Símbolo da Odontologia – Origem e Significado

Desde que fiz 3 grandes viagens, das quais nunca me esquecerei, aprendi que todo símbolo trás embutido uma história. Nada é por caso, e essa cobra enrolada num bastão que é o símbolo da Odontologia tem a sua. Nesse post, pretendo falar sobre sua origem e significado, que vem lá dos primórdios da nossa profissão.

símbolo da odontologia

SIGNIFICADO: Nosso emblema, esse acima que está bordado em 9 de cada 10 jalecos de acadêmicos de Odontologia,  faz referência ao caduceu de Esculápio da Mitologia greco-romana. Caduceu significa bastão ou cajado e Esculápio, o deus da Medicina e da cura. Esculápio era filho de Apolo (aquele … o deus do Olimpo), mas  foi criado por um centauro que vivia no campo. Esculápio por sua vez aprendeu tudo sobre plantas medicinais e virou o curandeiro mais famoso da região. Ou seja, o símbolo da Odontologia homenageia aquele que era o dentista prático da época.

Reza a lenda que, certo dia,  na casa de um homem atingido por um raio, uma serpente adentrou no aposento onde todos estavam e Esculápio a matou com seu cajado. Logo depois, uma segunda serpente apareceu trazendo ervas pela boca. Esculápio pegou as ervas e as usou no paciente, já declarado morto, que no mesmo instante ressuscitou. Desde então, a cobra passou a ser seu animal de estimação e passou a ajudá-lo nas curas.

ORIGEM: O símbolo da Medicina também é o caduceu de Esculápio, porém o nosso tem como diferencial um círculo em volta do bastão e da serpente. Esse modelo aí foi proposto pelo então dentista do Exército, Benjamin Constant Nunes Gonzaga, num artigo publicado em março de 1914, na Revista Odontológica Brasileira (atual Revista da APCD), intitulado “O Emblema Simbólico da Odontologia”. O CFO oficializou esse, como sendo o símbolo da Odontologia, através do artigo 275 da “Consolidação das Normas para Procedimentos nos Conselhos de Odontologia”

Se querem saber a minha humilde opinião sobre ele, é de que o símbolo da Odontologia está cheio de mensagens subliminares embutidas. Só não enxerga quem não quer. Vejam:

1ª – Uma cobra. Tá … pode ser paranóia minha, mas quer animal mais apropriado pra descrever aquele seu “colega” que anda cobrindo os orçamentos de todo mundo ???

2º – Matar a cobra com um pedaço de pau está para “matar cachorro a grito“. Certo ??? Ou será que só eu que tô enxergando o que esse símbolo avisa ???

3º – Pra finalizar, acho que o círculo em volta é mais uma mensagem subliminar mostrando que, nós dentistas, somos às vezes seres anti-sociais por não nos misturamos com qualquer um e vivermos num mundinho paralelo, onde o máximo de contato com os outros que nos permitimos é sonhar em dar uma porretada naquela víbora da dentista que trabalha na esquina. :D

Compartilhe essa postagem com seus amigos
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Comente

Comentários

23 comentários em “Símbolo da Odontologia – Origem e Significado

  • 10 de maio de 2011 a 09:37
    Permalink

    Como o símbolo é o mesmo, o círculo em volta simboliza que a Odontologia é uma área da Medicina.
    Entretanto, já vi este símbolo distorcido. No lugar do caduceu, colocaram uma tocha… Nada a ver!

    Abraços do tio!

    Responder
  • 10 de maio de 2011 a 11:01
    Permalink

    kkkkkkkkkkk..to rachando de rir das mensagens subliminares!! acertou em cheio!

    Responder
  • 10 de maio de 2011 a 11:07
    Permalink

    Eu acho que tá mais pro ” Matar a cobra e mostrar o pau” no sentido de “DENTISTA RESOLVE O PROBLEMA” nem que seja usando medicamenteos (cobra) Quanto ao circulo eu vejo como “tratar o paciente como um todo” Envolvente não? O posto é bem legal.

    Responder
  • 10 de maio de 2011 a 16:10
    Permalink

    O simbolo da odontologia só tem uma cobra, isso quer dizer que o dentista só “cobra” quando cura, enquanto o dos médicos tem duas cobras, pois se curar, “cobra”, e se matar, “cobra” também… KkKkkk

    Responder
  • 11 de maio de 2011 a 17:52
    Permalink

    Pensei que o caduceu era uma referência a frase: Ta infeccionado então não pega anestesia. So se for na porrada!
    As origens da clinica pop

    Responder
  • 11 de maio de 2011 a 22:11
    Permalink

    kkkkkkkkkk, cara, concordo com o 3º iten, fácil, fácil!

    Responder
  • 3 de janeiro de 2012 a 04:10
    Permalink

    Nem vem nao meu chapa… medico eh medico e dentista eh dentista, todo mundo sabe disso…
    abs

    Responder
  • 27 de abril de 2012 a 10:28
    Permalink

    Essas mensagens subliminares embutidas, são um desrespeito ao símbolo do curso de Odontologia, muito me admira você um dentista com esse tipo de pensamento! Devemos dar valor a profissão que escolhemos!

    Responder
    • 22 de maio de 2013 a 21:12
      Permalink

      Concordo plenamente, Luana! Fazer piadas e obter conclusões levianas acerca disso só figuram que esse é um dentista pobre de conhecimento e insatisfeito. Se quiser fazer piadinhas, que faça com sua própria burrice e não, com qualquer profissão que seja! Muda de profissão… Vai ser palhaço… Talvez até ganhe mais que um dentista.

      Responder
  • 7 de maio de 2012 a 21:34
    Permalink

    quase morri de rir kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk tudo a ver !!!!!a terceira conclusão é melhor ainda adorei!!!!!

    Responder
  • 20 de maio de 2012 a 21:03
    Permalink

    me ajudou muito eu nao sabia a historia do simbolo da minha profissão …

    Responder
  • 22 de maio de 2012 a 18:31
    Permalink

    axo que vai me ajudar tbm kkk tenho trabalho de ingles

    Responder
  • 3 de agosto de 2012 a 18:47
    Permalink

    Muito boa colocação a sua sobre as mensagens subliminares, tô rachando de rir!

    Responder
  • 17 de janeiro de 2013 a 15:31
    Permalink

    Concordo em genêro, número e grau. Rachei de riri.rsrsrsrsrsrsrsrs . Quanto ao comentário da colega que devemos valorizar a profissão que escolhemos, fiquei com pena! Como sugestão para ela, fica a de colocar um “aviso” na porta da sala que “cobra” a consulta, tendo o(a) paciente cárie ou não! Outra: Faz um concurso e oferece 2 salários-minimos por vinte horas de “serviço”/semana! Vai dar 1.500 candidatos por vaga! E olha que sou do tempo que Odontologia era mais concorrida do que Medicina! Formei-me em 1.979 (36 candidatos por vaga) e o mercado era promissor! Hoje, tenho um filho médico, o outro engenheiro mecânico e o outro se matando para entrar numa faculdade Federal de Medicina! Se o ENEM deixar, é claro! E o mais interessante: quem criou esta barreira para quem paga imposto que sustenta as Federais (sem direito a “Bolsa Contribuinte” e qualquer outra)´foi o ANALFABETO DO LULA! Seria cômico se não fosse trágico!

    Responder
  • 25 de fevereiro de 2013 a 15:32
    Permalink

    o simbolo é um cajado ou uma tocha?

    Responder
    • 25 de fevereiro de 2013 a 15:40
      Permalink

      :000 lá vai vc traíra rsrsrs o de farmácia é muito mais bonito U.U

      Responder
  • 29 de abril de 2013 a 17:07
    Permalink

    ridiculo pensar assim, se nao gosta nao faz odontologia, assim como qualquer outra profissao tem lá
    seus altos e baixos, o lado bom e o lado ruim…. segue em frente que gosta e nasceu p aquilo… affff

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *