomar antibiótico tb? Será que meu corpo está rejeitando a tal placa e os seus parafusos? Não recomendo essa cirurgia pra ninguém, se soubesse teria extraído um dente e ficado alguns meses banguela com muito orgulho!!!

    Reply
    1. 80.1

      Gisele

      Olá Mariana!

      Se o colega já avaliou e optou por apenas dar antiinflamatório, confie nele!

      Antibióticos usamos apenas quando tem secreção purulenta ou sinais de infecção :)

      Não desanime com seu tratamento proposto, tenho certeza que ficará muito melhor preservando-se estes dentes antes indicados para extração.

      Abraços

      Reply
  79. 81

    Letícia

    Boa nte, Tive que extrair o siso direito inferior na quarta feira,e hoje eu fui olhar no espelho e percebi que tem um buraco próximo aos pontos,dentro do buraco percebi algo como uma carne branca e na bochecha também?o que poderia ser isso? além de estar com um gosto e cheiro horrivel na boca. me ajudeeeem!

    Reply
    1. 81.1

      Fabrício

      Olá Letícia … Pode ser resto de alimento. ? comum acumular nesses locais nos dias próximos à extração. Viste seu dentista e confirme isso. Abraço

      Reply
  80. 82

    Thiago

    Bom dia!!

    Extrai os dois sisos superiores no dia 13/11!! A extração foi tranquila, os dois já estavam “crescidos”, ou seja, não foi necessário nenhuma intervenção cirúrgica como quebrar o dentes em várias partes, cerrar o osso ou cortar a gengiva. A pós extração está tranquila, nenhum inchaço e com muita pouca dor. Gostaria de saber se, hoje, 2 dias após a extração já posso fazer exercicio fisico, como jogar futebol??

    Reply
    1. 82.1
  81. 83

    Fellipe

    Boa tarde, retirei um dente faz cerca de 24hrs
    Na hora da cirurgia houve uma dificuldade com uma raiz para ser extraída, felizmente ocorreu tudo bem
    Estou um pouco preocupado com a higienização (se ja passo passa um cotonete, e como li um recomendação de passar antisséptico e fazer um leve bochecho mexendo a cabeça ?!) e pelo que observei parece que machucou bastante a gengiva e o céu da boca, e parece que em volta esta ficando branco, o que seria essa “macha branca” em volta da cirurgia?
    Não ta inchado nem doendo, estou tomando os remédios.
    e mais uma pergunta rs
    Continua saindo um pouco de sangue ainda sinto gosto e o lado da língua reparo um pouco de sangue, isso é normal?

    Reply
    1. 83.1

      Fabrício

      ? normal sim Fellipe … sobre a higienização, não faça movimentos vigorosos (nem com a escova e nem com bochecho) pois a região onde estão essas manchas brancas (que tbm são comuns) está cicatrizando. :D

      Reply
  82. 84

    marcos

    Extrai o dente quinta feira, hoje é domingo e meus potos saíram sozinhos (3 dias).
    Tem algum risco?
    era pra eu voltar lah quita feira pra tirar os pontos (semana depois).

    (ótimo site me ajudou bastante!)

    Reply
    1. 84.1

      Fabrício

      Risco algum Marcos … se sau sozinho é pq seu organismo não precisava mais dele :D

      Reply
  83. 85

    Thiago Reis

    Oi, bom dia!
    Demora quanto tempo para que meu rosto desinche? Tem algo que eu possa fazer, além da compressa, para agilizar esse procedimento?

    Dúvidas a parte, o site é muito bom mesmo, ótimo, ótimo. Parabéns!

    Reply
    1. 85.1

      Fabrício

      O inchaço é um processo natural do seu corpo, que manda as defesas para o local da extração através de líquidos corporais. Assim que a lesão começar a cicatrizar (2 ou 3 dias em média) o inchaço vai embora :D

      Reply
  84. 86

    Tatiane

    eu extrai doi premolares as duas semanas porem nasceu como se fosse uma bolinha na minha gengiva com um cisto (igual nasce na pele)
    e quando mexo ele fica dolorido isso é normal?

    Reply
    1. 86.1

      Fabrício

      Mostre a seu dentista. impossível responder sem ver. :D

      Reply
  85. 87

    Giovanna M Barros

    Estou com 3 sisos inclusos e vou precisar extrair. Possuo tb discreto prognatismo mandibular e gostaria de saber se existe uma opção alternativa à cirurgia ortognática, pois o que mais me incomoda é a mordida cruzada (apareceu com o nascimento do siso, tem algo haver?), o prognatismo em si não me incomoda muito e eu não gostaria de ter que mudar minha aparência, sem falar nas complicaçoes e o pós-operatório da cirurgia, o que vcs acham? Dá pra resolver extraindo o siso e colocando o aparelho ou seria necessário fazer logo a ortognática?

    Reply
    1. 87.1

      Fabrício

      Giovanna … pode ser que seu caso não precise de cirurgia, mas só um ortodontista analisando sua documentação poderá dar a palavra final. :D

      Reply
  86. 88

    Lucas Alexandre

    Extrai dois, pensa na dor do boneco…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Reply
  87. 90

    Jéssiica Regina Rocha

    tirei meu dente do juizo hoje dia 05/12/12
    posso ir pra aparecida do norte dia 08/12/12???
    Ajudem me

    Reply
  88. 91

    Wagner Alves

    gente!!! extrai 11 dentes superiores de uma vez so, pois estou com uma doença no final do osso e no mesmo dia implantei 14 pinos, e no mesmo dia lavei meu carro, fui a formatura de minha filha, so doi um pouco mas… e um mal nescessario

    Reply
  89. 92

    Eduardo M. Wee

    Assim, extrai 2 dentes sexta mais tipo não está doendo nada mais. Será que posso jogar futebol amanhã ? ou pode acontecer alguma coisa '-' responde se possível hoje plis (: obg ! ( TEMPO 2 DIAS)

    Reply
  90. 93

    Marcos Naoto

    Olá! Fiz a extração de 3 sisos na quinta, dia 06/11, os dois superiores e o inferior direito. Apesar do inferior ter dado mais trabalho (teve q ser cortado), está dolorido e inchado mas não sangra. Os dois superiores já tinham nascido, estava bem posicionados mas estavam ferindo a bochecha então foi mais rápido extrair q dar os pontos!
    No lado esquerdo, que estava tudo certinho, com os pontos bem feitos, tinha parado de sangrar menos de uma hora após a extração, no sábado, dia 08, voltou a sangrar. Não é um sangramento extenso, mas não pára. E qdo passei a lingua, senti como se uma parte da gengiva estivesse escapado dos pontos. O que eu faço? Meu retorno está marcado só pra outra segunda. Tento remarcar pra essa segunda para q o meu dentista dê uma olhada?

    Reply
    1. 93.1

      Fabrício

      Se remarcar vai te deixar mais tranquilo, o faça :D

      Reply
  91. 94

    Noreen Ahrmad

    eu tirei o dente tem 20 dias e ainda tá aberto quando respiro doi e a agua passa da boca pelo nariz e a doutora me disse que era normal poque o osso não se formou mais eu não poço comer no local tenho medo de entra algo e sinto que tá aberto eu tirei um dente da parte superior da boca lá de trais de 3 raizes me responde po favor se isso tá certo não aguento mais essa duvida quero que a gengiva se feche

    Reply
    1. 94.1

      Gisele

      Olá Noreen,

      Não, não é muito normal esta comunicação entre nariz-boca, embora seja algo que possa acontecer em uma cirurgia de dentes posteriores.

      Já estamos há mais de um mês da cirurgia (desculpe-me pela demora em responder), mas seria interessante um controle radiográfico desta região. Sugira isso ao seu dentista, caso ainda não tenha fechado!

      Abraços

      Reply
  92. 95

    Edilane

    DRª depois que eu extrai o meu siso eu estou engasgando a toa de ficar sem respiração,é normal?já extrai ele à 8 dias.desde já agradeço.

