24/04/2014

Eu não gosto de usar fio dental

“Eu não gosto de usar fio dental”


Essa frase foi exclamada pelo dono deste dente no meio da radiografia aí de cima quando veio ao meu consultório reclamando de dor e eu dei uma bronca porque a gengiva estava toda inflamada (fora a cárie imensa que atingiu toda a coroa do elemento).

Revista SuperInteressante

O uso do fio dental é algo cultural, vem desde criança e somos apresentados àquele fiozinho branco que passa entre os dentes (leia as dicas do Tio Dentista), todavia mudar a cultura de um povo é algo absurdamente difícil (conclama nosso colega Paulo, no post de Banguelópolis publicado estes dias).

Na minha parte de formiguinha tento incentivar o uso pelo menos uma vez ao dia, antes de dormir. Seria interessante usar em todas as escovações? Claro! Mas confesse aí se você, colega dentista, usa! É chato demais passar fio dental. Ô se é!

Estudos têm apontado que o uso do fio (ou fita) dental melhora e muito sua saúde geral. A Revista Superinteressante (no mês de abril deste ano) publicou que passar fio todos os dias aumenta em um ano sua vida – leia matéria aqui. Até engravidar ele ajuda.

Bom, se você é daqueles que faz coro com meu paciente e sai dizendo “eu não gosto de usar fio dental”, não reclama de tratar o canal do dente, tampouco do preço do ‘pivô’ viu? Porque eu gosto de fazer os dois. :D

Sobre o Autor 

Dentista, paulista, filha, esposa, amiga, blogueira apaixonada por velocidade, Odontologia, restaurantes, além de forno e fogão. Ou apenas Gigi, nas horas vagas.