16/04/2014

Dicas e Macetes #3 - Pasta Zinco-Enólica

vaselina

A dica e macete de hoje deveria ser ensinada em toda faculdade, mas que eu só aprendi com uma amiga depois de mandar muito paciente pintado de cor-de-rosa para casa!

Quando vamos confeccionar um dentadura (prótese total), via de regra, fazemos uma moldagem usando alginato e depois uma com pasta zinco-enólica usando a moldeira individual para poder refinar o modelo com o maior número de detalhes possíveis do rebordo.

Mas você já percebeu que sempre um cantinho de luva suja do material encosta na pele do paciente e viram como é horrível de tirar depois?

Usualmente aprendemos que ela sai com água morna, mas é difícil manter microondas ou fogão para aquecer água para isso. E lá se vai um paciente sujo para casa. Desagradável, não?

Aí vem a dica: antes de moldar, passe vaselina sólida (pasta) no rosto do paciente, isso faz com que a pasta ZE não grude na pele. Depois de moldar, basta passar uma gaze seca, ou mesmo lencinho/guardanapo e remover a vaselina.

DICA PREMIUM: Se você não encontrar a vaselina sólida na dental, com certeza encontrará em farmácias. Mas sendo você UMA dentista, peça para seu marido, noivo ou namorado comprar. Mulher comprando vaselina vai, no mínimo, arrancar um sorriso maroto do balconista.  :D

 

Sobre o Autor 

Dentista, paulista, filha, esposa, amiga, blogueira apaixonada por velocidade, Odontologia, restaurantes, além de forno e fogão. Ou apenas Gigi, nas horas vagas.