    Reply
    1. 95.1

      Fabrício

      :o N?O … N?O ? NORMAL … PROCURE SEU DENTISTA

      Reply
  93. 96

    luciana mello

    Boa noIte, DRª
    iniciei um canal no meu dente canino sendo que ele quebrou tive que extrai sendo que o dentista acabou com a minha boca eu uso uma protese pois naum tenho um dente da frente pois perdi por conta de um canal mau feito tb tenho sentido muitas dores na gengiva a extração foi na sexta feira dia 14/12 ainda estar inchado e com ponto mais naum quero voltar nesse dentsta pois estou com trauma dele tenho banhado com “OX VOL10 E MALVONA por minha conta” e um antiflamatorio que ele passou por 5 dias que termina hj dia 18/12 no buraquinho do dente onde estar o ponto tem tipo uma massinha branca oq seria isso pode estar inflamado? o inchasso e normal na gengiva tendo hj 5 dias quanto tempo demora p/ cicatrização..?preciso trocar minha protese pois agora tem que acrencentar mais um dentinho ja posso tirar o molde?
    SERA QUE UM OUTRO DENTSTA TIRARIA O PONTO COM QUANTOS DIAS POSSO TIRAR?
    muito obrigada,Boas festas!!

    Reply
    1. 96.1

      Gisele

      Olá Luciana,

      Inchaço depois de extrair um dente é normal, acho que agora já está tudo normalizado né? (Desculpe me demora em atender sua dúvida).

      Você já pode executar a moldagem de nova prótese sim, mesmo depois da extração. Eu costumo aguardar uns 15 dias para começar o serviço definitivo, mas um provisório já pode ser colocado de imediato.

      Não tenha traumas de dentistas! Procure um colega em quem você confie, há muito mais “bons dentistas” que “maus” – graças a Deus! :)

      Reply
      1. 96.1.1

        Gisele

        Ah! e ótimo 2013 para vc, obrigada pelos votos de boas festas

        Reply
  94. 97

    Carol

    Gisele, tirei meus sisos a uma semana. Apos a cirurgia me recuperei bem. No entanto, desde que tirei os pontos ( a 3 dias) nao consigo abrir minha boca direito, nem mastigar. Sinto dor ao comer algo. Tambem percebi que estou sentindo dor de cabeça desde que tirei os pontos. Isso é normal??

    Reply
    1. 97.1

      Gisele

      Oi Carol!

      Será que não deu uma pequena infeccionada na região cirúrgica? Quando retira os pontos, se neles estavam com placa bacteriana (sujeirinhas) e caiu dentro do buraquinho pode infeccionar e dar esta dorzinha no paciente.

      Higienize bem o local (tem dicas disso aí para cima) e melhoras!

      Abraços

      Reply
  95. 98

    Ze

    Eu quebrei o maxiliar infreior do lado esquerdo.
    Realizei a operação clocando uma placa para unir os dois lados do maxilar.

    Ate ai tudo bem estou muito bem e a operação foi um sucesso pelo que falei com o doutor.

    Gostaria de saber se posso realizar uma viajem apos 11 dias de operado de aviao?
    A pressao do avião pode influenciar em alguma coisa? e verdade que a placa dilata ou comprimi com o passar dos anos ou se sofre alguma alteração atmosferica?

    Fico no aguardo se alguem passou por isso ou ja esteve em situação parecida.

    Reply
    1. 98.1

      Gisele

      Oi Zé!

      Que susto hein? Quebrar o maxilar não deve ser fácil :(

      Até onde eu saiba barras cirúrgicas não sofrem dilatações/compressões em aviões ou em outras condições, mas não sou (e passo muito longe de ser) especialista neste assunto. Acho que o colega que lhe operou saberá melhor que eu te responder esta dúvida. Ah! e não deixe de compartilhar conosco…

      Dentes podem sim, sofrer neste caso, o que chamamos de “Barodontalgia” – nome bonito né? – que é a dor do elemento devido a alteração de perssão atmosférica. Mas a placa metálica realmente não sei se sofre… #BoaPergunta!

      Abraços e ótima recuperação

      Reply
  96. 99

    Débora Pereira

    Oi!!
    Procurando respostas p/ minhas dúvidas, achei esse blog e fiquei encantada c/ sua boa vontade e carinho, parabéns!!
    Extraí dois dentes (o siso e o vizinho, não sei o nome…) na segunda, 17/12… nos primeiro e segundo dias fiquei bem, mas do terceiro em diante tenho sentido dores terríveis no local!! Fui ao meu dentista na quinta, 20/12, preocupada com as dores fortes e ele olhou, disse q está tudo bem, sem inflamação e com os pontos… prescreveu mais ibuprofeno (q já tinha acabado) p/ a dor. Estou tomando antibiótico desde dois dias antes da cirurgia até hj… intercalo o ibuprofeno c/ dipirona pois não aguento a dor!! é normal isso, doutora?? estou comendo só sopa e sorvete, minha abertura e mastigação já melhoraram bastante, é mais a dor local mesmo q me preocupa… ah, sou fumante, mas tenho fumado o mínimo possível, pois sei q é ruim p/ cicatrização… Por FAVOR, ME AJUUUDE, T? FICANDO MEIO DOIDINHAA!! Será q vou conseguir comer peru dia 24?? abraço, desde já agradeço!

    Reply
    1. 99.1

      Gisele

      Olá Débora,
      Já estamos quase pulando Carnaval e não respondi ainda se poderá comer peru no Natal, né? Desculpe-me!

      Que bom que ao menos diminuiu o cigarro durante o processo de cicatrização (podia encarar uma parada total, hein? hein?). A dor na região cirúrgica é normal, até certo ponto, claro.

      Mesmo uns dias depois o paciente pode sentir um pouco de dor, durante a cicatrização da ferida.

      Espero que já esteja melhor e, claro! que tenha comido o peru de natal :)

      Reply
  97. 100

    Aninha

    Drº Tirei 2 cisos no dia 20 de dezembro e os pontos o dentista disse que eu deveria tirar em 7 dias mas a data que seria para eu ir la para tirá-los ele estará de recesso ou seja…seria dia 27 e ele só retornará dia 07 de janeiro….posso ficar com os pontos esse tempo todo?19 dias? Não vai infeccionar?
    Obrigada

    Reply
    1. 100.1

      Gisele

      Olá Aninha,

      Não há problemas em passar de sete dias para a remoção dos pontos!

      Abraços

      Reply
  98. 101

    isabelli

    quando estiver com dor no maxilar procure 1 dentista que ele vai passa aparelho

    Reply
  99. 102

    Erica

    Olá, gostei do site, estão de parabéns com as respostas!!

    Minha dúvida é o seguinte: eu fiz a cirurgia e tireri dois dentes do siso na sexta 04/01/13 no lado direito, e foi horrível pra mim….nossa, não sei se é porque fiquei muito nervosa…mas eu passei mal, quase desmaiei de verdade, me deu tontura, a dentista teve que parar a cirurgia e me dar água e me abanar pra passar…afff….e como o dente estava muito duro e difícil (o de baixo, porque o superior foi rapinho), ele quebrou e depois que eu passei mal ela não conseguiu tirar o pedacinho da raiz que ficou lá, ela deu os pontos e deixou, porque já tinha aprofundado muitoo…então, queria saber se tem problema isso, de ficar um pedacinha da raiz aqui?? E minha boca esta bem inchada ainda, e hoje já é o 3º dia ou 4º…..parece uma bola do lado direito dolorida e as vezes coça…é normal? E também deu uma afta na minha boca do lado direito quase na frente….ai isso fica ardendo e incomoda….tem alguma pomada que e possa passar? Estou tomando Antibiótico, anti-inflatório, Dipirona e Vitamina (essa por um mês)…..estou perguntando, porque a dentista que fez a cirurgia em mim é de SP e não vem sempre, ela veio fez a cirurgia e já foi embora….ai fica ruim de falar…..

    Fico muito grata em me responderem….estou preocupada e nem sei que vou ter coragem de tirar os outros dois….foi muito sofrimento….na hora queria sair correndo do consultório…rsrsrsrs, não pela dentista ela é boa…mas pela situação em si….acho que tenho muito meddoo…

    Obrigada

    Obrigada

    Reply
    1. 102.1

      Fabrício

      Olá Erica … sobre o “pedacinho”, se ele for menor que 1/3 da raiz o trauma que precisamos provocar pra removê-lo é mais nocivo a você que a permanência dele. Sobre as aftas isso se deve provavelmente à fricção dos instrumentais com a mucosa do lábio. O inchaço é normal tbm, fique tranquila. Ligue pra ela e pergunte qual pomada ela recomenda. Abs :D

      Reply
    2. 102.2

      Gisele

      Oi ?rika!

      O Fabrício já super te respondeu, mas duas opiniões valem mais, não é? Não se assuste com a explicação a seguir, porque tenho certeza que não é seu caso!

      Eu também não me importo em fazer o “sepultamento de raíz” (afinal o pedaço quebrado fica enterradinho lá no osso, né? =P), desde que o dente não esteja infeccionado. Isto é, sabe aqueles dentes que não tem salvação porque estão infeccionados, até com pus, vulgo ‘dente podre’?? então, este pedacinho é suspeito de ficar poque havia a tal infecção.

      Dificilmente sisos estão neste estado e são indicados para a extração por falta de espaço ou porque estão em posições ruins para a arcada.

      Reafirmo: eu não me preocuparia em deixar um tiquinho de siso para trás; certamente a colega que fez a cirurgia indicará ao colega que trata de você normalmente um acompanhamento de radiografia só para ver como a raizinha está.

      Quanto a ter desmaiado, temos uma série de razões, entre elas o nervosismo pela situação (nunca vi fila de gente querendo arrancar dente, sério!), às vezes por estar calor, por estar sem se alimentar corretamente, o próprio medo de dentista faz muito paciente passar mal.

      Tenha coragem para o outro lado, menina! Vai dar tudo certo, temos certeza :D

      Reply
  100. 103

    caroline

    Boa Noite, extrai dois sisos no msm dia ambos superiores no dia 08/01/13 e do lado direito foi bem rapido e nao sinto nada, ja o lado esquerdo foi bem trabalhoso e resultou na buchecha completamente inchada e dolorida e nisso nao consigo nem abrir minha boca porque doi. Estou só me alimentando de pure, sorvete e gelatina, mais pela dificuldade de abrir a boca ate isso esta dificil de comer. ? normal essa dificuldade de abrir a boca? Doi demais e com isso nao consigo escovar direito os dentes o que faço?

    Reply
    1. 103.1

      Fabrício

      Normal sim … fique tranquila

      Reply
  101. 104

    Deilane Feitosa

    parabens pelo site,
    me servio muito e me confortou tambem kkkk
    bom usei aparelho odontologico por 1ano e meio e agora ele disse que tenho que extrair 4 dentes os sisos, 2 superiores ja foram, ele tirou no mesmo dia ,e entem ele extraio um de baixo. sabe estou começando a ter fobia de dentistas, odiei a extraçao de ontem…. Meu rosto ta muito inchado e quando coloco gelo parece que piora sei la minha vo diz que aroeira ajuda na cicatrizaçao…. E voce o que me orienta? To fikando doidinha já.bjos

    Reply
  102. 105

    deilane

    ola parabens por tudo… Estou ficando com fobia de dentista por conta de extraçoes de 3 sisos falta so um mais nao estou com coragem… Medo sei la nao queri que minha bok fike inchada de novo como esta agora aff” minha vo diz que aroeira é bom para cicatrizaçao é verdade? O que mais posso fazer alem de tomar antiflamatorios para diminuir o inchaço..

    Reply
    1. 105.1

      Fabrício

      Aroeira ??? Tá brincando né ???

      Reply
  103. 106

    deilane

    ola bom otimo site!
    adorei!!!
    eu fiz um tratamendo com aparelho odontologico por 1 ano e meio e ao retirar ele disse que tinha que extrair 4 dentes os sisos, 1º tirei os dois de cima blz, depois ele retirou ontem 1 de baixo do lado direito; eu nao aguento essa agonia! estou tao, tao, sei la com tralma de dentistas, meu dente ta super inchado sabe! e eu nao gosto de tomar comprimidos grandes, só de saber ja fico nervosa, é serio ate choro!kkkkkkk –>? SERIO. em fim(momento desabafo) bom quero saber pq assim ele disse que nao ia nascer mais tinha que tirar? o problema é que estou com tralma de dentistas agora!!!! o que eu faço nao quero tirar o outro!!!! e tambem queria saber se aroeira ajuda na cicatrizaçao!!!!!!
    obg pela atençao!
    deilane feitosa

    Reply
    1. 106.1

      Fabrício

      Delaine … extração de siso inferior é assim mesmo, mais complicadinha que o superior. Não tenha medo. Mas não recomendo nada além do que seu dentista prescreveu para a cicatrização.

      Reply
    2. 106.2

      Gisele

      Oi Deilane!

      Gosto muito de usar remédios fora da alopatia (remédios que a gnete compra pronto na farmácia), mas para o uso de plantas medicinais eu teria cautela e consultaria alguém que prescreva de forma correta e bem direcionada.

      Por exemplo: o chá de cravo (busca aqui no VDD que você achará um texto sobre ele) é um medicamento natural bom para a cicatrização, mas só o recomendo porque uma amiga que fez curso de homeopatia indicou para mim, para que eu usasse em meus pacientes.

      Plantas como a batata tem seu fundo cicatricial, mas não faço a menor ideia como usar. Assim como não faço ideia se aroeira é cicatrizante.

      Se o colega que a atendeu não prescreve homeopatia, ou mesmo não acredita neste tipo de tratamento, por mais que o conhecimento da vó, da tia ou do Google sejam simplistas, acredite no que o colega prescreveu. Não sabemos, por exemplo, se a aroeira possa interferir na ferida cirúrgica (já pensou um bichinho pregado na planta e que caia no buraquinho da cirurgia???); Deus nos livre!

      Faça apenas o que seu dentista recomendar.

      Abraços

      Reply
  104. 107

    Letícia

    Vou extrair um dente na quinta-feira e já tinha uma viagem para o final de semana, tem algum problema viajar de carro?
    Ps: Não sou eu que vou dirigir

    Reply
  105. 108

    Letícia

    Depois da extração do dente em quanto tempo eu posso pegar sol? Porque vou extrair o dente quinta- feira, e viajar no sábado para passar o final de semana em um resort. Posso banhar na piscina sem nadar e fazer esforço?

    Reply
    1. 108.1

      Gisele

      Olá Letícia!

      Não pode ir pro resort, não pode banhar na piscina nem tomar sol… tudo isso pq estamos morrendo de inveja e seremos maldosos com vc =P

      Brincadeirinha! Pode aproveitar e muito sua viagem; evite sol muito forte pois isso pode inchar um pouco a região da cirurgia. Use bonés ou guarda-sol nos picos de sol, não esqueça o protetor solar. Se perceber que inchou um pouquinho, tome coisas geladas e se der faça uma compressa fria no lugar (gelo enrolado numa toalha de rosto, por uns 20minutinhos).

      Boa cirurgia e ótima viagem!

      Reply
      1. 108.1.1

        Letícia

        Obrigada Gisele!!!
        A tão temida extração é hoje a tarde…
        Não vou mentir ainda estou morrendo de medo, não da extração em si, mas do que vem depois, medo de doer muito quando passar o efeito da anestesia…
        Mas vou encarar essa!!!

        Reply
        1. 108.1.1.1

          Gisele

          Depois nos conta como foi a recuperação (e a viagem hehe)!
          Abraços

          Reply
  106. 109

    Wesley Mágno

    Pessoal , Retirei o meu 1° Molar hoje, é muito chato, tenho 21 anos só e ja precisando de extração?!
    Foi tenso demais, ainda mais eu que tenho cisma de ir ao dentista, Uso anestesia , mas quando vejo a a agulha parece que a anestesia perde o efeito sinto como se fosse agora , aplicando. kkkkk
    Mas um concelho, Dente começou a doer, Vá ao dentista URGENTE!!!
    Se eu tivesse ido,. nao tinha perdido meu dente!
    Abraços

    Reply
    1. 109.1

      Gisele

      Poxa Wesley… que pena hein, “seu moço”, perder um dente tão importante assim e tão jovem!

      Bola para frente, agora você já sabe que com dor de dente não se brinca e tem que enfrentar o medo e correr para o dentista cuidar dele. Digo mais: é melhor correr ao dentista 2 vezes ao ano para ver se não há nenhuma cárie, antes que a dor aconteça!

      Abraços

      Reply
  107. 110

    Hamilton Silva

    Ontem extraí um dente incisivo. Posso tomar um whisky hoje ?

    Reply
    1. 110.1

      Gisele

      Olá Hamilton
      Não deveria, principalmente se estiver sob o efeito de algum medicamento que o seu dentista tenha passado, pois é bem sabido que o álcool “corta o efeito” dos remédios.
      Abraços

      Reply
  108. 111

    Hamilton Silva

    Oi, Gisele

    As extrações foram duas, mas foram com bastante sucesso. Não encaro com bom grado uma cadeira de dentista. Para mim, subir na cadeira odontológica é mesmo que sentar na cadeira elétrica.

