Home » Blog » Papo Sério » Saúde Pública x Saúde Coletiva

Saúde Pública x Saúde Coletiva

Oswaldo Cruz, cientista, médico,
bacteriologista, epidemiologista e sanitarista.
Vou falar agora como uma futura sanitarista. Tirei as informações desse post de uma das primeiras aulas que tive na Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul no começo da especialização no ano passado.
Vocês sabem a diferença entre a Saúde Pública e a Saúde Coletiva?
Pra falar disso, primeiro temos que definir o que é SAÚDE. Saúde é um conceito amplo, e antigamente o conceito mais aceito era o da OMS, “bem estar físico, mental e social e não apenas ausência de doença.”. Nos dias de hoje, podemos incluir também fatores como alimentação, atividade física, acesso ao sistema de saúde e saneamento básico para deixar esse conceito mais completo.
Saúde Pública é um conjunto de ações e serviços de caráter normativo, ou seja, segue normas e diretrizes técnicas específicas onde as políticas públicas são voltadas para a população em geral. Visa a Prevenção e a Promoção de Saúde, tem natureza interdisciplinar implícita.

É um direito de todo cidadão e dever do Estado garantir o acesso à saúde. Deve também garantir serviços dirigidos a grupos populacionais distintos e garantir o acesso ao atendimento curativo,  além de certificar que os estabelecimentos que prestam atendimentos funcionem corretamente. O que acontece é que o Estado não consegue garantir o atendimento (falta de médicos, falta de leitos,  filas, fichas…).
Saúde Pública é um termo mais conhecido do que Saúde Coletiva, principalmente a nível internacional. Você nunca ouviu e provavelmente nunca vai ouvir falar em “Collective Health”, até o tradutor do Google traduz saúde coletiva como public health.
Saúde Coletiva é um movimento sanitário social, o que criou o SUS, onde as ciências sociais são determinantes. São conjuntos de ações e serviços voltados para a coletividade – trabalho em equipe, não necessariamente público. A natureza interdisciplinar é essencial, pois amplia o conceito de serviços em Saúde Pública. Visa promoção de saúde e a integralidade.
Pra finalizar, um exemplo bem simples: Toda Saúde Pública é coletiva… nem toda Saúde Coletiva é pública. Instituições privadas também tem medidas de saúde coletiva. ;)

Sobre: Marjodonto

Marjo Lanzarin. Gaúcha. Perfeccionista desorganizada. Domadora de “crionças”, cirurgiã-dentista sanitarista e especializanda em Ortodontia e DTM. Atua no consultório e é ex-Odontodiva do SUS. Embaixadora da Turma do Bem 2013/2014 e fazedora de cupcakes nas horas vagas.
Autor: Marjodonto

Artigos relacionados