Quanto ganha em média um dentista ???

Alguém saberia dizer quanto ganha em média um dentista ???

Tá aí um ponto que intriga quem está pensando em cursar uma faculdade de Odontologia. Na verdade, tá aí “o” ponto. Crucial e decisivo. Como ficar rico sendo dentista ???

Saber a realidade e tentar prever como será seu futuro é a atitude mais racional que o vestibulando deve adotar. Mas quem me dera poder responder essa questão de forma suscinta e definitiva. Infelizmente não dá. E sabe porque ???

Bom … por vários motivos. Fatores como localização, público alvo, capacidade e custos operacionais, influenciam diretamente o seu sucesso ou o seu fracasso, financeiramente falando, na profissão. Vamos a eles:

LOCALIZA??O: Não digo localização no sentido só de “ponto”, o que também é fundamental em cidades grandes, mas sim da localização geográfica do colega. Não adianta enfiar seu consultório em bibocas das regiões Norte e Nordeste tentando achar um “eldorado” sem dentistas porque não vai achar. Muito menos adianta bater de frente em cidades com proporção dentista/habitante menor que 1/1000. ? burrice !!! Se você quer ganhar dinheiro com a profissão hoje em dia procure cidades emergentes e com economia ativa, tentando assim crescer junto.

P?BLICO ALVO: Engana-se quem pensa que, trabalhar para bacana vai encher seu bolso de grana. Ricos não pagam direito. Salvo raras exceções, a maioria dos colegas que estipularam como meta atender só a granfinos se deram mal ou tiveram que reduzir sua margem de lucro para captar outros níveis sociais. Por sua vez, trabalhar para palpérrimos, que só podem tratar se a extração for 5 pila para depois fazer uma dentadura também não dá futuro. O importante é tentar encontrar um meio-termo. Trabalhar com margem de lucro menor, é bem melhor do que ficar ocioso esperando paciente rico ou se matando pra extrair 20 dentes e no fim ganhar R$ 100,00.

CAPACIDADE E CUSTOS OPERACIONAIS: Simples imaginar que quem pode oferecer mais serviços, e tem menos despesas mensais, ganha mais, certo ??? Conheço casos em que o dentista tem Ultrassom, Jato de Bicarbonato, Laser, etc … oferece uma gama de atendimentos gigantesca, tem muito movimento mas tem muita despesa, o que reduz o seu salário consideravelmente, enquanto outros, com menor leque de serviços e menor custo operacional (despesas como luz, água, condomínio, telefone, secretária, dental, laboratório, etc …) ganham bem mais.

O que todo mundo tem que ter em mente é que, a não ser que você passe em algum concurso e tenha um salário fixo, nunca será possível prever o quanto um dentista ganhará no mês, pois ele depende, antes de mais nada, dos pacientes, e eles são seres muito volúveis.

Pode anotar aí … tem meses em que eles parecem sumir do mapa e você vai se desesperar. Mas daí, no mês seguinte, eles brotam e preenchem os seus espaços na agenda. O importante é perseverar pois apesar do horizonte não estar limpo e claro, as nuvens escuras, com certeza absoluta, um dia sempre passam. 😀

Compartilhe essa postagem com seus amigos
  • 58
  •  
  • 1
  •  
  •  
  •  
  •  

Comente

Comentários

76 comentários em “Quanto ganha em média um dentista ???

  • 18 de outubro de 2010 a 18:01
    Permalink

    Como pode ser um dentista tão ingrato com a profissão ?
    Ela te sustém e te paga as contas.
    Lave a boca antes de falar da gigante Odontologia

    Responder
    • 5 de julho de 2011 a 08:31
      Permalink

      Ingrato ??? Onde ??? Tá doida ???

      Responder
  • 18 de outubro de 2010 a 18:48
    Permalink

    Meu pai foi policial aqui em São Paulo e gostaria que eu fosse tambêm. Estou formado a 18 anos e tudo que tenho,que gastei e vou ganhar saem do mocho e da cadeira, não me arrependo da minha opção. Vejo o mercado para os mais novos , muito mais competitivo e restrito devido ao grande número de CDs na praça. A primeira coisa a ser levado em conta é a aptidão para a profissão , se vc gosta do que faz, as coisas ficam mais fáceis, espero que todos que descobriram que não gostam da profissão acabem se afastando pois fazer uma coisa sem "tesão" é péssimo. PArabêns pelo blog. Ass Dr.broca

    Responder
  • 19 de outubro de 2010 a 02:26
    Permalink

    "A primeira coisa a ser levado em conta é a aptidão para a profissão , se vc gosta do que faz, as coisas ficam mais fáceis, espero que todos que descobriram que não gostam da profissão acabem se afastando pois fazer uma coisa sem "tesão" é péssimo."

    Concordo plenamente!! Faz bem quem gosta do que faz, um dia dse ganha dinheiro. Todo mundo sempre me falou que leva de 3 a 5 anos pra coneçar a lucrar com o consultório. O negócio é optar por algo que faça bem pra ganhar o boca a boca das pessoas, ao invéz de se meter em coisas que não domina muito bem só pra ganhar um dindim… às vezes é melhor perder aquela totalzinha barbada ou aquela endo de pré-molar e focar na cirurgia de sisos inclusos, se é o q se faz bem.

    Tô no 2º ano de consultório e no meu 4º ano como dentista… tô quase lá :)

    Responder
  • 19 de outubro de 2010 a 13:31
    Permalink

    Na Odontologia …

    Ganho muito mais do que eu preciso e muito menos do que eu gostaria.

    Responder
  • 9 de dezembro de 2010 a 14:27
    Permalink

    estou pesquisando ainda que profissão eu vou
    exercer.Mas penso muito em odonto.

    Responder
  • 26 de janeiro de 2011 a 04:30
    Permalink

    Não sou dentista, sou universitario cursando história.
    Mas vi que surgiram pessoas com o objetivo de criticar o post do amigo dono do blog, pois estes estão enganados com relação à real intenção do autor deste post, pois na minha concepção o objetivo do mesmo foi apenas informativo, assim tentando auxiliar os que são novos ou que pretendem ingressar na area da odontologia.

    Responder
  • 9 de fevereiro de 2011 a 09:40
    Permalink

    concordo com todos e devemos ter tesão pelo que fazemos e não optar por profissões que apenas nos interessa pelo salário pois o seu sucesso depende de você!

    Responder
  • 11 de fevereiro de 2011 a 20:07
    Permalink

    nossa que barato extrair 20 dentes e no final ganha 100 eu pago 68,50 do meu aparelho ortodontico e ja acho um absurdo

    Responder
  • 22 de março de 2011 a 11:06
    Permalink

    pow vou mudar de ideia e ser lixeiro ganha +

    Responder
  • 24 de junho de 2011 a 02:26
    Permalink

    Nossa como tem gente burra, logico que extrair 20 dentes não ganha 100 reais, esta louco? foi um jeito em que o cara se expressou
    extrair um dente é uma cirurgia, e deve estar custando em média no minimo 100 reais

    Responder
    • 6 de maio de 2012 a 09:41
      Permalink

      Pior que não é força de expressão. ? isso, de fato, que um recém-formado ganha. Eu já ganhei isso. Mas hoje estou muito muito bem. ……..Na odonto (se não tiver ninguém na família) tem que começar de baixo mesmo. E de acordo com os talentos e estudos você vai subindo. Tem que estudar a vida inteira, tem que saber se relacionar com os pacientes, com as angústias da profissão (sim, nós erramos). Tem que ter talento dado por Deus e esforço nosso, não adianta só fazer o curso…beijos.

      Responder
  • 19 de julho de 2011 a 22:27
    Permalink

    Bem na verdade estou em dúivda em odontologia ou farmácia, já trabalhei como auxilar, e quando entro no consultório, eu fico louca para atuar, mas penso assim, seria possível como autonoma ter uma renda mensal de quanto? mais ou menos?

    Responder
    • 6 de maio de 2012 a 09:58
      Permalink

      Impossível responder sua pergunta. Tenho amigo que montou clínica pop e ganha 15 mil. Tenho amigos chorando, lamentando, enchendo o nosso saco….e dizendo que ganham 1.500,00. Tenho amigo que trabalha em 2 concursos e tem uma pop e ganha uns 10.000. Tenho colegas que se prostituem nas odontoclinics da vida, sei lá. Devem ganhar uns 300,00 (brincadeira, sei lá). Depende da sua especialidade e muito do seu talento e carisma. ? uma profissão dura, pra quem gosta de trabalhar e estudar bastante. Eu sempre digo, não são todos que “se formam em odonto” que serão dentista, é necessário talento e principalmente vontade.

      Responder
  • 23 de julho de 2011 a 09:19
    Permalink

    Nossa, to em ano de vestibular
    e to na dúvida aqui, não sei se eu tento biomedicina ou odonto
    biomedicina por causa de biologia que é minha paixão e odonto porque eu sempre quiz.
    mas um emprego odonto ta sendo muito disputado, principalmente aqui no sudeste. –‘.

    Responder
  • 26 de julho de 2011 a 14:26
    Permalink

    To no ano da decisão, ando muito em dúvida, penso muito em fazer odonto, acho muitoooo legal, mais pelas pesquisas que fiz sobre essa area, fiquei desanimada, será que vai ser mesmo uma boa escolha?

    Responder
    • 26 de julho de 2011 a 14:33
      Permalink

      Odontologia é uma linda profissão. Se você não colocar o retorno financeiro em primeiríssimo plano e nem exigí-lo a curto prazo pode fazer Odonto que você vai gostar. 😀

      Responder
  • 11 de agosto de 2011 a 11:08
    Permalink

    um destesta e muito bo mas nao gostaria a si si fo pra mi passa nao gueria agora pra trabalha gueria mauitoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

    Responder
  • 22 de agosto de 2011 a 14:47
    Permalink

    Pessoal, claro que dinheiro é importante, mas dificilmente no Brasil vamos encontrar salários extraordinários de 20 30 mil reais por mês… escolha sua profissão pq gosta, existe gente frustrada em tudo que é profissão, conheço uma médica frustrada com a profissão, tudo depende de vc. e nada mais, já vi dentistas com casas, carrões maravilhosos, já vi dentista reclamando da profissão, tudo depende se vc vai depois do curso fazer uma especialização, vai se atualizar, continuar estudando, o mal é que muita gente acha que graduação é milagre e vão ganhar rios de dinheiro assim que formar, não é bem assim, tem que ralar, lutar galera… vou fazer odontologia pq gosto e é o que mais me estiga a fazer e pretendo me atualizar, fazer cursos, participar de congressos fazer por onde… fica a dica… nunca parar se atualizar, fazer mestrado, doutorado ir fundo na área e o retorno vem…

    Responder
  • 22 de agosto de 2011 a 17:56
    Permalink

    Minha nossa quanta balela, vcs dizem que não devemos colocar o salário na frente, mas quem não que uma vida melhor? Dar uma vida melhor pra quem amamos? Me poupem, claro que temos que gostar da profissão, mas lá na frente podemos nos arrepender, e temos pelo menos um item válido, o salário. Por favor deixemos de falsidade e sejamos francos: O salário conta muito. Como sabemos se amamos uma profissão se não exercemos ela? Isso só sabemos com o tempo e aprendemos a gostar, por tanto o salário é crucial para a escolha do que queremos seguir! Não quero atingir ninguém, só quero esclarecer o que é fato. 😀

