Sobre o autor

Fabricio F. Mendes .'.

Fabrício Figueiredo Mendes é atleticano desde que nasceu em 1978, dentista desde 1999, marido desde 2005, pai desde 2008 e blogueiro odontológico desde 2010 quando de Ilicínea, no sul de Minas Gerais, resolveu criar o Vida de Dentista.

Artigos relacionados

31 Comments

  1. 1

    Otávio Bussmann

    Eu me formei em Fev. de 2010, voltei para o interIOR trabalhar em um sindicado rural, a demanda de pacientes para consulta inicial era enorme mas poucos continuavam o tratamento. Descobri que só existia um ônibus para o pessoal da roça ir até a cidade que era pela manhã e voltava final da tarde então como não tinham o que fazer iam no dentista conversar. Tive que começar a cobrar consulta inicial sob aviso prévio, pedindo pra minha secretária explicar o motivo. O povo reinou no começo mas como eu descontava durante o tratamento, foi tranquilo e até hoje é assim. Acho que o principal problema é que a maioria tem certa “ganância” no começo da carreira em ganhar dinheiro e depois não tem como reverter. Espero que ninguém se ofenda com o meu comentário. Grande abraço e parabéns pelo blog, é muito bom. Otávio Bussmann.

    Reply
  2. 2

    Ricardo FP

    Como eu disse, respeittar quem não cobra é importante. E na verdade o que importa não é se você cobra ou não, o que importa é que não seja você quem pague. Quem paga é quem aceita sua proposta, e que talvez tenha te conhecido apenas pq vc não cobrou aquela primeira consultinha…

    Reply
  3. 3

    celia grilli barral

    Eu cobro consulta há 3 anos (sou formada há 20) e tomei essa decisão pra evitar aquelas consultas para comparar os preços. Eu desconto do tratamento.
    Era comum o paciente vir, e como o caso era inicialmente medicamentoso, ia embora com a receita e eu nada recebia.
    Se o fulano quer o mais barato, logo aviso, não sou eu.
    A consulta inicial é onde utilizo todo meu conhecimento e experiência.
    Fico muito incomodada quando dizem: 20,00 só pra olhar???
    Sempre respondo:Não, pra olhar é de graça, os 20,00 são pra identificar suas necessidades e saber como tratá-las.
    Acho que aqui na minha vizinhança (devo ter uns 30 colegas bem próximos), ninguém cobra.
    ? comum eu abrir mão do valor, mas deixo claro que é uma cortesia.
    Paciente antigo ou que já inicia o tratamento.
    Essa cobrança acaba por selecionar um pouco.
    Acho que todos deveriamos cobrar, mas respeito outras opiniões.
    Esse é meu ponto, colega.
    bjos

    Reply
    1. 3.1

      Fernando Braz

      Seu comentário foi ótimo, penso igual você. quando cobramos consulta, não estamos sendo pagos para olhar… estamos para diagnosticar e planejar… e de certa forma isso nos toma tempo, tempo que estamos trabalhando e devemos ser pagos por isso.

      Posso ainda não ter um consultório, pois sou acadêmico… mas daqui a 3 meses vou estar batalhando pelo meu espaço (me formo em julho =]), e ver alguem que sabe se valorizar assim é inspirador.

      Reply
      1. 3.1.1

        pinko

        vai a lavorare !!!
        e cobra so pra o trabalho !

        Reply
  4. 4

    André CD

    Montei meu consultório há 9 meses, na verdade comprei-o de uma dentista que mudou-se de cidade. A CD não cobrava; e a população estava acostumado. Até mesmo a minha atendente “estranhou” o fato de eu pretender cobrar.

    Logo, preparei a equipe (atendente) explicando que consulta inicial é como consulta médica, não existe diagnóstico e planejamento de graça. Foi difícil para ela entender. Após 5 meses de montado o consultório, comecei a cobrar a consulta (com muito receio).

    No primeiro mês só foram agendados 2 pacientes novos, foi um choque. Mas hoje as coisas já estão normalizando. Por outro lado o número de pacientes que não aceita o plano de tratamento é quase zero (hoje).

    Reply
    1. 4.1

      André CD

      * aceitam

      Reply
  5. 5

    Caroline Morais

    Bem, estou no 5º período e ainda não posso opinar sobre isso. Sei que não acho justo que eu tenha que estudar tanto, gastar tanto dinheiro em material e nas mensalidades da faculdade para que os pacientes queiram que eu os atenda de graça. Acho um desaforo.
    Não sei como vai ser depois que eu me formar, se é possível mudar a mentalidade dos pacientes e dos próprios dentistas, como foi dito, isso já está “enraizado”. Mas eu pretendo cobrar, sim.
    Até lá a gente vê…

    Reply
  6. 6

    Gigi

    Assim como o Fabrício, não cobro a consulta inicial. Mas cobro a “falta sem aviso” (20,00).
    Cobro também pelo aparelho ortodôntico. Um paciente marcado para início de tratamento acaba de sair da minha sala dizendo que ia ao dentista da irmã, o qual não cobra, para por o aparelho, mas voltava para eu fazer a manutenção. Saiu decepcionado quando eu disse que eu não aceitaria pegar o caso de volta desta forma uma vez que cada um monta uma técnica e de um jeito. Ou faz tudo comigo, ou tudo com o colega (Oras!).
    Gostaria muito de cobrar pela consulta inicial e, sem procurar desculpa pois não cobro por falta de vergonha na cara, estou localizada próxima a uma zona de baixa renda – daqueles pacientes que pagam de pouquinho, mas pagam. A clínica está há 16anos (eu há 8 nela) no mesmo lugar e apesar da concorrência ao redor sempre temos uma boa clientela em tratamento.
    Parabéns aos amigos desbravadores que instituíram a cobrança!

    Reply
  7. 7

    Rac

    Não cobro, pelos mesmos motivos do autor.
    Para que a cobrança fosse feita e não causasse um desconforto na relação pc/prof, seria necessário uma campanha “mega” de conscientização. Teria que ser articulada pelo conselho via imprensa escrita, tv e net, que sabemos que isso nunca vai acontecer!!
    Talvez seja utopia!

    Reply
  8. 8

    Ana Tokus

    Rac, concordo. Uma campanha assim deveria ser algo orquestrado pelos conselhos regionais. Mas não vejo isso se realizando em breve não… vamos acompanhar. :)

    Reply
  9. 9

    Mário Silva

    apesar de não ser dentista acompanho o site pelas palhaçadas e pelas coisas sérias. Morava em Belém -PA, e lá tinha um dentista amigo da família de fazia as coisas na faixa. Vindo pra SP me tornei responsável por arcar pelas minhas despesas odontológicas. Ao descobrir essa história de orçamento gratuito achei um absurdo, afinal, o cara estudou pra atender… no máximo, descontar o valor do orçamento do restante do tratamento, mas nem isso era p ocorrer, orçamento é uma coisa, tratamento é outra… vc não tá levando o carro ou a máquina de lavar p conserto, e sim sua boca. Mas concordo com o Fabrício, que, em um ambiente em q todos fazem isso, vc precisa ter muito renome e fama (veja bem, falei renome e fama, não falei qualidade técnica) pra ir contra a maré e não perder a maioria dos seus pacientes.
    um abraço

    Reply
  10. 10

    Marta Alves

    olá pessoal, não sou dentista e sim paciente, ou cliente sei lá, na verdade estou na busca por um bom profissional…E como identificá-lo? Aqui na minha cidade alguns (a maioria)cobram a consulta sim, e como aqui tudo (mercado,medico…tudo é mais caro) a consulta em um dentista está na faixa de 60,00 A 70,00 reais, aí vem meu espanto. Como preciso de um tratamento para minha filha de 5 anos (aparelho ortodontico) tenho pesquisado em alguns consultórios que não cobram (a minoria) já fui em 3 dentistas e cada um fala uma coisa, um disse que a mesma precisava usar 2 aparelhos(fixo e movel) outro disse que ela esta muito nova para mim procurar aos 8 anos..emfim deu p/entender o nó que deu na minha cabeça? imaginem se eu tivesse que pagar por todas essas consultas, álém de gastar dinheiro, teria que me contentar com a mesma dúvida. conclusão…não cheguei a nenhuma, parece que vou ter que arriscar, afinal como saber quem está falando a verdade, quem é um bom profissional? Obs: não acho que a consulta tenha que ser de graça, conconrdo em pagar, acho que 20,00 reais está de bom tamanho, mas pagar o que pedem na minha cidade 60,00/70,00 é querer enriquecer sem trabalhar.

    Reply
    1. 10.1

      Mila

      “Enriquecer sem trabalhar”?
      Olha, sou estudante e acho um absurdo a consulta ser feita de graça. Ora, é comum pagar consulta ao médico, que na grande maioria custa muito mais que R$60, e não reclama-se disso. Recentemente fui a uma dermatologista e ela me cobrou a consulta (100,00), e depois tive q pagar o tratamento por fora. Claro, a gente não gosta, mas tá certo. E o tempo que ela perdeu ao me atender? E todos os anos de estudo? Tem que render, né? Pq com dentista tem que ser diferente? Se eu falar isso (da consulta médica) para os outros, certamente acharão normal, mas qndo se trata do dentista é um choque. ? exploração, é abusivo, é querer “enriquecer sem trabalhar”. Querida, muitas pessoas enriquecem sem trabalhar, mas dentista com certeza não é um deles, principalmente se começar do nada (sem pai/mãe/whatever com clientela e clínica prévios). Claro, desconsiderando os charlatões e “fantasmas” da vida, rs. Dentista trabalha muito, de forma insalubre (os que trabalham em serviço público que o digam), é constantemente desvalorizado, ganha uma miséria e gasta horrores (a maioria sequer tem noção do que se gasta na graduação). Mas como foi dito, está enraizado e vai ser difícil mudar isso…

      Reply
  11. 11

    Danieli

    Sou secretaria a mais de 3 anos em um consultorio odontologico, esta cobrança de consulta tem que ser diagnosticada antes do contato do dentista com o paciente, ou seja, começa pela secretaria. Tudo depende, se for consulta clinica de previsão de custo, não ha cobrança, em casos como a do consultorio onde trabalho, na especialide de ortodontia, periodontia, articulação temporo mandibular,endodontia, estomatologia os custos são passados de R$65,00 consulta clinica e 100,00 DTM, estes valores podem variar de acordo com cada publico e confesso que o publico do consultorio são composto por pessoascom nivel superior. Minha dificuldade mesmo é na hora de cobrar a consulta que o paciente faltou, eles acham um absurdo, procedemos com um informativo entregue e assinado na primeira marcação, e ja estamos pensando no segundo plano, fazer um segundo informativo para a afirmação de que a falta prejudica o andamento do consultorio e agendamento. E o piror eque se opacinte não vem mais a culpa é direta a mim. Aceito ajuda para a organização neste fato.

    Reply
  12. 12

    Lucas Furtado

    O pior que e quede graça só para o paciente mesmo, pois nos estamos pagando pra fazer a consulta. (luvas , sugador , algodão, secretaria, tempo , saliva e etc ) .

    Reply
  13. 13

    renan

    Hoje eu comeceia cobrar caso eu tenha que passar algum medicamento com o meu carimbo ! Acho um abuso dar receita e não cobrar por ela!

    Reply
  14. 14

    Fabio

    Eu não sou dentista, mas acredito que vocês da classe dos dentistas devem e sim cobrar suas consulta, por que a para um futuro paciente se sentar na cadeira de dentista a custo para você (dentista) por exemplos: secretaria, luz, água, estrumentas(caro) equipamento estéreo( que para esterilizar houve custos; luz o próprio equipamento e sua manutenção)luvas, e por que não o investimento de anos com estudos, que pelo que vejo vocês dentistas não podem parar de estudar nunca, vocês tem que estar atualizados, correto?
    Eu sou marido de aluguel (eletricista) , imagine se eu não cobrasse por consulta (orçamento), quem paga minha gasolina e o meu tempo gasto, vocês dentista?

    Reply
  15. 15

    Flavia

    Olá, sou formada há quase 10 anos pela USP e tenho doutorado. Acho que todos nós dentistas DEVEMOS COBRAR A CONSULTA. As vezes, no consultório, estou perto do telefone e acabo atendendo e já falo que cobramos a consulta (cobro somente R$ 50,00, que nada mais é do que meu custo fixo, ou seja, água, luz, tel, aluguel, secretária, ar condicionado, um par de luvas, um saquinho de grau cirurgico….Nao ganho nada, mas tb nao perco. Mas estou pensando em subir para R$ 100,00) tem muitos que nao querem pagar…Fico irritadíssima quando me perguntam…”E se eu nao fizer o tratamento?” Aí mesmo que vc tem que pagar??? Quem é que vai a um cirurgiao plástico para pedir um orçamento???? Alguem tem a coragem de nao pagar a consulta de um médico???? Como é que o dentista vai pagar os seus custos se nao cobrar pelo menos os gastos daquela hora clínica??? Fiz as contas do meu custo fixo por hora do meu consultório…Façam vcs tb!!! Se nao cobrarmos nada, estaremos dando de presente a cada desconhecido que vai ao seu consultório, somente para “cotar” preço, no mínimo R$50,00!!! Eu nao presenteio meu noivo, nem meus amigos diariamente com R$ 50,00. Além disso, imaginem só vcs, se o dentista que nao cobra ficar só fazendo consulta um dia inteiro??? Ele estará pagando para trabalhar? E essa sra aí de cima que acha que cobrar mais de R$ 20,00 é “enriquecer fácil”??? ? esse tipo de paciente, que nao valoriza nossa formação, nem nosso trabalho, que merece só ser atendido no posto de saúde, pq lá sim, é “de graça” (nao é de graça na verdade, pois pagamos altos impostos). SOU CONTRA A NAO COBRAN?A DA CONSULTA!!!! ACHO QUE DEVERÍAMOS PARAR DE PRESENTEAR ESTRANHOS NO CONSULT?RIO!!!! ATENDER 1 HORA DE GRA?A NO CONSULT?RIO ? O MESMO QUE TIRAR R$ 50,00 DA CARTEIRA E DAR PARA UM DESCONHECIDO QUALQUER.
    QUERIDOS COLEGAS DENTISTAS, VAMOS PARAR COM ESSA HIST?RIA DE QUE NA MINHA CIDADE NINGUEM COBRA, ENTAO EU TB NAO “POSSO” COBRAR. VAMOS FAZER O CONTRÁRIO, COMECE VC COBRANDO, QUE O OUTRO TB VAI VER QUE VC COBRA E TB VAI QUERER COBRAR. COMECEM A COBRAR…ISSO ? UM APELO!!! SE QUISEREM, NO COME?O, DIGAM QUE VAO DESCONTAR A CONSULTA DURANTE O TRATAMENTO. PRECISAMOS MUDAR ISSO!!!! VAMOS COME?AR COBRAR DO CRO UMA ATITUDE!!!

    Reply
  16. 16

    dayse

    Dentista que cobra consulta é burro pois ele perde muita clientela sendo que outro dentista não cobra pela consulta.
    Bom cada um tem a sua opinião se você escolheu essa profissão não pode reclamar que estudou muito e que gasta de material etc. por isso teria que cobrar acho que não quem pensa assim nunca vai ganhar dinheiro e vai deixar de fazer sua clientela por uma simples cobrança de consulta. Acho errado quem cobra pois alem do tratamento ainda tem que pagar consulta há faça mil favor né. E se depender de mim eu nao pago consulta. e se querem cobrar que cobrem 20 reais que seja ao menos

    Reply
    1. 16.1

      Felipe

      Não precisa pagar consulta, porém depois não reclame se fizeram um trabalho de MERDA! na sua boca…Fui em psiquiatra há um tempo atrás por problemas pessoais, R$ 250,00 pra conversar 20 minutos e receitar medicamentos…Daew o dentista não tem que cobrar consulta??? Dente detonado por cárie até o padeiro identifica, agora pede pro teu padeiro dar uma olhadinha pra ver se tu tem alguma necessidade odontológica então!!!

      Esse tipo de paciente quero bem longe do meu consultório…e não passo fome por cobrar consulta não!!!

      Reply
  17. 17

    Paulo

    Sou dentista e sou a favor de cobrar consulta. Também não faço orçamento, porque não sou assistência técnica. Faço uma avaliação da saúde bucal do paciente e o diagnóstico de suas necessidades de tratamento. Todo dentista tem seu custo fixo. E atender de graça não significa que não gastei nada com o atendimento. Também sou paciente quando preciso ir ao médico, e não sou contra pagar a consulta. Ou alguém aqui já foi em algum médico qualquer sem pagar consulta. E disse: R$ 180,00 só para olhar? Se for só para olhar, tire uma foto da boca e mande por e-mail. O grande problema em cobrar a consulta, não esta na aceitação da população. E sim nos próprios dentistas. A população está acostumada a não pagar consulta porque nós dentistas deixamos. Agora mudar é muito difícil, porque nfelizmente depende muito do nível cultural da população.

    Reply
  18. 18

    Rosangela Goeking

    SOCORRO! ESTOU PERDENDO MEUS DENTES, POR CAUSA DE UMA SITUA??O DE VIOL?NCIA DOM?STICA CAI EM DEPRESS?O E COM ISSO PERDI MINHA SA?DE, MEUS DENTES ENTRE OUTRAS COISAS.ESTOU TENTANDO ME RECUPERAR PARA UMA NOVA VIDA MAS ESTÁ CADA VEZ MAIS DIFÍCIL. HOJE MESMO PERDI MEU PIV? DO DENTE DA FRENTE, N?O TENHO CONDI??ES DE COLOCAR OUTRO, AL?M DOS MEUS DENTES JÁ EXTRAÍDOS E OUTROS CARIADOS MINHA BOCA PRECISA DE FATO DE UMA RESTAURA??O. E O QUE FA?O? HOJE ? O TERCEIRO DIA DE UM NOVO EMPREGO E COMO VOU TRABALHAR SEM O DENTE DA FRENTE? COMO POSSO INICIAR UM TRATAMENTO SEM A MENOR CONDI??ES FINANCEIRAS? SERÁ QUE ALGU?M PODE ME SOCORRER?

    Reply
  19. 19

    Cardoso Fonseca

    qual e o valor para colar um dente pivo.

    Reply
  20. 20

    Júlia

    Sou personal Trainer (Também estudei Educação Física 5 anos em periodo integral.) e sempre dou a primeira aula cortesia que se trata da avaliação física, se a pessoa gostar sentir afinidade e tiver condições para me contratar bem, se não, bem também! Lidamos com pessoas e isto vai além do conhecimento e sim da empatia. Respeito quem cobra mas não acho errado abri a exceção aos não pagantes, somos profissionais liberais e não precisamos nos obrigar a trabalhar de um jeito que nos desagrada, bem como não temos o direito de prender clientes à nós.

    Reply
  21. 21

    adauto brito da costa

    oi bom dia gostei muito do comentario .so q tenho um problema estou desempregado e ñ tenho condiçoes de pagar um dentista no dinheiro mas tenho terreno q podemos conversa se lhe enteresar mande resposta moro hei barcarena obrig adauto

    Reply
  22. 22

    Dr. Armando

    o consultório é meu e quem manda nele sou eu…
    faço orçamento sim e não cobro por ele, dou desconto se quiser, cobro caro quando quiser, atendo de graça se quiser (apesar de nunca querer) e até se quiser posso tacar fogo em tudo porque o consultório é meu e ninguém tem nada a ver com isso…
    aos que quererem impor o vosso modo de trabalho aos outros, vão se catar…

    Reply
    1. 22.1

      Fabrício

      Enfia ele no c* então

      Reply
  23. 23

    Vanessa

    Nada contra os dentistas, mas daí a se comparar com um médico, aí já é demais né! A formação é totalmente diferente, MUITO mais complexa, infinitamente… Sugiro que se comparem com advogados, professores de educação física, etc…que também fazem essa 1a consulta de graça.
    Pagar para uma avaliação é totalmente absurdo, e acho que deveria ser considerado ilegal!!! Bom, é isso.

    Reply
    1. 23.1

      Fabrício

      ? diferente a formação mesmo Vanessa … nós já nos formamos especialistas em uma área específica e depois ainda nos especializamos mais. A nossa é bem mais complexa e profunda. E ilegal deveria ser gente como você ignorar isso.Abs 😀

      Reply
  24. Pingback: Dentista cobrando consulta??? QUE ABSURDO!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

2015 - Vida de Dentista - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Estação Comunica