    Um beijo

    Reply
  109. 112

    Salomão

    faz uma semana q extraí dois pre molares, ainda doi bastante, mas gostaria de saber como posso fazer a higiene, pois sinto um gosto horrível e nao sei quais alimentos posso comer ja q ele podem se acumular na ferida

    Reply
    1. 112.1

      Gisele

      Oi Salomão!

      No texto há a explicação de como higienizar o local, além de já termos respondido isso a outros seguidores.

      Quanto aos alimentos, vida normal!

      Abs

      Reply
  110. 113

    Gabrielli

    Hehehe, o Wesley com 21 anos e é novo para extrair um dente. E eu? Tenho 16 anos e extrai um dente hoje, “elemento 37″ assim disse a minha dentista, é o último dente da minha boca. Foram 4 anestesias e ainda assim eu senti bastante de dor, como se nem tivesse anestesiado. Ta sangrando pra caramba, ele era um canal que eu enrolei pra fazer a muito tempo e resolvi extrair, bem, como devem ter percebido, eu sofri pra caramba na cadeira da dentista, hahaha, to até traumatizada, tenho outro canal para fazer. Bem, eu tenho comido legumes bem cozidos, purê de batata quase frio, suco geladinho, gelatinas e sorvetes aos montes, estou adorando, pelo menos em tudo tive um lado positivo né? Enfim, eu estou com um pouquinho de medo na hora de retirar os pontos, vai doer? Ah, estou tomando dipirona para dor, tem aliviado, mas o que me incomoda é o fato de que não consigo mover meu maxilar, consequentemente não posso rir, coisa que eu amo. Tenho feito os bochichos como nas instruções lá em cima, mas dói um pouquinho, é normal? Valeu pelas dicas, ajudaram bastante, eu tava meio aflita aqui com medo de fazer algo errado, haha. :)

    Reply
    1. 113.1

      Gisele

      Oi Gabrielli!
      Como diria meu saudoso avô “Ara faça ideia!!!!” já extraiu um dente permanente, menina! Mais cuidado, viu?!

      Não irá doer na hora de tirar os pontos, no máximo uma “cosquinha” na região, quando puxar o fio. Não durma com gaze, não há necessidade disso se já tiver parado de sangrar – aliás, gaze vai fazer com que remova o coágulo que forma (expliquei sobre isso aí pra cima!).

      Trate o outro canal logo, para não perder mais um,
      Abraços!

      Reply
  111. 114

    Gabrielli

    Ah, dormir mordendo um pedaço de gaze, tem algum problema?

    Reply
  112. 115

    Bruna

    Olá Gisele!
    Estou faz uma semana olhando os comentários toda curiosa para saber oq eu ia passar.. hehe
    Eu e meu namorado tiramos 2 sisos.. e foi normal a cirurgia.. o dele um pouco mais difícil, mas em meia hora nos dois já estávamos prontos. Isso foi na quinta-feira dia (24/01), acontece que, hoje, o meu está doendo.. nao sei se eh por conta da áfta q estou na lingua e na gengiva(que é do msm lado q extraí os dentes).. e parece que empretejou um pko minha gengiva inferior.. perto do meu ultimo dente.. fiquei preocupada. Ainda mais que hj tb, o meu namorado, amanheceu com mt dor, pus e o dele tb empretejou.. ? normal empretejar? Ele está tomando antibiótico.. Será q eu preciso tomar tb? No meu caso, abro a boca e cvs normalmente.. ele nem consegue abrir a boca!
    E pra piorar, nossa dentista, viajou! vai ficar essa semana toda fora :/

    Reply
  113. 116

    Alamino Aline

    extrai um molar e a minha dentista apertou muito os pontos e nao consigo limpar faz 4 dias e ta doendo muito, fui limpar com o cotonete e periogard ta com mau cheiro e parece estar inflamado ja acabei com dipirona, o que faço??

    Reply
    1. 116.1

      Gisele

      Olá Alamino,

      Procure o colega que fez a cirurgia, pode estar infeccionado e é melhor ele avaliar e prescrever medicação.

      Abs

      Reply
  114. 117

    michele

    oi Gisele, parabens pelos posts…adorei. Bom, eu extrai o siso inferior esquerdo na segunda feira dia 21/01, foi uma remoçao dificil, teve que “cortar” o dente. senti muita dor após, e na sexta feira dia 25 fui ao posto de saude porque estava com muitaaaaa dor. eles receitaram mais analgesicos. no domingo dia 27 a dor continuou intensa e fui a emergencia odontologica, lá a dr me disse que não tinha sinal de infecçaõ, elafez a limpeza e colocou la no buraquinho um antibiotico, alem de receitar injeçoes de diclofenaco, assim que tomei a primeira a dor cedeu, porem ao passar o efeito a dor retorno, minha gengiva ao lado de onde foi removido o dente esta inchada e a bochecha ao lado dele tem como se fosse um caroço durinho e dolorido. Estou com medo de ter ficado algum pedacinho de dente ali, é normal sentir tanta dor? é uma dor latejante porem cede com o uso de medicamentos. Esse inchaço na gengiva e bochecha sao normais mesmo depois d uma semana? e a dor que latejante irradia que pro ouvido, tambem é normal?Gisele por favor me ajude!

    Reply
  115. 118

    Ana Paula

    Bom dia,
    extrai meus dois sisos na terça feira dia 29/01, e até hoje estou sentindo um pouco de dor, percebi q onde estão os pontos está branco parece uma massa branca q se formou, isso é normal será q é alguma inflamação? Lembando q não chegou a sangrar.

    Reply
    1. 118.1

      Fabrício

      Essa massa branca é normal … faz parte da cicatrização do local e já pode ser escovada pra ser removida. Em caso de dúvida consulte seu dentista :D

      Reply
  116. 119

    Renata

    Extrai um dente as 17h de sexta… Sao 22h e ainda esta tendo sangramento. ? normal? Qd deve parar?

    Reply
    1. 119.1

      Fabrício

      Se for sangramento grande procure seu dentista. Se for só “gostinho” de sangue na boca ou visível quando você cospe, fique tranquila. :D

      Reply
  117. 120

    Iago

    Olá, arranquei um dente as 13:00 hrs dia 11/02/13 e meu dentista não especificou a limpeza, posso escovar os dentes normalmente ou só bochecho?
    Obrigado!

    Reply
  118. 121

    francy mikaelly

    boa noite, nessa segunda, dia 18/02 eu extrai m molar, o que fica antes do ciso. Extrai as14:30, depois que cheguei em casa nao sent dor e parou de sangrar, so que agora de noite, as 23:00 percebi que meu pontos parecem que soltaram. o que devo fazer? Devo voltar pra costurar de novo? Desde ja agradeco sua resposta. Um bom dia…
    Ps: adorei o blog.

    Reply
  119. 122

    BIA

    EXTRAI O MEU DENTE DO SISO, , TOMO MEDICAMENTOS P?S AVC ( ASPIRINA PREVENT,CLOPIDOGREL, VASODIPINA E OUTROS 7 MEDICAMENTOS), MAS PAREI 3 DIAS ANTES DA EXTRA??O , E AINDA SINTO GOSTO DE SANGUE NA BOCA, ? NORMAL?
    OUTRA COISA ACHO QUE O DENTISTA FOR?OU UM POUCO E ESTOU COM O CANTO (DE FORA) DA MINHA BOCA MACHUCADA, COM AFTA E BOLHAS, ? NORMAL?O QUE POSSO PASSAR OU FAZER PARA MELHORAR, ALEM DE DOER ESTA MUITO FEIO, TRABALHO COM PUBLICO E AFETOU MINHA APARENCIA E AUTO-ESTIMA. GRATA

    Reply
    1. 122.1

      Gisele

      Olá Bia,
      Provavelmente você já tenha retomado suas medicações pós-AVC, isso fará com que seu sangue ‘afine’ novamente e pode ter algum pequeno (e não muito problemático) sangramento na região cirúrgica.
      Para tirar a dúvida, melhor ir até seu dentista e pedir para ele avaliar.
      Quanto ao machucado no canto da boca, infelizmente, é normal de acontecer. Para dar apoio para remover o dente, algumas vezes o instrumento cirúrgico força o tecido e o machuca.
      Abs

      Reply
  120. 123

    Flavia

    Olá doutora, extrai dois sisos inferiores ha 5 dias, e hoje notei que a gengiva que envolve o dente do 2° molar esta solta, não dói mas encomoda. ? normal isso?

