23/04/2014

Quanto ganha em média um dentista ???

Alguém saberia dizer quanto ganha em média um dentista ???

Tá aí um ponto que intriga quem está pensando em cursar uma faculdade de Odontologia. Na verdade, tá aí “o” ponto. Crucial e decisivo. Como ficar rico sendo dentista ???

Saber a realidade e tentar prever como será seu futuro é a atitude mais racional que o vestibulando deve adotar. Mas quem me dera poder responder essa questão de forma suscinta e definitiva. Infelizmente não dá. E sabe porque ???

Bom … por vários motivos. Fatores como localização, público alvo, capacidade e custos operacionais, influenciam diretamente o seu sucesso ou o seu fracasso, financeiramente falando, na profissão. Vamos a eles:

LOCALIZAÇÃO: Não digo localização no sentido só de “ponto”, o que também é fundamental em cidades grandes, mas sim da localização geográfica do colega. Não adianta enfiar seu consultório em bibocas das regiões Norte e Nordeste tentando achar um “eldorado” sem dentistas porque não vai achar. Muito menos adianta bater de frente em cidades com proporção dentista/habitante menor que 1/1000. É burrice !!! Se você quer ganhar dinheiro com a profissão hoje em dia procure cidades emergentes e com economia ativa, tentando assim crescer junto.

PÚBLICO ALVO: Engana-se quem pensa que, trabalhar para bacana vai encher seu bolso de grana. Ricos não pagam direito. Salvo raras exceções, a maioria dos colegas que estipularam como meta atender só a granfinos se deram mal ou tiveram que reduzir sua margem de lucro para captar outros níveis sociais. Por sua vez, trabalhar para palpérrimos, que só podem tratar se a extração for 5 pila para depois fazer uma dentadura também não dá futuro. O importante é tentar encontrar um meio-termo. Trabalhar com margem de lucro menor, é bem melhor do que ficar ocioso esperando paciente rico ou se matando pra extrair 20 dentes e no fim ganhar R$ 100,00.

CAPACIDADE E CUSTOS OPERACIONAIS: Simples imaginar que quem pode oferecer mais serviços, e tem menos despesas mensais, ganha mais, certo ??? Conheço casos em que o dentista tem Ultrassom, Jato de Bicarbonato, Laser, etc … oferece uma gama de atendimentos gigantesca, tem muito movimento mas tem muita despesa, o que reduz o seu salário consideravelmente, enquanto outros, com menor leque de serviços e menor custo operacional (despesas como luz, água, condomínio, telefone, secretária, dental, laboratório, etc …) ganham bem mais.

O que todo mundo tem que ter em mente é que, a não ser que você passe em algum concurso e tenha um salário fixo, nunca será possível prever o quanto um dentista ganhará no mês, pois ele depende, antes de mais nada, dos pacientes, e eles são seres muito volúveis.

Pode anotar aí … tem meses em que eles parecem sumir do mapa e você vai se desesperar. Mas daí, no mês seguinte, eles brotam e preenchem os seus espaços na agenda. O importante é perseverar pois apesar do horizonte não estar limpo e claro, as nuvens escuras, com certeza absoluta, um dia sempre passam. :D

Sobre o Autor 

Fabrício Mendes é atleticano desde que nasceu em 1978, dentista desde 1999, blogueiro odontológico desde 2010 quando do interior de Minas Gerais (Ilicínea, pra ser mais exato) resolveu criar o Vida de Dentista.