    Responder
    • 30 de outubro de 2012 a 17:01
      Permalink

      ISSO ? VERDADE RAYSSA O SALÁRIO CONTA MUITO NA HORA DA ESCOLHA DA PROFISS?O, UM QUESITO QUE CITO MUITO NA HORA DE ESCOLH?´-LA SERIA ENTRAAR EM SITES DE CONCURSOS E V? QTO EST?O PAGANDO PRA CADA PROFISSIONAL SEJA NA ÁREA DA SA?DE ,EXATAS E HUMANAS E TERÁ UMA ID?IA AO MENOS DE UM FIXO PRA PODER SABER Q QUALIDADE DE VIDA QUE TERÁ, AO MONTAR SEU CONSULT?RIO AS VARÁVEIS S?O MUITAS QUE N?O PODEMOS DIZER QTO IREMOS GANHAR, O IDEAL ? SAIR DA FACULDADE DE ODONTOLOGIA FAZER UMA P?S GRADUA??O E TENTAR UM CONCURSO AI NO MÍNIMO S?O 3 ANOS QUE VC FICA SEM VIDA SOCIAL, PQ TEREMOS QUE ESTUDAR PRA P?S E RALAR EM ALGUMA CLÍNICA POPULAR PQ N?O ACONSELHO NINGU?M A SAIR DA FACULDADE E MONTAR UM CONSULT?RIO PR?PRIO TENHO 4 ANOS DE FORMADO TENHO DOIS EMPREGOS UM P?BLICO E UM EM UMA CLÍCA PARTICULAR ,TENHO UMA RENDA DE 5 MIL REAIS TENDO A TEND?NCIA DE AUMENTAR COM DECORRER DO TEMPO

      Responder
  • 22 de agosto de 2011 a 22:25
    Permalink

    Concordo que todos pensam também no salário, isto é obvio, ninguém quer estudar no mínimo quatro anos – ainda mais um curso de alto custo ?? para ??quase não receber?. Mas pelo menos com relação a minha escolha, em primeiro lugar veio o desejo pelo curso, pela profissão, e isto foi o que me motivou. Cursei um ano de Nutrição e me arrependi amargamente, larguei e mudei para Odonto, e como eu sempre falo para quem vai prestar vestibular agora: “Opta pelo que tu te imaginas fazendo”, independente do que dizem sobre salário, escolha algo qual apesar de um dia inteiro trabalhando, tu vai gostar… Querendo ou não funciona assim, pelo menos para mim. ? errado optar por algo tão importante como a profissão com base em opiniões alheias, como pais, “amigos”… Quem vai viver e arcar com esta escolha não são os outros, não adianta, e sendo bom, ou ruim, a escolha vai ser tua, e não do fulano que disse que esta era a melhor opção. Eu penso assim, e independente de como seja quando eu me formar, mudei de curso porque quis e me senti muito mais feliz com isto, então, a responsabilidade, assim como o bem que tudo isso me proporciona, é exclusivamente minha. Desabafei! haha Parabéns pelo blog, meus colegas só comentam sobre ele na aula haha Beijos! :)

    Responder
  • 28 de setembro de 2011 a 22:21
    Permalink

    eu não consegui saber quanto na verdade ganha. e se esse dentista fissesii concurso publico? como seria seu salário mensal?
    espero resposta no meu e-mail, caro dono do site, ou novas postagem. Bjos, obr pelo espaço :)

    Responder
    • 6 de maio de 2012 a 10:06
      Permalink

      Ah, varia muito também. Eu tenho um cargo público onde ganho 4mil por 20 horas. Mas foi muito concorrido, apesar do salário não ser tão alto, mas estudei noites e noites ao invés de ficar reclamando da minha linda profissão.
      Mas já trabalhei em um emprego público onde ganhava 1100 pelas mesmas 20 horas, e foi também muito concorrido, apesar do salário ser mais baixo ainda.
      Varia muito o salário do cargo público. Mas se você é um bom dentista, como eu me considero, vc não consegue ficar sem seu consultório também (por isso só presto 20 horas) e consultório também dá outra renda, dependendo da especialidade, um boa renda.
      O bom é que o cargo público te dá férias, 13 salários, esses benefícios, mas também tem coisas chatas, como bater cartão, chefe, etc.
      Tem salário de cargo público de todo jeito, geralmente são baixos, na minha opinião.
      Sempre estude….faça autalizações e especializações, trate bem os pacientes, tenha paciência, não tenha preguiça. Faça tudo bem feito. Compre bons materiais. Você pode se dar bem. beijos.

      Responder
  • 26 de outubro de 2011 a 13:28
    Permalink

    Bom terminei minha graduação de enfermagem e sfaço pós em terapia intensiva, além de ser tecnico em enfermagem, tenho desejo de ser dentista, bom na realidade de ser médico, mais ta muito caro R$4.000 a faculdade de medicina, se eu fizer odonto vou seguir o ramo de orto ou buco, o salario é importante sim pois é dele que vivemos mas se deve pensar tb na realização profissional e fazer o que gosta.. que Deus abençõe a todos………

    Responder
  • 30 de outubro de 2011 a 08:30
    Permalink

    cuidado ao vestibulandos.A odontologia já foi há muito tempo uma carreira em que se ganhava muito dinheiro, e atualmente mal sustenta uma família.A não ser que a pessoa seja casada com alguém que pague as contas no final do mês,é pura ilusão.Há uma proporção desumana de profissionais, convênios escorchantes, alto custo operacional, atualizações periódicas, obrigação de sempre estar bem humorado, mesmo sem dinheiro no bolso.Meu conselho, de quem já largou há muito tempo a profissão, apesar de gostar, é que nada supera um salário fixo, 13 salario, férias, aposentadoria e outros benefícios, como o de um serviço público.A idéia de que o importane é fazer o que se gosta não é bem assim.As contas e cheque especial não querem saber disso.Se eu não tivesse mudado de rumo e prestado um concurso público, hoje não teria minha casa, carro e provavelmente não teria me casado e constituído família, pois tenho segurança.Cuidado com as ilusões.A realidade é bem diferente.

    Responder
    • 30 de outubro de 2011 a 22:53
      Permalink

      Concordo plenamente com vc, apesar de ainda estar insistindo nessa profissão…. Ainda não tive coragem de mudar de rumo, com certeza a instabilidade da profissão de dentista só nos faz sobreviver. Sem falar na dores no corpo, na falta de reconhecimento do publico em geral cada vez querendo pagar menos e menos parcelar como em casas bahia, nos gastos com cursos de aperfeiçoamento sem o devido retorno…etc.e nem se fala no salario dos dentistas em serviço publico, uma miséria!!!nem vale a pena tentar!!será o jeito sentar numa cadeira de cursinho preparatorio para qq concurso exceto p dentista??

      Responder
    • 6 de maio de 2012 a 10:17
      Permalink

      Oi Antônio.
      Eu penso um pouco diferente de você em alguns aspectos.
      Concordo que a parte financeira é fundamental, somos profissionais, são os amadores que trabalham sem ganhar, os honorários são até um parâmetro do sucesso dentro de qualquer carreira.
      Mas eu, que gosto muito da profissão, consegui me realizar pessoal e financeiramente. Se eu realmente não amasse eu teria sucumbido, com certeza. Pois o começo é duríssimo, realmente é para os fortes. E só um amor imenso faz você passar a vida do recém-formado. Mas depois o reconhecimento vem e vem mesmo. Pode acreditar, todo trabalho árduo e sério tem seus frutos doces.
      Mas eu tenho minha opinião, pra ser um dentista é necessário uma série de talentos e não estou falando dos manuais…..paciência, carisma, clareza na comunicação, capacidade de estudar a vida inteira, humildade, paciência, capacidade de administração, espírito de liderança, etc. Não basta fazer odontologia e “virar um dentista”, é muito mais do que isso.
      Por isso tenho que concordar com os que dizem que é necessário AMOR.

      Responder
  • 3 de novembro de 2011 a 01:21
    Permalink

    Pretendo fazer odonto,sempre quis.Porém se eu for fazer é pelo fies, e no final do curso vou ter q pagar cerca de R$ 650,oo por mês , com uma carência de 18 meses.Sou do nordeste,Piaui.
    Nessa situação, valeria a pena cursar ?Financeiramente falando!

    Responder
    • 3 de novembro de 2011 a 08:10
      Permalink

      Alisson … leia os comentários e verá que é dificílimo responder isso. Cada um sabe a sua realidade.

      Abs 😀

      Responder
  • 3 de novembro de 2011 a 14:34
    Permalink

    Mas vc acha q a situação da região nordeste está menos saturada q a sul e sudeste?
    Por que vi muitos posts q me desmotivaram, inclusive aqui, porém vejo que a maioria das pessoas se referem á região sul e sudeste.

    Responder
  • 11 de novembro de 2011 a 18:58
    Permalink

    A profissão é boa. Porém o retorno financeiro não é compatível. Trabalhar com convênios é uma escravidão na maioria dos casos. A maioria paga uma miséria, e tem dentistas que atendem. Enquanto não cruzarmos os braços e parar de atender não seremos reconhecidos pelos mesmos. Quatro anos de graduação, 2 anos de especialização, investimento em tempo e equipamentos, não são levados em consideração pelos planos odontológicos. Os médicos valorizam sua profissão. Quase sempre estão reivindicando melhoras salariais e valores pagos pelos convênios. Onde estão nossos representantes CRO, CFO e sindicatos para organizar uma paralização? Estamos caminhando para um rumo que a cada dia está mais difícil. Muito cuidado ao escolher a sua profissão.

    Responder
  • 11 de novembro de 2011 a 21:02
    Permalink

    Se vc estiver pensando em estudar odontologia pala estabilidade financeira esqueça . Não temos ferias remunerada ,13 salário ,plano de saúde, previdência complementar. Ou seja, vc vive ao sabor do vento, além disso o mercado da odontologia esta saturado . me formei em 2000 trabalhei na área até 2005, ano que fui aprovado em um concurso público e larguei a profissão.Estou muito melhor hoje ,olha que me formei em uma faculdade federal ,na qual ,fora o materiais não tive custos de mensalidade e quando me formei meus pais tiveram condiçôes de me darem um consultório novo da dabi atlanti…Pensem bem antes de escolherem essa profissão,porém cada um de nos é um universo….

    Responder
  • 26 de novembro de 2011 a 20:31
    Permalink

    Olá a todos !! Aqui na Bahia havia um dentista e médico, chamado Galeno Lira. Ele sempre dizia q era realizado por ser detentor de valores das duas profissões. Dizia ele : ” tenho o prestígio de um médico, e os vencimentos de um dentista”. Mas pessoal, isso foi na decada de 80….rs. Infelizmente, nos q já gozamos de prestígio, nem prestígio nem salário dígnos temos hj.
    Mas pq ? costumo dizer q o pior da Odontologia é o próprio dentista !! E somos mesmo ! Não existe ética na odontologia, o colega já recebe um paciente falando do colega. Somos levados pelo vento, como foi supracitado aqui. Outro fator, o dentista no geral, não estuda tanto depois, não estuda farmacologia, não conhece o rol de patologias q nossos pacientes apresentam pra gente, se descuidam de cuidados profiláticos, interações medicamentosas ou até mesmo muitas vezes nem lançam mão da terapia farmacológica..Resultado: somos criticados até mesmo por profissionais de áreas afim. Moro atualmente no interior do estado, busco sempre uma conduta q gostaria de receber enquanto paciente, tento ser cuidadoso, prestativo, trabalho pelo PSF e divido uma clínica com um ortodontista, referenciando pacientes um pro outro. Pra vcs terem idéia, eu trabalho 3 dias na semana e ele 1 dia apenas…e ele ganha bem mais q eu…rs, como clínico e realizando cirurgias de oral menor. Ele se deu o luxo de largar o PSF e viver só de orto. Aqui é difícil, tem, a questão da política, tem q se agradar a todos sempre…Fui ameaçado de morte, passei um período difícil, pq denunciei a atuação de um prático, q tb é agiota na cida…As coisas são complicadas hj meus amigos, mas eu tb não me vendo, embora tb precise pagar as contas. Mas não me permito determinadas situações. Não aceito plano, não cubro “orçamentos” de colegas, se eu cobrar 80 reais por uma exo, e o paciente disser q em tal lugar é 70…ele levanta da minha cadeira na hora…A gente precisa se impor, se valorizar…por mais q no começo hajam perdas… Eu atendo uma média de 7,8 pacientes por turno…Se eu atender, 2, 3 e sair na recepção e os outros pacientes não tiverem lá, eu pego minhas coisas e me mando..rs, por mais q esteja precisando de dinheiro.Mas se eu não atendo por hora marcada, e sim por ordem de chegada …é um absurdo a gente ficar refém da vontade do paciente…então todo mundo já sabe…dr. Igor não espera…mas sou capaz de abrir o consultorio as 3 da manhã pra atender uma urgência, bem como, ir ao hospital ao chamado do médico ou um enfermeira, pra atender um paciente mesmo na sexta, sáb ou domingo…é o lance de estar inserido na comunidade…A Odontologia é grandiosa, nós é q estamos apequinando ela, com práticas e condutas q não nos colocam numa condição mais dígna. Agradeço a Odontologia ( pelo pouco q conquistei ) tudo quem me deu foi ela…Mas eu não sei se faria vestibular pra odonto hj não…Eu fazia engenharia civil e larguei pra fazer odonto….as vezes me dá uma angustia lembrar disso…e engenharia bombando hj aqui…mas enfim, sou feliz, não tanto quanto no começo, sou grato tb, não tenho maiores aspirações, talvez não termine minha vida com a Odontologia, talvez coloque um comércio, não colocaria recém formados trabalhando pra mim a 40% nunca..acho essa prática deplorável…mas enfim, q nossa Odontologia mude esse quadro…acho difícil, a inercia dos CROs são visíveis..Mas se minha filha quisesse fazer Odontologia hj…sei lá, acho q diria…seja feliz, faça o te toca o coração..