    Reply
  121. 124

    Silvia

    Boa noite!

    Amanha volto a minha dentista para retirar os pontos mais ainda sinto dor, isso é normal?

    Reply
    1. 124.1

      Fabrício

      Pode ser … depende. :D

      Reply
  122. 125

    Tiago

    olaa ! extrai um dente quarta feira dia 27, ainda estou com os pontos e tal. Queria saber se ja posso jogar futebol hoje dia 02 ?

    Reply
    1. 125.1

      Fabrício

      Vai que é tua Taffareeelllllllll :D

      Reply
      1. 125.1.1

        Tiago

        então isso é uma sim ne ? kk

        Reply
  123. 126

    Vanessa

    Arranquei um dente no sabado dia 2 pq estava doendo muito, ja faz 10 dias que arranquei e ainda sofro muito com dor……estou quase louca……fui ao dentista e ele me receitou amoxicilina, mas a dor não passar ate qquando vou sentir essa dor estou quase louca….me ajude

    Reply
    1. 126.1

      Fabrício

      Volte ao seu dentista. Converse com ele. Se não resolver procure outro. Não está normal mesmo. :D

      Reply
  124. 127

    Estéphany

    Boa noite Dr. Fabricio e Dra. Gisele!
    Extrai um pré molar hoje pelo final da tarde, e foi uma cirurgia muito complicada (nas palavras do médico) era um dente que enrolei pra fazer canal e durante a cirurgia a raiz foi fraturando.. Eu o extrai pq precisava e também por causa do aparelho ortodôntico, sendo que do outro lado da arcada o mesmo dente também está numa situação parecida mais menos comprometido..
    Queria saber se é normal ocorrer a quebra da raiz, se com essa nova extração eu vou sentir a mesma dor?
    E arrancarei os sisos também, é muito complicada a cirurgia?
    Porque acho que fiquei traumatizada.. hahaha Primeira cirurgia e já sofrer assim.. aiai..
    TO COM MEDOOOOO! haha
    Em relação aos cuidados e alimentação, já estou informadíssima pelo texto de vocês.
    Aliás! Parabéns pra vocês que tem toda a boa vontade e o carinho de gastar um tempinho do dia pra vir aqui responder a gente, agradeço de coração!

    Abraços.

    Reply
    1. 127.1

      Fabrício

      Olá Estéphany

      Não tome essa sua primeira experiência como regra. Cada extração é única e não existe uma lógica para dizer o que pode e o que não pode acontecer com você nas próximas. Confie no seu dentista.

      E obrigado pelas palavras :D

      Reply
  125. 128

    Thaise Behrens

    Boa Noite Fabrício e Gisele,
    Primeiramente parabéns pelo blog, li a maioria das perguntas e respostas que me interessaram e algumas dúvidas já consegui tirar por elas. Enfim, dia 18/03 extrai 3 dentes, dois pré-molares inferiores e o dentinho que fica após o dente do juizo que estava cariado e eu não tive outra escolha segundo meu dentista (me senti super corajosa por isso, tenho 24 anos e foram minhas primeiras extrações, fora que estava com um medo mortal antes da extração, mas a peincípio está tudo bem) Os outros dois dentinhos foram para fins ortodonticos, já uso aparelho em cima e agora vou colocar em baixo dia 21/03 essa seria a minha primeira dúvida, como o dentista não colocou pontos, pois disse que atrapalharia com o aparelho acho que os dentinhos vão demorar para cicatrizar, fiquei com medo do aparelho. A outra dúvida é sobre o dentinho de cima, aquele que fica do lado do dente do juizo, esse deu um pouco de trabalho, estou com uma dorzinha chata no local parece que em volta esta ficando meio branquinho e tem um coágulo saindo p fora isso é normal? Estou tomando antiflamatório, um remédio p dor e usando Periogard, fazendo bochechos, mas estou com medo de passar a escova de dente sobre eles, tem problema? Ja posso começar a comer coisas quentes, moles mais quentes? pois não aguento mais iogurte e sorvete, ta ate me fazendo mal =( Aguardo ansiosa as suas respostas embora enchi o saco do meu dentista com todas as minhas dúvida pré e pós ainda me restaram estas. Beijos no coração de mais uma vez parabéns pela dedicação de vcs!!

    Reply
    1. 128.1

      Fabrício

      Olá Thaise

      Se sua extração aconteceu dia 18 é normal tudo que você relatou no “dentinho”. Sobre os pontos que não foram dados nos pré-molares, alguns dentistas preconizam isso mesmo. Não se preocupe. E pode comer outras coisas sim, desde que não sejam muito duras. :D

      Reply
  126. 129

    Maria

    Bom dia dra. Gisele!

    Gostaria de saber da senhora pois estou bastante preocupada, fiz uma extração esta semana porém a dentista não deu pontos no local e sinto que ficou um pedaço do dente e com isto meu rosto inchou e doi muito, ela não prescreveu nenhum antiinflamatório ou antibiótico só mandou que tomasse um analgésico caso sentisse dor será que este resto de dente não inflamou o local e eu preciso tomar um antibiótico para acabar co o inchaço?isto pode acontecer já que ficou um pedaço do dente no local?estou preocupada pois tenho muito medo de infecção já marquei uma consulta com a dentista mas só na quarta feira não seria bom tomar logo um antibiótico??Obrigada pela sua atenção, esclarece muito o leitor, espero que sua ajuda seja mais rápida que a consulta pois estou com dificudade de engolir a garganta doi muito e não sei o que fazer !

    Reply
    1. 129.1

      Gisele

      Maria,
      ooops!

      Sua consulta foi mais rápida que minha resposta, desculpe-me!

      Depende o porquê sobrou um pedaço de dente, é normal (chamamos de ‘sepultar a raíz” – já que ela fica enterradinha no meio do osso depois de cicatrizado). mas a colega que fez a cirurgia deve reexaminar e prescrever remédio se necessário.

      Abs

      Reply
  127. 130

    Tacilia

    Oi, pessoal da pagina vcs estao de parabéns, muito boa mesmo!!!
    Bom eu estou gravida de 6 meses extrair o o !º pre-molar depois de um canal que nao deu certo, quebrou o dente. Bom extrai so que no 3º dia apos extrai começou a dor como se tivesse um dente no local isso tudo foi no fds qnd cheguei na segunda fui ao posto póis o meu é pelo sus dai chegando la ta infeccionado a dentista falou, ela ia fazer sutura e me dar amoxilina , so que o colega dela disse que nao era preciso e que pouparia o bebe que ele pra ela so fazer curativo com umas mistura que nao me lembro o nome mais o gosto era horrivel, fiz durante 3 dia 2x por dia, ela me disse que ia ficar esse buraco mesmo mais que depois ia fechar, ate ai td bem so que continua doendo nao muito claro, mais incomoda, tenho retorno dia 10/04 para continuar o tratamento. bom depois desse texto todo vem a minha pergunta doi e incomoda a cicatrizaçao como ta no meu caso? bom ja faz 12 dias que extrai o dente!!!!! desde ja obrigada pela atençao!!!!

    Reply
    1. 130.1

      Fabrício

      Tacila

      Sobre o buraco, não se preocupe. Ele pode demorar um pouquinho mas fecha. Já sobre a sua situação atual aparentemente, pelo alívio da dor, está tudo bem. Mas só teu dentista pode confirmar. :D

      Reply
  128. 131

    Angel

    Bom dia! Extrai ha uma semana o penultimo dente do lado direito… Foi meio complicado, pois, eram mais raizes do que dente…
    Não levei pontos, o pus ja sumiu, porém a dor não passa… Consigo ver e sentir um pedacinho branco na gengiva que a dentista me disse que é o osso que fica no meio das raizes, que é normal… Inclusive que seria normal eu sentir dor até ums 15 dias… ? isso mesmo? Estou tomando antiinflamatório e analgésico… E na afta q criou usando omicilon em orabase… Obrigada!

    Reply
  129. 132

    Cristiane Alves Machado

    Realizei a cirurgia de extração do dente do siso a ultima graças a Deus a dois dias atrás, eu não consigo abrir a boca agora quando eu tento abrir doí demais, para comer ta sendo um sacrificatório, e a limpeza então…, quanto tento abrir a boca sangra demais o que eu faço insisto ou devo esperar mais alguns dias ou devo voltar ao meu dentista????

    Reply
  130. 133

    glaicy souza

    ola extraie um siso inferior dia 213 hj de 014 gostaria de saber se ja posso fazer musculação ….

    Reply
  131. 134

    Gustavo

    olá Dr. Extrair um dente ontem, que coloquei o aparelho, e ele esta sangrando muito, muito mesmo, ja troquei de algodão varias vezes, mais ate agora nada, o senhor pode me da algum conselho, dizer oq eu devo fazer para parar mais o sangramento?

    Reply
    1. 134.1

      Fabrício

      Procure seu dentista e mostre a ele. ?nico conselho válido nessas horas :D

      Reply
    2. 134.2

      Gisele

      Gustavo,

      Quanto mais você trocar o algodão, mais vai sangrar! Recomendamos colocar gaze (ou algodão) para conter o sangramento, mas deve-se morder por apenas 15 ou 20 minutos e deixar sem nada depois. Formará aquele “sangue pisado” (ou o coágulo = “casquinha do machucado”). Se você remove este coágulo, sangra tudo de novo – e a gaze faz exatamente isso, tira a casquinha da ferida cirúrgica e não pára de sangrar.

      procure seu dentista para ver se não há nada mais de errado.

      Abs

      Reply
  132. 135

    Angela

    Oi.. Será que alguém poderia me tirar uma duvida? Extrai um dente anterior ao terceiro molar na parte inferior da boca.. Na hora da extração a dentista que extraiu meu dente,me disse que não sangrou como deveria sangrar,ela colocou onde ficou o buraco um tipo de esponja,e depois fechou com alguns pontos.. O local há dois dias desde a extração continua muito dolorido,hoje notei que o local está meio amarelado,será que está infeccionado? ? um tipo de massinha amarelada.Não vou mexer porque sei que não é o correto a se fazer.devido a dor que venho sentido neste local e esse amarelado devo retornar á dentista?
    Aguardo Resposta…
    Obrigada.

    Reply
    1. 135.1

      Fabrício

      Olá Angela … pode retornar no seu dentista que ele te orienta. ? o melhor a se fazer. :D

      Reply
      1. 135.1.1

        Angela

        Estava pensando que não fosse nada serio,mas Farei isso.. Vou Hoje mesmo ao Dentista.
        Obrigada…

        Reply
    2. 135.2

      Gisele

      Oi Angela!

      Essa esponginha usamos para ajudar a conter o sangramento da ferida cirúrgica – é um material esterilizado e próprio para uso em casos assim (acho que já lhe deixo mais tranquila de que não é decorrente da manobra usada pela colega, né?)

      Por estar realmente amarelado, fica difícil dizermos com exatidão o que é. Tô com o Fabrício e não abro! Retorne à colega para que ela possa examinar e prescrever alguma medicação, se for necessário.

      Abs

      Reply
      1. 135.2.1

        Angela

        Olá Gisele.. Agradeço seu comentário.
        Voltei a dentista e ela disse que era normal da cicatrização.Ela Limpou o Local com um liquido e o amarelado saiu..
        Mas já faz 6 dias desde a extração do dente e ainda continuo sentido uma dor incomoda,não é uma dor forte,mas é persistente… Isso é normal e se for quanto tempo leva pra passar completamente???
        Ah.. Só por via das duvidas,a dentista me disse que essa esponja que ela colocou no local do dente,não precisa ser retirada porque ela vai ajudar a fechar e cicatrizar e se tornar tecido do local que estava aberto.. Isso é verdade? Se possivel me expliquem melhor!
        Obrigada…

        Reply
        1. 135.2.1.1

          Gisele

          Oi Angela!

          A dor é variável de paciente, para paciente. Por uns 15 ou 20 dias é bem comum ficar dolorido, falar ou comer pode doer também.

          Sim, a esponjinha fica lá dentro! Ou melhor, com o tempo ela é reabsorvida pelo seu organismo, mas ela ajuda a cicatrização. Não se preocupe que a colega (dentista) não vai removê-la.

          Usamos esta esponja em algumas situaçãoes, por exempre sempre que o buraquinho cirúrgico fica muuuuuuito grande, ou quando há muito sangramento (uma pequena hemorragia). Ela ajuda a segurar o sangramento do local e com isso as células de cicatrização (numa explicação beeeem leiga).

          Espero que se recupere rapidinho!

          Reply
          1. 135.2.1.1.1

            Angela

            Obrigada por responder!!! Estou me recuperando bem.. Proximo passo é por Aparelho..
            Sempre que eu tiver uma duvida ou alguém tiver,vou indicar este Blog… ? Nota10!!!
            Parabéns pelo trabalho e a boa vontade de sempre estar ajudando ou prestando assistencia de algum modo..
            Tenho Certeza que como Eu, Milhares de Pessoas agradece…
            Boa Sorte e mais uma vez Obrigada!!!

  133. 136

    Jéssica Barreto

    Bom dia doutora! Parabéns pelo site, é mtoo bom!!
    Vou extrair 2 sisos na semana que vem, e quero saber se posso dirigir logo após a extração, ou se devo levar um “motorista” junto? Pq acho q como a anestesia é local, não vai me deixar tonta.
    Obrigada! Abraços

    Reply
    1. 136.1

      Gisele

      Olá Jéssica!

      Eu mobilizaria meia família para me levar ao dentista só para dar um “ganho” na situação e todo mundo me paparicar heheh

      Mas odontologicamente falando, se o colega não prescreveu nenhum remédio para deixá-la mais calma (exemplo, Vallium) pode dirigir tranquilamente, pois o anestésico usado é igual ou muito semelhante ao usado para uma restauração. Então não se preocupe.

      Se houver medicação envolvida (e ela só é utilizada em casos de fobia exrema e mesmo assim, muito colega não a administra) seria bom acompanhante, pois como ela deixa o paciente mais letárgico/molinho não é bom arriscar no trânsito.

      Se perceber que após o procedimento vc ficou um pouco nervosa, ou mais bamba, peça para aguardar na sala de espera até melhorar.

      Boa cirurgia, muito sorvete (ou coisas geladinhas) e boa recuperação!
      Gisele

      Reply
  134. 137

    Elaine

    Dra Gisele
    Boa noite! Tem uma semana que extrai um dente a há dois dias apareceu uma bolinha vermelha e mole no local da extração. Levei ponto quando extrai mas um deles acabou caindo antes. Queria saber o que é isso? e o que deve ser feito para essa bolinha vermelha e mole sair? Isso é uma fístula? Se for o jeito é somente pala drenagem ou pode tomar algum remédio para sair?
    Um abraço e parabésn pelo site.

    Reply
    1. 137.1

      Gisele

      Elaine,

      Nessa vc me pegou: muito difícil saber o que pode ser esta bolinha vermelha e mole sem examinar o local. Passam zilhões de opções pela minha cabeça e algumas não serviriam para resolver nada! rs Pode ser uma fístula se estiver drenando alguma coisa (difícil, já que drenaria pelo buraco da cirurgia), pode ser um tipo de coágulo, pode ser que você tenha se machucado (batido algum alimento sem querer)… Uma infinidade mesmo!

      O interessante seria vc visitar o colega que fez a cirurgia para que ele possa avaliar e melhor conduzir a situação.

      Não há problema quando um ponto cai antes, não interfere em nada se o local estiver em boa cicatrização.

      Obrigada pelo elogio!
      Gisele

      Reply
  135. 138

    Gisele

    Olá Angela!

    “nóis trupica mais num cái” – às vezes demoro responder (afinal tenho os pacientes de carne e osso tb precisando de assitência) mas estamos aqui para ajudar da melhor forma.

    Obrigada pelos comentários e elogios!

    Abs

    Reply
  136. 139

    alba

    Olá, Gisele!
    Parabéns pelo blog e pelas respostas rápidas e esclarecedoras.
    Estou com indicação de extração do molar direito superior devido a fraturas no dente já tratado com canal. Assim que houve a fratura, fui ao dentista que extraiu uma parte do dente simplesmente anestesiando o local e puxando com a mão. Sangrou pouco na hora e não precisou de pontos. O restante do dente tb está fraturado, mas não balança e não dói. Minha consulta pra essa extração está marcada pra hoje, mas estou morrendo de medo, pois será a primeira vez que vou extrair um dente permanente. Gostaria de saber quais os riscos de permanecer com um dente nessa condição na boca.
    Obrigada.

