Tempo é dinheiro e “otras cositas más”

Um dos grandes desafios que tive quando retornei para Ilicínea (minha cidade natal no interior de Minas Gerais com 15 mil hab.) foi conscientizar meus pacientes da importância de marcar horário para as consultas deles. O povo daqui foi muito mal acostumado a ser atendido de acordo com a ordem de chegada no consultório. O resultado disso eram recepções que alternavam horários de marasmo absoluto com outros de caos e superpopulação.

No início foi complicado. Achavam que eu estava com frescura, pois até então, nem tinha tantos pacientes assim. Mas não abri mão e não me arrependo disso. As únicas consultas que não precisavam agendar horário são as de 1ª avaliação (o famigerado “orçamento”) e, lógico, alguma urgência. Mas mesmo assim, no segundo caso, meus pacientes são orientados a dar uma ligadinha antes pra avisar que estão vindo. E isso vigora até hoje.

Aos poucos fui colocando na cabeça de meus pacientes da importância da organização na Odontologia. E não há organização que resista a uma recepção lotada. Muito menos biossegurança. Ou vocês acham melhor ter 10 jogos de fórceps 17 para uma eventual chegada de 10 molares inferiores para extração ??? Eu não acho. Por 2 motivos. Primeiro, porque eu não gosto de trabalhar sob a pressão de saber que tem uma turma me esperando na recepção. Segundo, porque eu gosto de ser dono do meu tempo.

Ser dono do meu tempo é uma maneira simbólica e bonita de dizer que eu trabalho quando eu quero. E a verdade é essa mesmo. Poder gerir a minha agenda de modo que me sobre tempo para postar aqui no blog,  fazer uma viagem, praticar um hobby, ver a minha família, ou simplesmente deitar bem vagabundo no sofá e assistir um filminho durante a tarde é uma das partes da Odontologia que mais me agrada. Tudo bem que eu não faço isso sempre. Mas saber que eu POSSO é muito bom.

Compartilhe essa postagem com seus amigos
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Comente

Comentários

2 comentários em “Tempo é dinheiro e “otras cositas más”

  • 5 de julho de 2010 em 20:21
    Permalink

    O pior é quando o paciente que marcou às 9:00 chega 16:00,como hoje,pega vc correndo para ir ao banco e vem com esta:QUE BOM QUE O DR ESTÁ DESOCUPADO E PODE ME ATENDER,JÁ QUE ME ATRASEI UM POUQUINHO…

    Resposta
  • 9 de janeiro de 2013 em 12:57
    Permalink

    Olá, sei que o post é antigo, mas estou à procura de agenda eletrônica para o meu consultório, e vi aqui a respeito da agenda da Morelli. No entanto, quanto tento localiza-la no site deles, até via link, consta que não existe mais!! Você ainda utiliza essa mesma agenda? Obrigada!!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *