Home » Blog » Papo Sério » Câncer de Boca – Diagnóstico Precoce

Câncer de Boca – Diagnóstico Precoce

câncer de boca diagnóstico
 Ó o bichinho aí !!! 

Um novo aparelho para detectar e fazer o diagnóstico precoce do câncer de boca está sendo testado em um estudo da Faculdade de Odontologia (FO) da USP. O Velscope é único do tipo existente na América Latina e vem sendo utilizado na Clínica Odontológica da FO em pacientes com lesões suspeitas de malignidade (lesões ulceradas que não cicatrizam em até 15 dias e lesões brancas que não saem a raspagem).

câncer de boca diagnóstico
Imagem produzida pelo Velscope

O Velscope funciona por fluorescência-clínica e seu objetivo é verificar o quanto, de fato, ele auxilia na localização de um possível tumor maligno.. A mucosa é exposta a luz, com um comprimento de onda específico, e os tecidos displásicos (aqueles com potencial a serem câncer) refletem a luz diferentemente dos outros e aparecem mais escuros.

Embora o estudo, ainda esteja em seu início, ele, enquanto método auxiliar, pode ser de extrema importância, já que ajuda a demarcar a área onde a biópsia deve ser feita. Porém, ele não dará um diagnóstico final e preciso, ou seja, a biópsia ainda será necessária.

Se o diagnóstico for precoce, o tempo de sobrevida do paciente é, em 90% dos casos, superior a cinco anos. Quando descoberto tardiamente, o tempo de sobrevida diminui e em 75% dos casos o paciente morre em até cinco anos.

Não vou entrar aqui em detalhes sobre fatores de risco, sinais e sintomas. Mas se você quer saber mais sobre Câncer de Boca, acesse esse excelente post que a Dra. Ana Paula Tokunaga fez.

Fonte

Sobre: Fabricio F. Mendes .'.

Fabrício Figueiredo Mendes é atleticano desde que nasceu em 1978, dentista desde 1999, marido desde 2005, pai desde 2008 e blogueiro odontológico desde 2010 quando de Ilicínea, no sul de Minas Gerais, resolveu criar o Vida de Dentista.

Artigos relacionados