    Reply
    1. 139.1

      Gisele

      Olá Alba!
      Demorei, a extração já deve ter acontecido, mas apareci, nem que seja para esclarecer a dúvida para outra pessoa.

      Bom, se o dente fraturou e o colega o “condenou” é porque o que sobrou do dente é insuficiente para sua reconstrução ou mesmo para fazer uma coroa (ou pivô) sobre ele. Há casos em que isso é possível, outros infelizmente precisam ser removidos.

      O risco de deixá-lo é de ocorrer infecção no local, ou de fraturar mais, de fraturar osso junto… e aí a lista segue.

      Se tem indicação, tem que tirar. Depois fecha com uma prótese fixa, móvel ou mesmo implante.

      Abs!

      Reply
  137. 140

    Maria Elizabeth

    Bom dia Dra. Gisele !!! Senti tanto conforto ao ver suas respostas… elas me despertaram confiança e interesse e isto é tudo que a gente precisa receber em algumas situações, não é mesmo ? Obrigada então, por isto. Bom, minha filha extraiu 04 sisos há três dias. Esperávamos o inchaço, pois, de fato a cirurgia foi grande e os dentes dela eram enormes. O que ocorre é que o inchaço não só persiste, mas pareceu-nos aumentar. Ela fez gelo durante o pós operatório durante todo o dia, tomou muito sorvete e fez repouso. Ontem, por indicação,não usou compressas geladas e introduzimos alimentação pastosa, não quentes. Continua de repouso, fazendo a higienização recomendada, bem como tomando a medicação prescrita. Qual é, normalmente, o tempo médio de desinchaço do rosto nestes casos, já que temos a impressão de que não regrediu em três dias ?

    Reply
    1. 140.1

      Gisele

      Olá Maria Elizabeth!
      Que bom que nosso blog pode deixá-la mais confortável para ir ao dentista. YESSSSS!!!

      Difícil dizer quanto tempo um paciente ficará com o rosto inchado, pois depende de cada organismo. Em torno de dois três dias, ele deve cessar, mas pode demorar um pouco mais.

      Abs

      Reply
  138. 141

    Vanessa

    Adorei seu site drª parabens!

    VAMOS LÁ, MEU CASO ?!

    extrair 4 dentes os “dentes queiro”,na terça feira 30/04/2013 de uma só vez ele deu ponto nos buracos. minha duvida é!
    ta aparecendo muita afita. é normal?
    não sinto dor nos pontos mas encomoda muito os ponto roçando na bocheca.
    posso usar enxaguantes bucais?
    tenho q colocar pastas nos pontos?
    meu rosto ainda etsa inchado continuou com a compressa de gelo?
    usando amoxilina 8// horas e paracetemol.
    domingo tenho uma festa para ir sera que vou poder comer normalmente ja vai ter 5 dia de cirurgia

    Reply
    1. 141.1

      Gisele

      Olá Vanessa!
      Vamos lá:

      – ta aparecendo muita afita. é normal?
      Sim, pode ser normal

      -não sinto dor nos pontos mas encomoda muito os ponto roçando na bocheca.
      Muitos pacientes se queixam da sutura; algumas vezes o fiozinho fica meio comprido e incomoda mesmo :(

      posso usar enxaguantes bucais?
      Só após 24hs da cirurgia

      – tenho q colocar pastas nos pontos?
      N???A?O!!!! Não tem que por nada nos pontos, isso pode infeccionar o local.

      – meu rosto ainda etsa inchado continuou com a compressa de gelo?
      Peça uma avaliação para o colega que fez a cirurgia, para poder ver se está tudo ok.

      – usando amoxilina 8// horas e paracetemol.
      Sob prescrição odontológica, deve ter havido razão pro antibiótico ;-)

      – domingo tenho uma festa para ir sera que vou poder comer normalmente ja vai ter 5 dia de cirurgia
      Pela minha demora, só resta devolver a pergunta: a festa foi legal? Mas sim, poderia comer normalmente.

      Abs

      Reply
  139. 142

    Ana

    Boa tarde dra preciso urgentemente tirar umas duvidas tenho um serio problema periodontal farei a extração de 7 dentes superiores os que me restaram afe… de anteriores a pre molares …. 2 dentes um anterior e um lateral estao moles feito dente de leite quanto tempo a senhora acha que eles aguentariam? muito moles mesmo… porque dependendo da resposta eu deixaria para fazer em julho quando estou de ferias mal tenho me alimentado as vezes penso que se espirrar eles cairão…….. farei a colocação da protese imediata após a cirugia…. para daqui uns 6 meses poder fazer a PT fixa …. porem gostaria de saber se a protese imediata vai adaptar bem…. esteticamente tenho receio de nao adaptar…sou professora estou em ano letivo nao posso faltar pois sou contratada … Farei numa 5ª feira o procedimento a senhora acha que na 4ª feira seguinte ja tenho condiçoes de voltar a sala de aula? a questao nem é falar mas é estetica mesmo meu emocional está pessimo.. Mas fazer o que nao tenho outra alternativa…. Mto grata pela atenção parabéns por criar um espaço de suma importancia esclarecendo na medida do possivel as duvidas aqui postadas …

    Reply
    1. 142.1

      Gisele

      Olá Ana,
      Desculpe-me pela demora em responder.

      Não posso dizer quanto tempo um dente como esse aguenta, sem examiná-los (vê-los e também radiografias deles). Infelizmente, o prognóstico não costuma ser dos melhores.

      De maio a julho, nem sempre é “um tempão”, às vezes é possível esperar. Lembre-se, não estou vendo o dente, não vá discutir com meu colega que o examinou :)

      A prótese imediata é uma incógnita. Ela é feita de sob uma suposição. O dentista molda e manda ao laboratório. O protético ‘corta’ os dentes de gesso e supõe como ficará sua gengiva após a cirurgia e assim faz a prótese. Difícil ele – ou mesmo o dentista – supor 100% como ficará.

      Elas costumam ter uma boa adaptação,contudo precisa de um número maior de ajustes e paciência (sua e do dentista).

      Em uma semana, as atividades podem retornar ao normal.

      Abs e obrigada pelos elogios!

      Reply
  140. 143

    ADRIANA

    Gisele.
    gostaria de tira uma duvida. na sexta feira 03/05/2013 ranquei 3 dentes. 2 dentes na parte superior primeiro molar lado direito e esquerdo e 1 dente na parte inferior primeiro molar. desde sabado estou comendo sopa i sucos, hj na segunda 06/05/2012 tentei comer algo solido, mas ardeu os locais da extraçao, pq entro restinhos de comida dentro do buraquinho eh normal arde? i quando vo escova os dentes noto uma camada meio amarelada dentro dos buranquinho isso eh normal ou tenho que tentar tira essa camada ?

    Reply
    1. 143.1

      Gisele

      Olá Adriana,

      Depende do que você tentou comer (por exemplo, alimentos ácidos ou apimentados) pode arder. Ou se forçou a região, também poderia causar desconforto.

      Peça uma avaliação ao dentista para ver o que é esta ‘camada amarelada’. Pode ser resíduos de alimentos, como pode ser pus.

      Sds

      Reply
  141. 144

    monique

    ola doutor tive que extrair dois dentes e ficou algus pedaços de algodão agarrado queria sabe se isso e normal eo luga esta ficando com um pouco de mal cheiro eu gostaria de saber se e assi ja tem 4 dias que extrai o dente e continua um pouco dolorido pq a dentista deve que fazer raspagem no osso

    Reply
    1. 144.1

      Fabrício

      Normal não é. Procure sua dentista Monique :D

      Reply
  142. 145

    Dalcinei Sacheti

    Fiz a extração dos terceiros molares. Um deles estava completamente incluso, ou seja, não aparecia na boca, de 3 raízes ficou uma que parece estava dentro do nervo e o dentista não quis extrair. Li algumas coisas na internet que me assustaram. Pergunta: Há perigo de infeccionar? Vou precisar extrair essa raiz mais tarde?

    Reply
    1. 145.1

      Gisele

      Dalcinei,

      De fato, deixar uma raiz para trás não é o tratamento mais convencional, porém não é o mais errado.

      Você também deve ter lido que uma raiz muito próxima ao nervo PODE lesioná-lo e com isso causar parestesia (perda da sensibilidade do rosto). Veja bem: PODE, não vai sempre.

      Se o dente não estava infeccionado – e quando incluso dificilmente está -, considerando que todo o material usado pelo colega é devidamente esterilizado e que os cuidados com higienização pós-cirúrgicas sejam tomados, é pouco provável que infeccione agora.

      Não tenho como prever se um dia vai precisar extrair esta raiz, infelizmente.

      Se ainda está com o pé atrás: converse com o colega; ele melhor que ninguém conhece seu caso bem para te orientar.

      Abs
      Gisele

      Reply
  143. 146

    Armstrong Couto

    Obrigado pelas recomendaçoes…

    Reply
  144. 147

    Thalita Calil

    Olá. Fiz a extração do dente 25 na quinta a tarde…….. Não senti dor nenhuma pós cirurgia nem estou sentindo, mas ao observá-lo, me parece que está infeccionado.

    Reply
  145. 148

    Aureo Silva

    ta sendo muito dificil pra mim… arranquei um dente molar, so que o problema é que eu trabalho pegando no pesado (fazendo esforço fisico), entao nao tem como eu ficar em casa, trabalho direto, hoje ja faz uma semana e os dois buraquinhos que ficaram por conta the seringa que foi usada para aplicar a anestesia na gengiva proximo ao dente a ser extraido ainda the umas pontadas fortes que chega a me dar dor de cabeça e stress as vezes.

    Reply
  146. 149

    Gilvaete Franco

    O meu problema é identico ao seu, porém no meu caso após o tal "rodar retalho" (nome do procedimento realizado) o buraco apareceu de novo, aí eu fui em outro cirurgião que fez outra cirurgia de correção. Ainda estou no inicio da recuperação, mas estou com esperança de que agora o buraco vai se fechar.

    Reply
  147. 150

    Flávia Cardozo de Jesus

    Nossa, nem me fale! Acabei de tirar 2 dentes do siso, e caraca tá doendo pra caceteee!!! Nossa, é a pior dor fisica que senti na vida…. sem falar que nem dá pra abrir a boca que começa a sangrar! aff E o pior é que to morrendo de fome e só posso chupar picolé! hahahah tá louco!!

    Reply
  148. 151

    Camila Ribeiro

    Fez uma semana que extrai o dente do siso e ainda está inchada minha bochecha, e minha boca está com um gosto horrível aff :/

    Reply
  149. 152

    Enrico Gastaldelli

    Pode usar anti séptico no bochecho?

    Reply
  150. 153

    Fernanda Ramos

    Fiz uma extração de um siso superior ontem e logo que cheguei lavei com água bem gelada em seguida tomei um comprimido de nimesulida, prescrito pelo dentista e coloquei um pouco de Bismu-jet em cima dos pontos e compressa de gelo. Olha fez milagre, não tó sentido nenhuma dor, só o desconforto dos pontos e as vezes sangra um pouco ai eu lavo com água bem gelada com um pouco de enxaguante bucal e em seguida Bismu-jet e compressa de gelo e logo para. Espero que funcione para vcs. LEMBRE-SE TODA MEDICA??O DEVE SER PRESCRITA POR UM MEDICO. EVITE SE MEDICAR POR CONTA PROP!RIA

    Reply
  151. 154

    Isabel Rodrigues

    Poxa, troquei a gaze algumas vezes e o sangramento (embora pequeno) não para. Agora coloquei uma que só vou tirar daqui a algumas horas… ?timas dicas! Obrigada!

    Reply
  152. 155

    Jamylle Catharine Ramos Rios

    Meu Deus minha boca ta bastante inchada! Não consigo comer nada…:(

    Reply
  153. 156

    Vânia Ferreira Lopes

    Tô na mesma situação!!!!!!!

    Reply
  154. 157

    Lane Mariano

    passei contonetes molhados no soro!!
    não cosegui abrir a boca para a escovação!! :/

    Reply
  155. 158

    Andreia Araujo

    Obrigada estava mesmo precisando destes conselhos. Estava fazendo tudo errado

    Reply
  156. 159

    Wilson

    Tirei o siso de baixo, tomei frademicina e tylex como antibiotico e antiinflamatório, formou a espécie de gengiva (superfície elevada como se fosse um sangue coagulado com aspecto redondo, que ainda dói se cutucado)..essa gengiva se desfaz sozinha ou é preciso remove-la?

    Reply
    1. 159.1

      Fabrício

      Relaxa Wilson … desaparece sozinho isso :)

      Reply
  157. 160

    Shirley Susan

    Muito obrigada por todas essas informações.Minha mãe na Terça-feira(1540,irá realizar 5 extrações.Entrei em pânico,pois,não sabia como cuidar dela após esse procedimento.

    Reply
  158. 161

    Shirley Susan

    Muito obrigada por todas essas informações.Minha mãe na Terça-feira(154),irá realizar 5 extrações.Entrei em pânico,pois,não sabia como cuidar dela após esse procedimento.

    Reply
  159. 162

    ?lida Souza

    Nossa vc é de mas queria q vc foce minha dentista muito obrigada bjs

    Reply
    1. 162.1

      Gisele

      Obrigada ?lida!
      <3

      Reply
  160. 163

    Elisabete DC

    Olá, minha filha extraiu os 4 primeiro pré molares dia 17/04, ontem dia 20/04 notamos que está aparecendo um branco onde estava os pré superiores, isso significa que abriu os pontos e está aparecendo o osso? Obrigada.

    Reply
    1. 163.1

      Gisele

      Olá Elisabete,
      Não necessariamente. Pode ser osso, pode ser sujeirinha…
      ? melhor recorrer ao colega que a operou para ver o que está acontecendo ;)
      Melhoras!

      Reply
  161. 166

    Rebeca Souto

    Nas primeiras 24h nao pode escovar os dentes? E apos as primeiras 24h pode escovar normal inclusive na regiao da cirurgia???

    Reply
  162. 167

    Carina Silva

    Eu extrai os dois pre molares, tirei os pontos na segunsa feira dia 26.
    ? normal sangrar ainda?

    Reply
  163. 168

    Lilia Xavier

    Certinho mesmo é que nenhum dentista nunca me informou sobre estas regras. Fico feliz por estar bem informada. Obrigada e continue brilhando no seu trabalho. Gostei de ver!

    Reply
  164. 169

    Kelen Pereira

    oie adorei as dicas queria tirar uma duvida acabei de retirar o molar o penultimo dente estava muito infeccionado na hr da estração dente se quebrou em pedaços o dentista teve que fazer muita froça puxou demais senti tudo e depois ele comentou que tinha se formado um cisto ele retirou mais nao deu nenhum ponto e normal?? porque nao para o sangramento??

    Reply
  165. 170

    Daniele Fernandes

    Caramba, eu ia ficar com medo até de respirar! Parabéns!!!

    Reply
  166. 171

    Biáàh Buraen

    oi eu nao precisei tirar o siso , apenas tive que tirar aquele capuz de gengiva de cima do dente para que ele conseguisse sair, gostaria de saber se precisa de antibiotico, já que só foi passado analgesico e quanto tempo para comer comida consistente?

    Reply
  167. 172

    Simone Couto Caldas Mejias

    tive a extração do segundo molar inferior dia 20/10/2014, ficou o maior buracão e logo q anestecia passou começou a doer, gostaria de saber qual procedimento posso tomar para essa dor parar e se é normal quando fecho meu maxilar tremer???

    Reply
  168. 173

    Vanessa Neri

    gostei muito das orientações

    Reply
  169. 174

    Deinha Reis

    Eu entrai um dente quarta feira e hoje ja e quarta tem oito dias e nao para de doe os pontos parecem esta certo nao sei os remedios nao fazem efwitos doe demais o que faco

    Reply
  170. 175

    Otilia Rocha

    extrai um siso as 9 horas da manhã ,não está sangrando mais está doendo demais já é 4horas da tarde já tomei dipirona e nada de passar á dor

    Reply
  171. 176

    Otilia Rocha

    extrai um siso as 9horas da manhã ,não está sangrando mais estou com uma dor tremenda e já é 4horas da tarde o que eu faço para parar essa dor imsuportavel?

    Reply
  172. 177
  173. 178

    Ajan Borges Nogueira

    Voume despedir de mais um membro da familia sorisus, o timido siso, e estou pensando só no sangramento, que nao para nunca!!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *