23/04/2014

Escova velha empurra gengiva?

Esta semana minha amiga e jornalista Bárbara Franzin, ré confessa que tem medo de dentista, me tuitou:

“Dúvida técnica: se eu uso uma escova velha, ela pode empurrar minha gengiva e dar uma dor forte? Ainda mais com dente sensível?”

Sim, foi minha resposta, uma vez que a troca da escova deve ser feita com alguma regularidade (nada de deixá-la virar um coqueiro!!) a fim de manter a maciez das cerdas. Quanto mais velha a escova e dura forem suas cerdas, mais a escova pode machucar o tecido mole da boca, tais como gengiva e bochecha.

E, claro! Se o dente já tem alguma retração gengival (e daí vem boa parte dos casos de sensibilidade) e a escova machuca ainda mais a gengiva em torno do dente, mais dor pode acontecer na região.

Meu conselho pra Babi e para todos que estão lendo este post: troque sua escova sempre que perceber que ela não está limpando tão bem os dentes. Escolha aquelas que tem cabeça pequena e cerdas macias, sem apetrechos de borracha ou cerdas irregulares. Quanto mais simples, melhor!

(Ah! Eu sou chata! Troco uma vez por mês as escovas aqui de casa….)

Sobre o Autor 

Dentista, paulista, filha, esposa, amiga, blogueira apaixonada por velocidade, Odontologia, restaurantes, além de forno e fogão. Ou apenas Gigi, nas horas vagas.