17/04/2014

Ergonomia em Odontologia

ergonomia em odontologia
Ai que bom seria …

Seria tão bom se nós dentistas pudéssemos trabalhar deitados como essa garotinha da foto aí, não é verdade ??? Faria um bem danado para nossas colunas mas infelizmente não é possível exercer a Odontologia assim, afinal de contas, todos nos lembramos das nossas aulas de ergonomia em odontologia. Certo ???

Ergonomia, para quem matou essa aula, é a disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema. É também uma profissão que aplica teoria da disciplina e seus princípios, dados e métodos para projetar a fim de otimizar o bem-estar humano e o desempenho geral de um sistema. 

Em Odontologia ela é muito falada pois nós dentistas passamos boa parte do nosso dia em posições desconfortáveis e que exigem muito da nossa coluna cervical. Por esse motivo, especialistas na área desenvolveram espécie de mapas de como deve ser o consultório ideal para que o dentista consiga realizar seus procedimentos da maneira mais ergonômica possível. Veja:

ergonomia odontologia

Infelizmente nem todos podem adaptar seus consultórios assim, mas algumas medidas todos podem e devem tomar, como por exemplo.

  • Manter as plantas dos pés apoiadas no chão, com a coxa e a canela formando um ângulo reto entre si e sempre mantendo o mocho numa altura em que não pressione sua perna quando você se sentar.
  • Manter as costas apoiadas no mocho o máximo de tempo possível durante o atendimento.
  • Use e abuse da secretária. No bom sentido, óbvio. Ela está ali para facilitar a sua vida e evitar que você ferre sua coluna com movimentos desnecessários.
  • Tente preparar tudo que vai usar na consulta com antecedência. Quanto menos você se levantar mais rápido terminará o atendimento.
  • A cada 2 horas de atendimento se levante e caminhe um pouco, mesmo que seja dentro do consultório, para ativar a sua circulação principalmente nos membros inferiores.

Espero ter ajudado !!! E você ??? Acrescentaria algo ??? =D

Sobre o Autor 

Fabrício Mendes é atleticano desde que nasceu em 1978, dentista desde 1999, blogueiro odontológico desde 2010 quando do interior de Minas Gerais (Ilicínea, pra ser mais exato) resolveu criar o Vida de Dentista.