    Responder
  • 28 de novembro de 2011 a 15:42
    Permalink

    Gente, quantas dúvidas surgiram na minha cabeça agora! Estou no 4º ano de outro curso (que não tem nada a ver com Odonto) e estou pensando em voltar pro cursinho e prestar vestibular para Odonto. Não estou em busca somente do dinheiro.

    No curso em que estou, não ganharei mais do que 4 mil reais por mês. Sendo assim, pensei em prestar Odonto, pois ainda que eu ganhe os mesmos 4 mil reais, estarei prestando um serviço à população e ainda poderei ser autônoma, fazer os meus horários. Sei de boa parte da dificuldade que é ser autônomo, porém, penso que se for pra ganhar 4 mil, prefiro fazer algo mais útil à socidade e ter flexibilidade de horários. Além disso, posso aliar consultório à concurso público, não?

    Por favor, me corrijam e dêem suas opiniões, pois estou em um momento decisivo da minha vida. Conheço alguns dentistas, mas cada um compartilha de uma opinião e tenho medo de estar sendo enganada por eles devido à saturação do mercado, pois me aconselhar, seria conviver com mais um “concorrente”.

    Acho uma linda profissão e sempre foi minha segunda opção. O problema é que nunca convivi com um dentista, por exemplo, como alguém na família, que possa me dizer a verdade, que me aconselhe bem e que eu possa observar.

    Preciso de ajuda!

    Responder
  • 5 de janeiro de 2012 a 17:23
    Permalink

    Nossa meu eu quero ser dentista é algo que eu realmente gosto e agr eu leio isso de uma pessoa ingrata devia é ser outra coisa entao mais nao poderia ter falado tao mal dessa profissao e sim ganha mmt bem o salário é otimo conheço dentistas aqui da minha cidade sao quase todos mmmt ricos *-*

    Responder
    • 5 de janeiro de 2012 a 17:33
      Permalink

      Quem é o ingrato Luana ??? EU ???

      Responder
    • 9 de janeiro de 2012 a 02:24
      Permalink

      ME DESCULPE , MAS VC NAO ? DENTISTA E COMO MUITOS TEM UMA IMAGEM ERRADA, CONHE?O MUITOS DENTIS SUPOSTAMENTE RICOS ,MAS VC NAO SABE OQUE ELES FAZEM ALEM DA ODONTO, EXEMPLO AMIGOS QUE O PAI TEM RENDAS,OUTROS TEM OUTRA FONTE DE RENDA ,GARANTO A MINORIA ? QUE GANHA NAO POR MELHORES MAS POR AINDA ACHAREM UMA PEQUENA BRACHA E CONSEGUIR , POREM A PROFISSAO , ACREDITE , ESTA MUITO RUIM .

      Responder
  • 9 de janeiro de 2012 a 02:18
    Permalink

    SOU DENTISTA A 7 ANOS ,FUI UM OTIMO ALUNO , E GOSTO DA MINHA PROFISSAO ,MAS NAO SE CONSEGUE OU QUASE NUNCA , GANHAR O SUFICIENTE COM A ODONTOLOGIA , NOSSO PAIS ESTA EM PRIMEIRO LUGAR EM QUANTIDADE DE DENTISTA POR METR QUADRADO E SOBRE A POPULA?AO ,OS MAIS DESDENTADOS DO MUNDO TBM, TENHO PARENTES QUE SAO DENTISTAS E ESTAO MUITO BEM FINANCEIRAMENTE POREM PEGARAM O BRASIL ONDE A CONCORRENCIA ERA MENOS E MAIS COMPETITIVA, HOJE TEMOS UMA ENORME QUANTIDADE DE CLINICAS POP E UMA MENOR IMPORTANCIA DA POPULA?AO COM REA?AO A VALORIZA?AO DA ODONTO, QUEM DENTISTA SABE DO QUE ESTOU FALANDO,DENTRO DE 2 ANOS ESTAREI LARGANDO MINHA PROFISSAO P UMA MELHOR,NAO ADIANTE NENHUM IPOCRITA DIZER QUE DINHEIRO NAO ? IMPORTANTE ? S? GOSTAR DA PROFISSAO , ISSO ? RIDICULO POIS O DINHEIRO DA O NOSSO COMBUSTIVEL PARA O EGO E AUTOESTIMA NOS FAZENDO SENTIR REALIZADOS .
    HOJE POSSO DIZER QUE ESTA RUIM A ODONTO , A MEDIA DE SALARIO FCA EM TORNO DE 1800 A 4000.

    Responder
  • 8 de fevereiro de 2012 a 01:10
    Permalink

    passei em odonto na usp , amanha é a matricula , tenho pai dentista q gracas a seu esforco ao contrario do q leio aqui tem salario beeem superior ao q estao dizendo por aqui . Ele ja esta a 29 anos na profissao , por isso leva alguma vantagem . Sempre q converso com ele sobre o futuro ele diz q posso sair na frente por ele ja estar no ramo mais q isso n é garantia nenhuma. Mais alguem teve a msma visao e base q eu , de familiares bem sucedidos na profissao , porem , q depois de formado nao conseguiu ter o msmo sucesso do familiar?

    Responder
  • 5 de março de 2012 a 02:53
    Permalink

    Praticamente li quase todos os posts, estou confusa ao mesmo tempo chateada. Não escolhi um curso, mas minha prioridade é/era Odontologia. Não sei se estou afim de ir pela vontade e quebrar a cara lá na frente, porque até mesmo não tenho idade suficiente pra isso(nem dinheiro). Sabemos que a situação do mercado de trabalho para profissionais de nível superior está cada vez mais desvalorizadas, principalmente na área da saúde (A prostituição de consultórios privados), pode ser que aconteça daqui alguns anos com a medicina também. Estou quase recorrendo ao Direito, devido à estabilidade e segurança nos diversos concursos públicos que pagam salários altos em áreas administrativas. Exatas nunca foi o meu forte… Enfim, quem for prestar vestibular pense muito, pois o que há de pessoas se lamentando por cursos…não seja mais um(a).

    Responder
  • 14 de março de 2012 a 08:46
    Permalink

    Medicina e legal sabe exige muito estudo os médicos merecem ganhar um bom dinheiro SIM! mais uma faculdade de odonto e caríssima pra ganhar 3 a 5 mil reais não da aqui em Brasília tem muito concurso pra enfermeiro 6 a 8 Mil reais esse pais não sabe valoriza nada na verdade entende não adianta todos devem fazer o que gosta sim mais você não pode deixar de pensar na educação de seus filhos esperava mais da odontologia realmente se paga muito mal mesmo a única profissão vista pelo GOV e um medico ou seja vai continuar como esta e mesmo assim vou fazer odontologia vou mim adequar ao esse modo de vida dita pelo GOV agora montar consultório tem dentistas cobrando 40, 50 reais pra fazer manutenção ea população acha CARO ai na hora de pagar 150 em um Whisque 100 em uma entrada de festa 270 em uma camisa roupa N?O ai e barato ai sim compensa!! a realidade a população se desvaloriza e isso galera desejo sucesso a todos abraços. isso e BRASIL

    Responder
    • 10 de julho de 2012 a 09:34
      Permalink

      Lucas, de boa…Eu me impressiono com a forma como vocês escrevem em português. Erros de concordância, grafia, pensamentos confusos. Custa-me crer que o Lucas não consiga colocar um “R” no final de um verbo.

      Como é possível isso ? Escrever tão errado e ser um bom dentista ?

      Eu não concebo !

      Responder
  • 18 de março de 2012 a 14:21
    Permalink

    Simplesmente discordo das colocações do Blogueiro acima!Primeiramente,um bom profissional,qualificado e residindo em uma localização onde o poder aquisitivo seja alto,ele não tem do que reclamar. Um Dentista que se atualiza e investe em bons materiais e cursos,pode ter um ganho que varia entre 30 a 100 mil Reais mensais.Mas é claro que existem aqueles profissionais que vivem em cidades minúsculas do interior,não saem de seus consultórios nem mesmo para buscarem um bom Português e conhecimentos gerais por exemplo,onde não existe um certo poder aquisitivo e que jamais chegará nem perto daquilo que a Odontologia pode devolver em termos de realização profissional!

    Responder
    • 10 de julho de 2012 a 09:47
      Permalink

      Discordo em todos os aspetos da sua intervenção. Não conheço nenhum dentista que tenha rendimentos sequer que cheguem perto do mínimo que você descreveu. Lamento, não conheço. Valores mensais da ordem de 30 mil reais nos dias de hoje possivelmente se encaixam em uma minoria tão irrisória dos profissionais que nem vale para efeito de estatística. Mas pode acontecer ? Pode. Ora, então como pode ? Eu tenho cá umas teorias.

      1º – Ser filho de alguém que já seja dentista e que acabe por partilhar o NOME, CLÍNICA, EXPERI?NCIA e principalmente CLIENTELA.

      2º – Se utilize da meritocracia Tupiniquim, onde o filho do rico com 22 anos vai para o exterior para fazer sua pós-graduação e depois volta para casa com um título que nada tem de mérito mas sim de compra. Com este título acaba indo dar aulas em uma universidade mesmo antes dos 30 anos.

      3º – Tenha “bala na agulha” e pode se dar ao luxo de não atender por convénios odontológicos e praticar preços acima da média de mercado e/ou se dedicar exclusivamente a uma especialidade e cobrar por ela preços acima de mercado.

      4º – Inevitavelmente se tornar empresário e explorar, literalmente falando, os colegas menos afortunados que caíram no conto do dentista rico de ganha entre 30k e 100k por mês.

      5º – Ter outras fontes de rendimento, sejam pessoais ou familiares, correlatas ou não a odontologia.

      Ademais ha que ressaltar que a um número muitissimo superior de dentistas que não atingem sequer 1/3 do mínimo que o colega diz do que aquele que arrotam com a pança cheia que lá chegaram. Sobre os 100k por mes é o mesmo que dizer que o profissional ganharia em torno de 5k por dia… Convenhamos… na banânia ? Com implantes sendo cobrados a preço de chuva e tratamentos ortodonticos “com aparelho de graça” e mensalidades mais baratas que conta de celular ???? Ahahaha conta outra.

      Responder
  • 29 de março de 2012 a 17:09
    Permalink

    E oque que não é disputado hoje no mundo? Nada praticamente. Estamos vivendo na era das disputas, por boas oportunidades de emprego, por bons salários, etc.
    E oque hoje no MUNDO ganha MUITO dinheiro? Tráfico de Drogas, assaltar bancos, POLÍTICOS
    Estou estudando para o curso de odontologia da Universidade Federal da minha cidade, e não fico triste ou com medo, pelos comentários, afinal é a verdade. Existe sim a “fórmula para o sucesso”, mesmo com esse mundo tão competitivo, e ela é nada mais que dedicação, qualificação, pos graduação, empenho, amor pelo oque faz. Se voce é um profissional com “algo a mais”, você sera o diferencial, logo será reconheçido, então amigos futuros dentistas, não desistam dos seus sonhos, se voce escolher outro curso, visando apenas o dinherio, não gostando o suficiente doque faz, dificilmente o mercado abrirá as portas para voces.

    Responder
  • 8 de abril de 2012 a 08:07
    Permalink

    estou no primeiro semestre de odonto na uninorte ac aqui no acre ela e a unica faculdade de odonto e até agora so formou uma turma de 16 alunos mais minha turma e a xiv da faculdade aqui o mercado e mais aberto porque o estado nessecita muito de profissionais calificados como dentistas

    Responder
    • 11 de abril de 2012 a 00:17
      Permalink

      Coitada da minha odontologia, olha os alunos que serão nossos colegas amanhã…”mais minha turma e a xiv da faculdade” o sr. quis dizer MAS, não é mesmo ??” porque o estado nessecita”, provavelmente o sr. quis dizer NECESSITA, e “calificados” eu ainda estou tentando descobrir o que é !!!
      Lamentável.

      Responder
      • 6 de maio de 2012 a 10:28
        Permalink

        Muito bom ocomentário, Rodrigo.
        Acho que califificados é um parente de qualificados…beijos.

        Responder
        • 31 de dezembro de 2012 a 10:21
          Permalink

          Nossa senhora da língua portuguesa

          Responder
  • 19 de abril de 2012 a 22:29
    Permalink

    Hoje em dia um dentista ganha quantos por mês?

    Responder
  • 2 de junho de 2012 a 17:56
    Permalink

    depende do dentista.
    tem dentista que ganha uns 10 mil reais por mês.
    eu conheço dentista que ganha entre 10 mil e 15 mil.

    Responder
  • 11 de setembro de 2012 a 20:21
    Permalink

    e q eu tenho 16 anos e eu qero ser dentista vcs eu axa q e o melhor pra min the pra sustentar uma familia.

    Responder
  • 19 de outubro de 2012 a 03:23
    Permalink

    Eu concordo com a Renatinha!
    Os dentistas tem que serem mais valorizados….

    Responder
  • 23 de novembro de 2012 a 18:59
    Permalink

    Estou nessa área a muito tempo,desde “83” e quero ser útil entre todos os argumentos, positivos e negativos,
    quero deixar meus comentários:
    Conheci no passado cds ricos com salários entre 15 a 30 mil sim, e também protéticos com ganhos até
    mais elevados…(valores relativos e atualizados),Mas tudo isso nas decádas entre 70 até 199… ,
    após o surgimento de enes faculdades,dividiu-se este ganhos e o pior é que continua sendo divido ,
    para se ter uma idéia,tem dentistas ganhando até salário base.(considerar que há prevenção)
    Gostar da profissão ,ter pós, big consultório, ótimas ferramentas, ajuda e muito,mas é só ir o site da APCD,
    entrar em classificados e constatar uma realidade deprimente!!
    Têm professores doutorados,especialistas e recém formados,todos no mesmo patamar: se oferecendo,
    caso você tenha trabalho para ele… ? um sucateamento de profissionais odontologistas.
    Quem disser que quer cursar “odonto” hoje,deve estar ciente que não precisamos mais de DENTISTA, e
    sim de clientela que pague nossos tratamentos .
    E irá demorar muito para um c.d. enriquecer,isso se der muita sorte,for muito bom,ter visão imbreira,
    contar com bons dentistas trabalhando para o mesmo,ter laboratório próprio com ótima equipe,
    ser marqueteiro,cobrar bem,não ficar repetindo serviço e por ai vai…
    Até quem gosta,precisa ver o $$$$, se não , acaba a motivação.

    Responder
  • 31 de dezembro de 2012 a 10:36
    Permalink

    Aprender escrever é bom meu povo…..como valorizar um profissional que não sabe nem escrever direito. Quanto aos que querem entrar na odonto, algumas dicas:
    1- aprender a escrever
    2- odontologia demora muito tempo pra ter retorno
    3- o curso é caro e os materiais tambem
    4- é um verdadeiro canibalismo, visto que, o problema da odontologia são os dentistas
    5- Dentista passa o dia escrevendo em blogs, sites e etc que odonto não ta bom, mas n faz nada pra mudar. Continua realizando os tratamentos como se fosse venda de uma mercadoria qualquer e falando mal do colega do consultório da frente
    6- quem quer fazer odonto porque queria fazer medicina, vai se arrepender pelo resto da vida. Desista disso!!
    7- Quem de fato ama e tem o sonho de ser dentista. Vai comer o pão q o diabo amassou, vai ter que estudar pra concursos pq só consultório não da. Vai ter que se sindicalizar, correr atrás, participar de reuniões em prol da odontologia, elaboração de politicas públicas a favor da saúde bucal e etc. Ficar sentado reclamando e repetindo os erros não é solução de nada

    Responder
  • 24 de janeiro de 2013 a 11:22
    Permalink

    NA VERDADE A CLASSE ODONTOL?GICA ? DESUNIDA , APOLITICA E N?O SE MOBILIZA PARA QUE POSSA ALCAN?AR OS OBJETIVOS SALARIAIS A QUE TEM DIREITO PELOS RISCOS INSALUBRES LETAIS QUE A CLASSE ODONT?LOGICA SE EXP?ES COMO :AIDS , HEPATITE B , HEPATITE C , SIFILIS , TUBERCULOSE ETC .ESTÁ NA HORA DE FAZERMOS UMA MOBILIZA??O NACIONAL PELA VALORIZA??O DA NOSSA CLASSE POR MELHORES SALÁRIOS QUE HOJE ? UMA VERGONHA NACIONAL COMPARADO AOS M?DICOS QUE RECEBEM EM M?DIA DE 10.0000 REAIS /M?S ENQUANTO OS DENTISTAS RECEBEM EM M?DIA 2.000 REAIS /M?S ; PELO MENOS ESTA ? A REALIDADE AQUI DO NORDESTE !
    sEM LEVARMOS EM CONTA QUE OS GESTORES P?BLICOS EXIGEM O CUMPRIMENTO DA CARGA HORÁRIA DE 40 HORAS SEMANAIS A N?S QUE SOMOS DO PSF, COM TODO O DIREITO E DEVER NOSSO , MAS NOS PAGAM SALÁRIOS MEDIOCRES, HUMILHANTES COMPARADOS A OUTRAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS QUE N?A CORREM OS RISCOS QUE CORREMOS COM RELA??A A NOSSA SA?DE GERAL. CHEGA DE TANTA HUMILHA??O , CHEGA DE TANTO ABUSO PARA COM A CLASSE ODONT?LOGICA ; VAMOS A LUTA ; CAMINHEMOS PARA BRASILIA ; CAMINHEMOS PARA O CONGRESSO NACIONAL; VAMOS SAIR DA POSE ELITISTA DE QUE SOMOS BEM REMUNERADOS ; O INVESTIMENTO QUE FAZEMOS PARA NOS FORMAR ? MUITO ALTO E N?O TEMOS DIREITO A QUASE NADA . o M?DICO QUANDO SE FORMA E VAI PARA A P?S GRADUA??O RECEBEM BOLSAS DE AJUDA FINACEIRA PARA ESTUDAR E SE ESPECIALIZAR ; N?S DENTISTAS SE QUISERMOS TEMOS QUE TIRA DO PR?PRIO BOLSO , ISTO ? UM ABSURDO , ISTO ? UMA VERGONHA ; TIREMOS AS NOSSAS MÁSCARAS ; VAMOS CAIR NA REAL ; VAMOS PRESSIONAR OS POLITICOS A NIVEL NACIONAL PELA VALORIZA??O DA CLASSE ODONT?LOGICA ; VAMOS PROMOVER UM DIA DE PARALIZA??O NACIONAL PARA MOSTRAR PARA ESTES POLITICOS , GOVERNANTES , GESTORES , SECRETÁRIOS DE SA?DE QUE A NOSSA CATEGORIA PROFISSIONAL TAMB?M COMPROMETE A VIDA DAS PESSOAS E QUE ? IMPORTANTE E IMPRESCINDÍVEL PARA A POPULA??O EM GERAL . PARA ESTES POLITICOS S?MENTE A CLASSE M?DICA ? QUE ? IMPORTANTE E IMPRESCINDÍVEL PARA O POVO EM GERAL . VAMOS NOS UNIR NESTE PROP?SITO CAROS COLEGAS ; VAMOS CUTUCAR ESTES GOVERNATES QUE N?O VALORIZAM A NOSSA PROFISS?O !QUEM SABE FAZ A HORA N?O ESPERA ACONTECER

    Responder
  • 31 de janeiro de 2013 a 04:04
    Permalink

    Gente… estou em duvida entre odontologia e veterinária, não sei o que fazer, mas sinto uma grande vontade de ser dentista, pra poder ajudar muitas pessoas também, mas tenho paixão de cuidar, tratar de animais. Só que eu sendo dentista poderei prestar concursos e ter uma certa instabilidade e já como veterinário não é tao mais fácil assim. Gostaria de dicas de alguém que possa me ajudar. Obrigado.

    Responder
  • 3 de fevereiro de 2013 a 18:07
    Permalink

    Oláaa :)
    Eu estava fazendo faculdade mas ai desisti do curso pelo fato de ser mal remunerado no Brasil, ai resolvi estudar esse ano e prestar odonto na usp de São Paulo. Eu sei que lá é muito teórico, mas meu pai é cirurgião dentista especializado em traumatologia e minha madrasta é ortodontista. Os dois estão muito bem de vida, embora meu pai trabalhe na área há uns 15 anos já mas ele diz que minha madrasta ganha muito mais que ele.. enfim, acho que a certeza de que estou fazendo a coisa certa só saberei depois que começar a trabalhar né, mas espero que a experiência de meu pai me ajude a crescer no ramo. Alguém sabe se é uma boa trabalhar em outro país como dentista?
    Obrigada!

    Responder
  • 30 de abril de 2013 a 03:47
    Permalink

    Pra ser dentista tem que gostar muito, e uma profissao linda mas tem alguns que tem sucesso e outros nao e como todas profissoes, senti muita pena da dentista que morreu queimada por bandidos por ter apenas 30 reais na conta, absurdo. Eu conheco uma dentista que ela tem consultorio, tem um restaurante e um outro negocio, pois e tem que ser assim, tentar mais opcoes de ganhos, ou seja SE VIRAR e lutar junto ao sindicatos para mudar a realidade desses profissionais.

    Responder
  • 23 de janeiro de 2015 a 16:10
    Permalink

    Oi, quero fazer odonto na particular, vale a pena? No final o FIES fica em torno de 120 mil, fora os matérias , não tenho muita condição, o que vocês acham ?

    Responder
  • 1 de julho de 2015 a 03:10
    Permalink

    Tenho 2 anos e 5 meses de formado, gosto da odontologia, mas até agora me sinto decepcionado financeiramente, acho um absurdo a desvalorização da odontologia, vejo pessoas que exercem profissões que não foi necessário cursar uma universidade, pagar altas mensalidades e ganham muito mais do que eu! Vejo dentistas ganhando 12 reais em uma restauração! Isso é um absurdo! Plantões de 12 horas para ganhar 18 reais no fim do dia (experiência própria). Não ganho para pagar o ipva do meu carro! Enfim, desculpem o desabafo! Mas gosto da profissão, espero ter melhores experiências no futuro, estou começando a fazer orto no presente, vamos ver se as opções se expandem para mim… Meu conselho para quem pensa em fazer odontologia: pense muito bem antes de se matricular, se vc quer fazer pelo dinheiro, não faça!

    Responder
  • 17 de fevereiro de 2016 a 18:25
    Permalink

    rsrss o texto é bastante pertinente…mas não consigo parar de rir de alguns comentários, principalmente no que diz respeito a ortografia…acho que para além da odontologia, deveriam pensar também no curso de Letras – língua portuguesa…não iriam ganhar muito, mas era uma ajuda pra escrever os comentários no blog, hein!
    Dentista calificado foi cinco estrelas***** kkkkkk

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *