Home » Blog » Papo Sério » Nova norma para prescrição de antibióticos

Nova norma para prescrição de antibióticos

Desde outubro de 2010 a ANVISA estabeleceu nova norma para a prescrição de antibióticos por médicos e também cirurgiões-dentistas, que a partir de 25 de abril deverá ser cumprida sumariamente (desde novembro estamos em fase de adaptação). Esta é mais uma tentativa de controlar o uso indiscriminado deste tipo de medicação pelas pessoas, motivada pelo aparecimento da “KPC” – a superbactéria, inerte a muitos antimicrobianos.

A Resolução da Diretoria Colegiada (RDC nº 44) da Anvisa determina que as prescrições, além do básico de sempre (dados completos do emitente, do paciente e do medicamento), deverão conter espaço para os dados do comprador e do farmacêutico-fornecedor.

Some a isso que o Receituário de Controle Especial deverá ser em três vias (uma para farmácia reter, outra para paciente e a terceira para prontuário clínico). Veja um modelo do novo receituário:

 

Para ver a RDC completa e lista de medicamentos que devem ser prescritos no Receituário de Controle Especial clique aqui. Esperamos que essa nova norma para prescrição de antibióticos seja seguida para evitar problemas aos colegas dentistas.

Eu sou Gisele Eugenio, cirurgiã-dentista e nova co-autora do blog Vida de Dentista :D

Sobre: Gisele

Dentista, paulista, filha, esposa, amiga, blogueira apaixonada por velocidade, Odontologia, restaurantes, além de forno e fogão. Ou apenas Gigi, nas horas vagas.
Autor: Gisele

Artigos relacionados