Home » Odontologia » Especialidades » Implantodontia » Implante Dentário » Riscos do Implante Dentário

Riscos do Implante Dentário

implante dentárioUma questão que muitos pacientes sempre perguntam é sobre quais os riscos que o implante dentário trás para quem os coloca. As propagandas quase sempre só mostram, por motivos óbvios, os benefícios da técnica, porém pouca gente sabe que há riscos envolvidos. E é importantíssimo que você os conheça.

Além do risco cirúrgico (sim, é uma cirurgia), há risco de rejeição (pequeno, mas há) tanto do implante quanto de enxertos ósseos que possam ser necessários. Mas o principal risco aparece caso o paciente não colabore e esse implante pode então não fazer bem, mas sim, mal.

Pacientes fumantes, ou aqueles que não sigam as orientações do dentista no pós-operatório são sem dúvida os mais suscetíveis a desenvolver problemas. Vale ressaltar que tais problemas não se devem por falta de biocompatibilidade (hoje os implantes são feitos de titânio, material totalmente biocompatível).

E num procedimento de risco e de alto custo como o implante dentário, se todos os cuidados não forem tomados, infelizmente as coisas podem fugir do planejado, levando à perda do valor investido e, em casos extremos, até mesmo ao óbito do paciente.

Quando a cirurgia é executada com a técnica correta e o paciente segue todas as orientações do dentista, os riscos do implante dentário são mínimos. A cirurgia é feita, normalmente, com anestesia local é tão simples quanto qualquer outro procedimentos cirúrgico odontológico, como a extração de um dente incluso, por exemplo.

Sobre: Fabricio F. Mendes .'.

Fabrício Figueiredo Mendes é atleticano desde que nasceu em 1978, dentista desde 1999, marido desde 2005, pai desde 2008 e blogueiro odontológico desde 2010 quando de Ilicínea, no sul de Minas Gerais, resolveu criar o Vida de Dentista.